MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF analisa valor do mínimo existencial fixado por decreto
Sessão

STF analisa valor do mínimo existencial fixado por decreto

Corte retomou revisão do valor de R$ 600 e critérios técnicos para proteção de consumidores superendividados.

Da Redação

quinta-feira, 23 de abril de 2026

Atualizado às 14:59

STF retoma, nesta quinta-feira, 23, o julgamento que discute a validade de decretos do Poder Executivo que regulamentaram a lei do superendividamento e fixaram em R$ 600 o valor do chamado mínimo existencial, parcela da renda que deve ser preservada para garantir a subsistência do consumidor.

A análise foi iniciada na véspera e será retomada com o voto do ministro Nunes Marques, ausente justificadamente na sessão anterior.

Acompanhe ao vivo:

Histórico

As ADPFs 1.005, 1.006 e 1.097 foram propostas pela Conamp e pela Anadep, sob o argumento de que os decretos teriam restringido a proteção prevista na lei 14.181/21 ao estabelecer valor considerado insuficiente.

No julgamento, formou-se maioria para atribuir ao Conselho Monetário Nacional a realização de estudos técnicos e a revisão periódica do parâmetro, com publicidade e fundamentação das decisões.

O relator, ministro André Mendonça, inicialmente votou pela improcedência, mas ajustou sua posição para acompanhar a proposta de revisão técnica contínua.

No mesmo sentido, o ministro Alexandre de Moraes destacou que eventual alteração do valor exige cautela, diante dos impactos no sistema financeiro e no acesso ao crédito.

A solução foi acompanhada por ministros que ressaltaram a necessidade de calibragem técnica do parâmetro, diante da complexidade do tema.

Crédito consignado

Outro ponto em debate é a inclusão do crédito consignado no cálculo do superendividamento. O relator votou pela inconstitucionalidade do dispositivo que exclui essa modalidade da proteção legal.

Nesse aspecto, o ministro Alexandre de Moraes acompanhou o entendimento, enquanto houve divergência de outros ministros, que defenderam maior cautela diante de possíveis impactos no mercado de crédito.

Patrocínio

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA