MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Fernanda Tórtima aponta necessidade de reforma do sistema penal tributário
Congresso Internacional de Direito Tributário

Fernanda Tórtima aponta necessidade de reforma do sistema penal tributário

Criminalista afirma que a reforma tributária não resolve problemas do direito penal, ainda complexo, e que o princípio da simplicidade, agora com status constitucional, deve ser aplicado a este sistema.

Da Redação

quarta-feira, 25 de março de 2026

Atualizado às 19:17

Em entrevista ao Migalhas, durante o Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT 2026, a advogada criminalista Fernanda Tórtima afirmou que a Reforma Tributária não resolve problemas estruturais do direito penal tributário e defendeu a necessidade de revisão do sistema.

"A reforma (tributária) que veio não serve para resolver nossos problemas de Direito Penal", pontuou

Tórtima destacou que o direito penal tributário brasileiro é marcado por complexidade, sobreposição de tipos penais e falta de coerência normativa, cenário que contrasta com o novo modelo introduzido pela Reforma.

A advogada ressaltou que o tema ganha ainda mais relevância diante da elevação do princípio da simplicidade ao status constitucional, que deveria produzir efeitos também no campo penal.

“Agora principalmente que o princípio da simplicidade foi erigido a um princípio constitucional, eu acho que isso tem que se refletir no direito penal. (...) O direito penal tributário no Brasil não é simples, é tudo menos simples."

Confira:

O evento

O Congresso Internacional de Direito Tributário do IAT 2026 acontece entre os dias 23 e 25 de março, em Trancoso/BA, e reunirá especialistas do Brasil e do exterior para debater os principais desafios e tendências da tributação contemporânea, com foco na reforma tributária, inovação, jurisprudência e na construção de um sistema fiscal mais eficiente. Confira a cobertura completa.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista