Juiz do TJ/SP é encontrado carbonizado dentro de carro em chamas
Gustavo de Castro Campos atuava na comarca de Mococa, no interior paulista. Polícia Civil investigará as circunstâncias da morte.
Da Redação
quinta-feira, 8 de outubro de 2026
Atualizado às 13:27
O juiz de Direito Gustavo de Castro Campos, do TJ/SP, foi encontrado morto, com o corpo carbonizado, dentro de um carro em chamas na quarta-feira, 7, em uma área rural de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo. A Polícia Civil investigará as circunstâncias da morte, cuja causa ainda não foi esclarecida.
O veículo estava em uma área pertencente a uma fazenda. Trabalhadores rurais que operavam uma retroescavadeira encontraram o carro e utilizaram terra para apagar as chamas.
Dentro do automóvel, foi localizada uma carteira de habilitação em nome do magistrado. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para atender à ocorrência.
A Polícia Civil deverá apurar as circunstâncias do caso. Neste início da investigação, nenhuma hipótese foi descartada.
Trajetória profissional
Gustavo de Castro Campos atuava na comarca de Mococa/SP. Formado em Direito pelo Centro Universitário Braz Cubas, possuía duas especializações.
Antes de ingressar na magistratura, exerceu a advocacia durante dez anos. Em 2014, atuou como delegado da Polícia Civil do Espírito Santo e, no mesmo ano, passou a exercer a função de juiz substituto na Justiça capixaba.
Integrava os quadros do TJ/SP havia 12 anos, tendo atuado nas comarcas de Tambaú, Leme e Mococa.
Processo envolvendo advogado foi arquivado
Em 2022, o magistrado foi alvo de uma acusação de ofensa à honra de um advogado, posteriormente arquivada pelo Órgão Especial do TJ/SP.
A controvérsia teve origem em um desentendimento durante um julgamento. Na ocasião, o juiz questionou o advogado sobre a técnica que estava empregando.
O defensor respondeu com críticas à condução dos trabalhos e chegou a sugerir que o magistrado se aposentasse.
Ao analisar o caso, o Órgão Especial do TJ/SP considerou que a acusação não se sustentava. O colegiado apontou o comportamento provocativo do advogado e reconheceu que magistrados também podem perder a paciência diante de situações extremas.
Nota de falecimento
O TJ/SP emitiu nota sobre o episódio:
Os integrantes do Tribunal de Justiça de São Paulo comunicam e lamentam o falecimento do juiz Gustavo de Castro Campos e se solidarizam com familiares e amigos neste momento de luto e despedida. O Tribunal registra, com gratidão, sua dedicação e contribuições prestadas ao longo da carreira. O corpo do magistrado foi encontrado na noite de ontem (7), na cidade de São João da Boa Vista. As circunstâncias do ocorrido são investigadas pelas autoridades competentes.
Gustavo Campos nasceu em Mogi das Cruzes (SP), em 1981, e formou-se em Direito pelo Centro Universitário Braz Cubas. Ingressou na Magistratura paulista como juiz substituto da 14ª Circunscrição Judiciária (CJ), com sede em Barretos, no ano de 2014. Atuou também na comarca de Tambaú e era titular da 2ª Vara da Comarca de Mococa.