MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes rejeita embargos de Bolsonaro e mantém condenação na trama golpista
Recurso

Moraes rejeita embargos de Bolsonaro e mantém condenação na trama golpista

Para que o caso fosse submetido a novo julgamento, seria necessário um placar mínimo de 3 votos a 2; O resultado, porém, foi de 4 votos a 1 pela condenação.

Da Redação

sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Atualizado às 16:35

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, negou nesta sexta-feira, 19, recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra condenação a 27 anos e três meses de prisão na AP 2.668, que apura a trama golpista.

Na decisão, Moraes considerou o pedido protelatório e afirmou que não havia direito ao uso de embargos infringentes no caso, mantendo a execução da pena.

 (Imagem: Luiz Silveira/STF | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Moraes rejeita embargos e mantém condenação de Bolsonaro na trama golpista.(Imagem: Luiz Silveira/STF | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

Novo recurso

No mês passado, os advogados apresentaram embargos infringentes para tentar reverter a decisão que já havia rejeitado embargos de declaração e determinado o início do cumprimento da condenação de Bolsonaro e de outros seis condenados apontados como integrantes do núcleo 1 do caso.

No recurso, a defesa afirmou que o STF cometeu "erro judiciário" ao antecipar o trânsito em julgado antes do fim do prazo para recurso.

Na oportunidade, os advogados pediram que o voto do ministro Luiz Fux - que declarou a nulidade da ação penal e absolveu Bolsonaro - prevalecesse.

4 a 1

Ao fundamentar a negativa, Moraes reiterou que, desde definição do plenário, o STF exige a presença de dois votos absolutórios próprios como condição para admitir embargos infringentes contra decisões das turmas.

Conforme registrou o ministro: "Desde a definição pelo plenário do STF, esse entendimento - exigência de dois votos absolutórios próprios para o cabimento dos embargos infringentes das decisões das turmas - vem sendo aplicado em todas as ações penais, inclusive nas relacionadas aos crimes de atentado às instituições democráticas e à tentativa de golpe de Estado, que culminaram nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023".

Segundo a decisão, para que o caso fosse submetido a nova análise, seria necessário um placar mínimo de 3 votos a 2 pela absolvição no julgamento realizado no dia 11 de setembro. O resultado, porém, foi de 4 votos a 1 pela condenação.

Bolsonaro está preso na Superintendência da PF - Polícia Federal, em Brasília/DF, onde cumpre pena definitiva.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA