MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Senado aprova PL que aumenta penas para crimes sexuais contra vulneráveis
Segurança infantil

Senado aprova PL que aumenta penas para crimes sexuais contra vulneráveis

Projeto prevê aumento de penas, extração de DNA e uso de tornozeleira eletrônica em crimes sexuais contra vulneráveis.

Da Redação

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Atualizado às 11:52

O Senado aprovou, nesta terça-feira, 11, o PL 2.810/25, que endurece o combate a crimes sexuais contra vulneráveis. A proposta prevê o aumento das penas, a obrigatoriedade de uso de tornozeleira eletrônica em saídas autorizadas do presídio e a extração de DNA de acusados. A matéria segue agora para sanção da Presidência da República.

O texto, de autoria da ex-senadora Margareth Buzetti, também impõe aos fornecedores de tecnologia a obrigação de remover conteúdos de exploração e abuso sexual de menores, comunicando o fato às autoridades competentes. A proposta reforça ainda a necessidade de articulação entre União, estados e municípios para combater castigos físicos e tratamentos degradantes contra crianças e adolescentes.

 (Imagem: Freepik)

Senado aprova projeto que amplia penas e impõe tornozeleira a condenados por crimes sexuais contra vulneráveis.(Imagem: Freepik)

Entre as alterações mais expressivas, o projeto eleva as penas para crimes contra vulneráveis. O estupro de vulnerável passa a ter pena de 10 a 18 anos de reclusão, e o estupro com morte, de 20 a 40 anos. Já o crime de corrupção de menores poderá ser punido com 6 a 14 anos de prisão. A pena para exploração sexual de menores aumenta para 7 a 16 anos, e para quem oferecer ou vender cenas de estupro, 4 a 10 anos.

A proposta também modifica a Lei de Execução Penal, determinando que condenados por feminicídio usem tornozeleira eletrônica ao usufruírem de benefícios que impliquem saída do presídio. Além disso, prevê a realização de campanhas educativas voltadas a escolas, unidades de saúde e entidades culturais, com o objetivo de disseminar os direitos da criança e do adolescente.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA