MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes determina perícia médica em Bolsonaro após pedido de cirurgia
Prisão

Moraes determina perícia médica em Bolsonaro após pedido de cirurgia

Ministro do STF deu 15 dias para avaliação sobre necessidade de procedimento; defesa insiste em prisão domiciliar e internação em hospital particular.

Da Redação

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Atualizado às 17:24

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta quinta-feira, 11, que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja submetido a uma perícia médica no prazo de 15 dias. A medida ocorre após a defesa alegar piora no quadro de saúde e solicitar autorização para que Bolsonaro seja submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal, associada, segundo os advogados, a episódios recorrentes de soluços.

Na decisão, Moraes destacou que Bolsonaro passou por exames antes de ser preso, em 22 de novembro, e que, na ocasião, não foi identificada qualquer necessidade urgente de intervenção cirúrgica.

 (Imagem: Gabriela Biló/Folhapress)

Bolsonaro cumpre pena em sala especial da PF em Brasília enquanto aguarda perícia médica determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.(Imagem: Gabriela Biló/Folhapress)

O ministro frisou também que o ex-presidente dispõe de atendimento médico contínuo na custódia da Polícia Federal, e que, desde o início do cumprimento da pena, não houve registro de emergência clínica envolvendo o preso.

Bolsonaro iniciou, no fim de novembro, o cumprimento da pena de 27 anos e três meses de reclusão, em regime inicial fechado, pela tentativa de golpe de Estado para se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022. Ele está recolhido em uma sala especial em prédio da Polícia Federal, em Brasília, onde tem recebido visitas de familiares e advogados.

Nesta quinta-feira, Moraes também autorizou a ida da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro, que tem declarado publicamente intenção de disputar a Presidência representando a família em 2026.

A defesa insiste que o ambiente prisional é incompatível com o estado de saúde do ex-presidente e voltou a pedir a conversão da prisão em domiciliar. Sustenta ainda que a cirurgia deve ser realizada em hospital particular da capital federal, exigindo internação estimada entre cinco e sete dias.

O pedido será analisado após a conclusão da perícia médica determinada pelo STF.

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA