MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Caso Master pode ter antecipado volta de Fachin a Brasília
Banco Master

Caso Master pode ter antecipado volta de Fachin a Brasília

Decisões do relator do processo, ministro Toffoli, geraram impasses institucionais com PF e PGR.

Da Redação

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Atualizado às 10:36

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, interrompeu o recesso e antecipou o retorno a Brasília. Ele desembarcou na noite de segunda-feira, 19. O ministro poderia voltar apenas na próxima semana, já que a abertura do ano judiciário ocorrerá em 2 de fevereiro. O objetivo do retorno, segundo se apura, seria gerenciar os impactos da crise envolvendo o banco Master na imagem do tribunal. A interlocutores, o ministro teria dito que “o momento exige” sua presença na capital.

De acordo com o G1, o presidente do STF tem procurado ministros para tratar do caso. Nesta terça-feira, 20, ele deve seguir para São Luís/MA, onde se reunirá com o ministro Flávio Dino.

 (Imagem: Antonio Augusto/STF)

Em meio ao recesso, caso Master pode ter antecipado retorno do ministro Fachin a Brasília.(Imagem: Antonio Augusto/STF)

O ponto central das tratativas seria a condução do ministro Dias Toffoli no inquérito envolvendo o banco. Decisões de Toffoli provocaram crise institucional, principalmente com a Polícia Federal. Entre elas, a determinação que retirou da corporação a guarda das provas recolhidas em busca e apreensão realizada no âmbito do inquérito, em endereços ligados ao dono do banco, Daniel Vorcaro.

Após pedido da própria PF e parecer da PGR, Toffoli reviu a decisão e determinou que o material permanecesse sob guarda da Procuradoria. A Polícia Federal havia alertado para o risco de prejuízo à análise das provas caso não tivesse acesso direto ao material apreendido.

A medida provocou reação. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal divulgou nota pública afirmando que as decisões do ministro no caso do Banco Master configuram um cenário “atípico” e representam “afronta às prerrogativas” da corporação. A Associação Nacional de Peritos Criminais Federais também manifestou preocupação.

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...