MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia do Natal
Autorização judicial

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia do Natal

Cirurgia deverá ocorrer em 25 de dezembro. Bolsonaro poderá ser acompanhado pela esposa, Michelle.

Da Redação

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Atualizado às 14:46

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, autorizou o deslocamento e a internação de Jair Messias Bolsonaro para a realização de procedimento cirúrgico. Decisão foi proferida nesta terça-feira, 23, após perícia médica da PF concluir pela necessidade de intervenção cirúrgica eletiva. Decisão se deu no âmbito da execução penal 169.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro durante o Natal.(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

O ex-presidente foi autorizado a permanecer acompanhado da esposa, Michelle Bolsonaro, durante toda a internação. Outras visitas somente poderão ocorrer mediante autorização judicial.

Fica vedado o ingresso no quarto hospitalar de celulares, computadores ou quaisquer dispositivos eletrônicos, excetuados os equipamentos médicos. A PF deverá assegurar o cumprimento da restrição.

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses, fixada em regime inicial fechado, em razão de condenação criminal já transitada à fase de execução. Segundo o laudo pericial 2.924/25, o apenado é portador de hérnia inguinal bilateral, com indicação de reparo cirúrgico.

A defesa comunicou ao STF a existência de novas intercorrências médicas e solicitou a definição de data para internação e cirurgia. Após a juntada do laudo da PF e manifestação da PGR, que não se opôs ao pedido, Moraes autorizou a condução do custodiado ao Hospital DF Star no dia 24 de dezembro de 2025, para exames preparatórios, com a cirurgia marcada para o dia seguinte, 25 de dezembro.

Na decisão, o ministro determinou que o transporte e a segurança de Bolsonaro sejam realizados pela PF de forma discreta, com desembarque pelas garagens do hospital. A Polícia deverá manter vigilância permanente durante toda a internação, com no mínimo dois policiais federais na porta do quarto, além de equipes internas e externas conforme necessário.

Leia o despacho.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA