Para Moraes, sociedade foi ingênua ao crer em neutralidade de big techs
Ministro afirmou que plataformas digitais têm posicionamentos políticos, ideológicos e econômicos, e, por isso, "devem ter o mesmo controle de que qualquer pessoa que exagere e pratique crimes".
Da Redação
quinta-feira, 11 de junho de 2026
Atualizado às 19:04
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, afirmou que a sociedade acreditou de forma “ingênua” que redes sociais e big techs atuariam de forma neutra.
A declaração foi feita durante julgamento, nesta quinta-feira, 11, de embargos de declaração contra decisão que invalidou parcialmente o art. 19 do Marco Civil da Internet e fixou parâmetros para a responsabilização civil de plataformas digitais por conteúdos publicados por terceiros.
“Veja, não se exige que as redes sociais, as big techs, sejam neutras. Agora, nós, por muito tempo, como sociedade, ingenuamente acreditamos que elas seriam neutras”, afirmou o ministro.
Moraes destacou que as plataformas digitais têm posicionamentos políticos, ideológicos e econômicos e, por isso, "devem ter o mesmo controle de que qualquer pessoa que exagere e pratique crimes com isso".
Veja: