MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR defende restauração de resolução do CFM que proibiu assistolia fetal
Assistolia fetal

PGR defende restauração de resolução do CFM que proibiu assistolia fetal

STF suspendeu a norma em 2024, mas agora o parecer da PGR poderá levar a uma análise definitiva do caso.

Da Redação

sábado, 7 de março de 2026

Atualizado em 6 de março de 2026 12:10

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, encaminhou, na última quinta-feira, 5, ao STF um parecer favorável à restauração da vigência da resolução do CFM - Conselho Federal de Medicina que impede a realização da assistolia fetal para a interrupção da gestação.

Tal procedimento é utilizado pela medicina nos casos de abortos previstos em lei, como em situações de estupro, anencefalia e para preservar a vida da gestante.

Em 2024, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu, por meio de liminar, a resolução após analisar uma ação movida pelo PSOL contra a norma.

 (Imagem: Victor Piemonte/STF)

Com o parecer da PGR, o Supremo poderá analisar o caso de forma definitiva.(Imagem: Victor Piemonte/STF)

Na ocasião, o ministro considerou que houve abuso do poder regulamentar do CFM ao estabelecer uma regra não prevista em lei para impedir a realização do procedimento pelos médicos.

Para o Conselho, o ato médico da assistolia provoca a morte do feto antes do procedimento de interrupção da gravidez. Dessa forma, o procedimento deveria ser vetado. No parecer, o procurador disse que cabe ao CFM resolver dilemas éticos do exercício da medicina e “não há arbitrariedade” na proibição.

Ainda que se quisesse ver uma pretensão exigível ao aborto no caso do estupro, isso não tolheria o dever-direito do conselho de recusar o uso de técnica que, ao seu juízo técnico, é cruel para com o ainda não nascido que já se desenvolveu por mais de cinco meses no ventre materno”, afirmou Gonet.

Com o parecer da PGR, o Supremo poderá analisar o caso de forma definitiva. 

Informações: Agência Brasil.

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA