MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filha de conselheiro do TCM/SP é aprovada em primero lugar nas Arcadas e sua foto sai até no Diário Oficial

Filha de conselheiro do TCM/SP é aprovada em primero lugar nas Arcadas e sua foto sai até no Diário Oficial

A edição do dia 20/3 do Diário Oficial de SP publicou um quadro com os gráficos de desempenho na Fuvest e a foto da caloura Gabriela Lopes Pinto, filha do conselheiro do Tribunal de Contas do Município Maurício Faria.

Da Redação

segunda-feira, 23 de março de 2009

Atualizado às 09:03


Desempenho na Fuvest

Filha de conselheiro do TCM/SP aprovada na USP é elogiada no Diário Oficial

A edição do dia 20/3 do Diário Oficial de SP publicou um quadro com os gráficos de desempenho na Fuvest e a foto da caloura Gabriela Lopes Pinto, filha do conselheiro do Tribunal de Contas do Município Maurício Faria.

Os conselheiros do TCM usaram o Diário da Cidade para elogiar Gabriela, que passou em primeiro lugar na Faculdade de Direito da USP.

"Que essa página do Diário Oficial sirva de alavanca para a Gabriela no desempenho de sua vida futura", afirmou o vice-presidente do TCM, Eurípedes Sales, na sessão do dia 11 de fevereiro, transcrita na publicação.

Foi ele que solicitou ao presidente do tribunal, Roberto Braguim, na mesma sessão, a publicação no "Diário Oficial" de fac-símile da página com a ficha e o rendimento da aluna no vestibular (v. abaixo).

A ata na sessão foi publicada na íntegra com comentários dos conselheiros sobre a história da Faculdade de Direito da USP, a respeito da façanha da jovem e com os agradecimentos do pai.

"E, então, eu estou assim meio abobalhado como pai, mas vale a pena, está sendo muito bom mesmo. Acho que é um marco na vida dela, como as pessoas tem dito, é inesquecível, é um êxito, é uma conquista que fica na história da pessoa e que certamente vai impulsioná-la a novas conquistas em função dessas características dela, de extrema disciplina."

A disputa no vestibular de Direito foi de 18,45 candidatos por vaga em 2009, uma das 20 maiores entre todos os cursos oferecidos pela USP.

À novel acadêmica, nossos parabéns.

Ao presidente do TCM/SP, que consentiu com a publicação (ou ao menos é responsável final pelos atos administrativos) que nada tem a ver com o ofício do órgão, os paulistanos esperam o ressarcimento do valor gasto com a publicação. E atenção, favor observar o preço de tabela.

 

 

_____________

 

  • Trecho da Ata da 2.416ª Sessão (Ordinária)

Solicitando a palavra, o Conselheiro Corregedor Edson Simões assim se pronunciou: "Senhor Presidente, aproveito a oportunidade para parabenizar o Conselheiro Maurício Faria pela brilhante conquista de sua filha, Gabriela Lopes Pinto, ingressando na Universidade de São Paulo e, principalmente, na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em primeiro lugar. Trata-se da primeira faculdade criada pela Universidade de São Paulo em 1827, depois de vários debates e inaugurada em 1828 pelo Tenente General José Arouche, usando o Convento São Francisco. Em Olinda, à mesma época, também foi criada uma Faculdade de Direito. Foi o marco inicial dos trabalhos acadêmicos no Brasil. Tanto em Olinda como em São Paulo, formavam- se juristas, porém com uma diferença fundamental, visto que os formados pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco passariam a constituir os quadros político-administrativos do Brasil. São Paulo passou, então, a influenciar o Império com esses quadros, e posteriormente contribuiu para a Proclamação da República a partir da criação do Partido Republicano em 1870 e a atuação de Prudente de Morais, Afonso Pena e outros tantos. Portanto, o Largo São Francisco inicia a USP. Posteriormente, em 1893, é criada a Escola Politécnica e, em 1934, é que ocorre a criação da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras etc. A Faculdade de Economia é criada em 1946. Portanto, o Largo São Francisco faz a história de São Paulo, faz a história do Brasil, tendo alunos intelectuais como Rui Barbosa, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Barão do Rio Branco, Afonso Arinos etc. Teve uma participação relevante na história da monarquia e na história da república brasileira e é sobre este assunto que durante três anos, eu juntamente com outros colegas da Universidade de São Paulo escrevemos o livro 'USP, 70 anos: imagem de uma história vivida' que encaminho ao Conselheiro Maurício Faria para entregar à Gabriela, transmitindo-lhes nossos parabéns e votos de muito sucesso, em seus estudos porque realmente é uma jovem de muitos méritos ingressando em 1º lugar na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo. Por favor, encaminhe ao Conselheiro Maurício Faria."

De posse da palavra, o Conselheiro Vice-Presidente Eurípedes Sales manifestou-se como segue: "Complementado a fala do Nobre Conselheiro Edson Simões, muito própria neste momento, eu lembrava, com o Conselheiro Maurício Faria, a história do meu pai. Ele andou com a 'Folha de S. Paulo' até o papel ficar velho. E, hoje, deparei com o Maurício Faria portando uma cópia, já bem velhinha, do "site" fuvest.br. Conselheiro Maurício Faria, vale a pena que Vossa Excelência receba essas homenagens e as transmita à Gabriela, sua filha. Sem dúvida alguma, ela exerce, neste momento, um papel muito importante, quando se sabe que muitos se recusam até a prestar exame na Fuvest pela dificuldade de ingresso em cursos, cuja nota de corte seja muito elevada como medicina, direito e outras. Senhor Presidente, requeiro a Vossa Excelência que seja colocado fac-símile da mencionada página da Fuvest (anexo I) no Diário Oficial Cidade de São Paulo, quando se transcreverem a fala do Nobre Conselheiro Edson Simões e a minha fala. Que essa página do Diário Oficial sirva de alavanca para a Gabriela no desempenho de sua vida futura"

Na seqüência, o Conselheiro Presidente Roberto Braguim assim se expressou: "Com todo prazer. A Presidência registra que o Conselheiro Eurípedes Sales profetiza. Depois, em particular, eu apresentarei um documento que me foi entregue por Sua Excelência, há vinte anos atrás, em que ele profetizou um acontecimento. Então, as palavras do Nobre Decano, de fato, têm credibilidade. Com a palavra o Nobre Conselheiro Maurício Faria."

Fazendo uso da palavra, o Conselheiro Maurício Faria manifestou-se como se segue: "Eu queria agradecer as palavras dos colegas e dizer que, realmente, tenho estado muito satisfeito, muito orgulhoso. Na sessão anterior, na própria quarta-feira, haviam sido divulgados os resultados da Fuvest em termos da lista de aprovados. Depois, na sexta-feira, os candidatos podiam acessar através do site da Fuvest a sua classificação e, então, minha filha me telefonou comunicando que ela tinha passado em primeiro lugar. Realmente fiquei muito feliz, e acho que isso é resultado de um esforço muito grande dela, da disciplina dela. Há muitos méritos da mãe, na verdade, a Sandra Lopes Mascarenhas tem sido uma mãe excepcional na educação dela. E eu acabei, a partir de sexta, telefonando para muita gente, especialmente aqueles amigos da área do Direito e, entre eles, o Secretário Alexandre de Moraes. Eu telefonei a ele, 'Estou ligando para o senhor, não para tratar de problemas, de licitação, de contrato, de controle externo, mas para dizer que minha filha entrou em primeiro lugar no Largo São Francisco'. Respondeu com uma forte exclamação. Eu tenho percebido que a exclamação que surge é uma exclamação mesmo em termos fortes, normalmente, porque dá uma dimensão do impacto que essa informação do primeiro lugar causa. E disse que ele fazia questão de ser o primeiro a dar a ela um livro de Direito e que ele iria mandar um livro dele. Eu até já recebi o livro, mas ainda não dei para a Gabriela. Então, ela vai receber os dois livros juntos, o livro do Professor Alexandre de Moraes (porque, no dia seguinte, ela teve o primeiro contato com a faculdade e voltou e telefonou 'Pai, ele dá aula lá na faculdade'). 'E agora, o livro do Professor Edson Simões, também da USP. Então, é uma situação de muita alegria. Eu agradeço muito a palavra dos colegas. O Conselheiro Antonio Carlos Caruso foi muito carinhoso também quando eu o informei. E, então, eu estou assim meio abobalhado como pai, mas vale a pena, está sendo muito bom mesmo. Acho que é um marco na vida dela, como as pessoas tem dito, é inesquecível, é um êxito, é uma conquista que fica na história da pessoa e que certamente vai impulsioná-la a novas conquistas em função dessas características dela, de extrema disciplina. Além de ser uma pessoa inteligente, é uma pessoa muito disciplinada para o estudo e eu quero crer que ela vai ter muitos êxitos mais. Estou muito contente, muito orgulhoso e agradeço muito as palavras aqui dos pares e de todos que têm sido muito carinhosos comigo e tenho procurado transmitir a ela todo esse carinho. Muito obrigado."

  • Anexo I

_______________
____________

Leia mais

  • 5/2/09 - Convite para churrasco vai parar em processo no RS - clique aqui.
  • 3/2/09 - "Futebol sem deboche não dá !" - clique aqui.
  • 30/1/09 - Em tempos de Big Brother, Juiz entende que televisão é um bem essencial - clique aqui.
  • 15/5/08 - Funcionário apontado como o responsável por forjar um bate-papo no MSN e publicá-lo no Diário Oficial deve perder o emprego - clique aqui.
  • 31/10/07 - Justiça pede demissão de funcionário que forjou bate-papo no Diário Oficial - clique aqui.
  • 2/7/07 - Juiz diz que bate-papo no MSN entre funcionários da Justiça publicado no "Diário Oficial" foi inventado por um servidor - clique aqui.
  • 13/4/07 - Briga de galo. Decisão de magistrada do TJ/RJ seria cômica se não fosse trágica para o Direito brasileiro - clique aqui

__________________