MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Mendonça decreta prisão de ex-presidente do BRB e advogado por esquema bilionário
Operação Compliance Zero

Mendonça decreta prisão de ex-presidente do BRB e advogado por esquema bilionário

Ministro decretou prisão de ex-presidente do BRB e advogado por esquema bilionário

Da Redação

quinta-feira, 16 de abril de 2026

Atualizado às 13:43

O ministro André Mendonça, do STF, determinou a prisão preventiva do ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa e do advogado Daniel Monteiro, no âmbito da operação Compliance Zero, que investiga fraudes no sistema financeiro.

A decisão, proferida a pedido da Polícia Federal com aval da PGR, integra apurações sobre suposto esquema envolvendo gestão fraudulenta, corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo o relator, elementos colhidos em diligências indicam a existência de estrutura voltada à criação e negociação de carteiras de crédito fictícias entre instituições financeiras, com impacto bilionário.

 (Imagem: Reprodução)

Advogado é investigado por atuar em esquema de ocultação patrimonial com uso de fundos e imóveis milionários.(Imagem: Reprodução)

De acordo com os autos, o BRB teria adquirido ativos irregulares em operações que alcançaram valores superiores a R$ 12 bilhões, mesmo diante de pareceres técnicos contrários.

O ministro apontou indícios de atuação deliberada do então presidente do banco no esquema, com possível recebimento de vantagens indevidas.

Em relação ao advogado, a decisão menciona atuação na estruturação de empresas e mecanismos voltados à ocultação patrimonial e à formalização das operações investigadas.

Para Mendonça, medidas cautelares alternativas seriam insuficientes diante da gravidade dos fatos, do risco de interferência nas investigações e da possibilidade de destruição de provas.

O caso será submetido à 2ª turma do STF para referendo da decisão.

Leia aqui a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS O Oliveira & Araújo Sociedade de Advogados, é um moderno escritório de advocacia privada e consultoria jurídica registrado na OAB/MG sob o número 3.549, e que se dedica há cerca de 15 anos, principalmente à administração de contencioso de massa...

instagram
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA