MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRT-4: Vigilante não será indenizado por proibição de usar barba
Ciência da regra

TRT-4: Vigilante não será indenizado por proibição de usar barba

Tribunal entendeu que regra da empresa é legítima por motivos de segurança e foi informada durante a entrevista de emprego.

Da Redação

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Atualizado às 12:33

Por unanimidade, 2ª turma do TRT da 4ª região negou indenização por danos morais a um vigilante que sabia, desde a entrevista de emprego, da proibição de usar barba.

De acordo com prova testemunhal, a restrição é informada aos candidatos no momento da contratação e decorre de medidas de segurança. A empresa justificou que o uso de barba poderia dificultar a identificação dos funcionários em situações de emergência durante o transporte de valores.

 (Imagem: Freepik)

TRT-4: Vigilante não será indenizado por proibição de usar barba.(Imagem: Freepik)
 

O juiz Edenilson Ordoque Amaral, da 1ª vara do Trabalho de Pelotas, concluiu que não houve ato ilícito nem ofensa à dignidade do trabalhador - entendimento mantido pela relatora do acórdão, desembargadora Cleusa Regina Halfen.

"A defesa da empresa, de que a proibição se justifica por questões de segurança na identificação dos funcionários no transporte de valores, é considerada plausível e pertinente. A barba pode, de fato, dificultar a identificação rápida do trabalhador em situações de emergência. Diante disso, não há ato ilícito ou abuso de direito por parte da reclamada."

Acompanharam o voto da relatora a desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel e o desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo.

A decisão faz referência aos artigos 223-B, 223-C e 223-E da CLT, que tratam da responsabilidade civil trabalhista, e ao art. 7º, inciso XVI, da CF.

O processo também aborda outros temas, como horas extras e intervalos intrajornada, que foram objeto de recurso pelas partes. A empresa interpôs recurso ao TST em relação a essas matérias.

Informações: TRT da 4ª região.

Patrocínio

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...