MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Banco Central confirma que conversas com Moraes foram sobre lei Magnitsky
Sanções

Banco Central confirma que conversas com Moraes foram sobre lei Magnitsky

Autoridade monetária afirma que conversas trataram apenas dos efeitos das punições aplicadas pelos EUA.

Da Redação

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Atualizado às 13:38

O Banco Central confirmou, nesta terça-feira, 23, que as conversas mantidas entre o presidente da instituição, Gabriel Galípolo, e o ministro Alexandre de Moraes, do STF, tiveram como único objeto os efeitos da aplicação da lei Magnitsky. A manifestação reforça a versão apresentada mais cedo pelo próprio ministro.

"O Banco Central confirma que manteve reuniões com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para tratar dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky."

A posição do Banco Central foi divulgada após a circulação de informações dando conta de que Moraes teria procurado Galípolo para intermediar questões relacionadas ao banco Master, alvo de investigação por fraude financeira e em processo de negociação para venda ao BRB. As informações foram negadas tanto pelo ministro quanto pela autoridade monetária.

 (Imagem: Lula Marques/ Agência Brasil)

Banco Central confirma que conversas com Moraes foram sobre lei Magnitsky.(Imagem: Lula Marques/ Agência Brasil)

Mais cedo, Alexandre de Moraes esclareceu que, em razão das sanções sofridas, reuniu-se com dirigentes do sistema financeiro para tratar exclusivamente das repercussões da Lei Magnitsky. Segundo o ministro, participaram desses encontros o presidente do Banco Central, a presidente do Banco do Brasil, dirigentes do Itaú, além de representantes da Febraban, BTG e Santander.

"Em todas as reuniões, foram tratados exclusivamente assuntos específicos sobre as graves consequências da aplicação da referida lei, em especial a possibilidade de manutenção de movimentação bancária, contas correntes, cartões de crédito e débito."

O caso está inserido no contexto das sanções impostas ao ministro em julho, quando o governo dos Estados Unidos o incluiu na lista da lei Magnitsky, sob a acusação de violações de direitos humanos no exercício da função jurisdicional. Em setembro, as sanções foram ampliadas para alcançar a esposa do ministro e uma entidade ligada à família.

No último dia 12, após mudanças no cenário político e diplomático, as punições foram revogadas.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...