MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lula sanciona, com vetos, lei que conclui regulamentação da reforma tributária
Tributos

Lula sanciona, com vetos, lei que conclui regulamentação da reforma tributária

Texto institui o Comitê Gestor do IBS e viabiliza a aplicação do novo IVA.

Da Redação

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Atualizado às 17:37

Nesta terça-feira, 13, o presidente Lula sancionou, com vetos, o PL 108/24, que institui o Comitê Gestor do IBS - Imposto sobre Bens e Serviços e finaliza o processo de regulamentação da reforma tributária.

Na oportunidade, também foi realizado o lançamento da plataforma digital da Reforma Tributária.

 (Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

Presidente Lula sancionou lei que conclui a regulamentação da reforma tributária.(Imagem: Ricardo Stuckert/PR)

A lei sancionada nesta terça-feira finaliza etapa operacional da reforma tributária ao instituir o Comitê Gestor do IBS, órgão responsável pela administração, arrecadação e distribuição do imposto entre Estados e municípios.

O texto define a estrutura de governança do tributo, suas competências decisórias e os mecanismos de coordenação federativa, viabilizando a aplicação prática do IBS no novo modelo de IVA.

Há 1 ano

Em janeiro de 2025, o presidente Lula sancionou a lei complementar que regulamenta a reforma tributária aprovada pelo Congresso Nacional no fim de 2024.

O texto consolidou cinco tributos hoje existentes - PIS, Cofins, ICMS, ISS e parte do IPI - em dois novos impostos sobre valor agregado: a CBS, de competência federal, e o IBS, compartilhado por Estados e municípios.

A regulamentação definiu regras centrais do novo modelo, incluindo a criação da cesta básica nacional com isenção total de tributos para alimentos essenciais, a instituição do Imposto Seletivo sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente e a previsão de alíquotas reduzidas para medicamentos.

O objetivo declarado do governo é simplificar a estrutura tributária, ampliar a transparência e estimular o crescimento econômico. 

Durante a sanção, o presidente vetou dispositivos relevantes do projeto, entre eles os que isentavam fundos de investimento e patrimoniais da tributação unificada, afastavam a incidência do Imposto Seletivo sobre determinadas exportações e criavam a Esaf - Escola de Administração Fazendária no âmbito do ministério da Fazenda.

Também foi vetado trecho que previa desconto em seguros vinculados a dispositivos furtados ou roubados.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...