MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
Trama golpista

Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

Ex-ministro do GSI cumprirá pena em casa com tornozeleira eletrônica, após laudo apontar quadro demencial inicial e risco de agravamento em regime fechado.

Da Redação

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Atualizado às 19:42

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou nesta segunda-feira, 22, a conversão da pena do general da reserva Augusto Heleno em prisão domiciliar humanitária. A decisão impõe o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega de passaportes e a proibição de utilização de telefone celular e acesso a redes sociais.

 (Imagem: Ton Molina/STF)

Moraes autorizou a conversão da pena de Augusto Heleno em prisão domiciliar humanitária.(Imagem: Ton Molina/STF)

Condenado a 21 anos de reclusão no processo que apura a trama golpista, Heleno estava preso desde 25 de novembro, cumprindo pena em regime fechado em dependência do Comando Militar do Planalto, em Brasília. O benefício foi concedido após pedido da defesa, que apontou a idade avançada do militar, hoje com 78 anos, e a existência de graves problemas de saúde.

Ao fundamentar a decisão, Moraes destacou laudo médico oficial elaborado por peritos da Polícia Federal. O documento aponta que o general apresenta quadro demencial em fase inicial e que a permanência em ambiente carcerário tende a acelerar o declínio cognitivo. Segundo os peritos, o regime fechado pode causar agravamento progressivo e irreversível do quadro, especialmente diante do isolamento e da ausência de estímulos como o convívio familiar e a autonomia assistida.

Com base nessas conclusões, o ministro entendeu estarem presentes os requisitos para a concessão da prisão domiciliar em caráter humanitário, sem prejuízo das medidas cautelares fixadas.

Leia aqui a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista