MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
9.mai.2011

Presidente do TRT da 15ª região se reúne com mais de 50 juízes em Campinas/SP

O uso de ferramentas de informatização para agilizar os processos e melhorar as condições de trabalho de servidores e juízes que atuam em 1ª instância foi o tema do encontro entre desembargador Renato Buratto, presidente do TRT da 15ª região, e mais de 50 magistrados de 44 varas do Trabalho e três postos avançados que compõem a circunscrição de Campinas/SP. O evento aconteceu no Fórum Trabalhista do município, no último dia 6, data de aniversário de 67 anos da 1ª vara do Trabalho de Campinas.

9.mai.2011

Temas como honorários advocatícios foram debatidos no II Encontro Regional de Direito AASP

Durante o II Encontro Regional de Direito AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, que aconteceu nos dias 5, 6 e 7/5, em Guarujá/SP, Arystóbulo de Oliveira Freitas, presidente da Associação, discorreu acerca de temas como os valores dos honorários advocatícios fixados pela Justiça, morosidade do Judiciário, a PEC do ministro Cezar Peluso e a necessidade da constante luta pelas prerrogativas da classe.

9.mai.2011

OAB/RJ - Advogada diz que direito à adoção pelos casais homoafetivos também foi garantido pelo STF

Adoção Direito à adoção pelos casais homoafetivos também foi garantido pelo STF A advogada Silvana do Monte Moreira, integrante da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ, afirma que ao reconhecer legalmente as uniões civis dos casais homoafetivos (clique aqui), o STF garantiu a eles não só o direito de formarem uma família, mas também o de adoção de crianças, sem a necessidade de novas leis ou de regulamentação do assunto pelo Congresso Nacional. "No que tange à adoção, a decisão da Suprema Corte só veio reafirmar um direito já reconhecido pelos Tribunais de Justiça de todo o País", afirmou ela.

9.mai.2011

TJ/SP instala cartório anexo de JEC em Universidade de Santos

O TJ/SP instalou, no último dia 6, o cartório anexo do JEC de Santos, na Unimonte - Universidade Monte Serrat. A solenidade aconteceu no auditório da Universidade com a presença do desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, que representou José Roberto Bedran , presidente TJ/SP. Ele lembrou que existem cerca de 18 milhões de processos em andamento em 1ª instância e que "a ampliação do serviço jurisdicional, alcançando a formação universitária garante também o futuro do exercício profissional. Precisamos muito desses alunos para o futuro, para nos ajudar a dar conta da demanda crescente".

9.mai.2011

TJ/DF - Cobrança de ponto extra de TV por assinatura é ilegal

A 4ª turma Cível do TJ/DF manteve decisão da juíza da 14ª vara Cível de Brasília/DF, que considerou ilegal a cobrança de mensalidade pelos pontos extras ou pontos adicionais dos serviços de TV por assinatura. A decisão faz parte da ação movida pela ANADEC - Associação Nacional de Defesa da Cidadania e do Consumidor contra a empresa NET Brasília LTDA. O descumprimento da determinação judicial ensejará multa diária de R$ 1 mil por cobrança indevida.

9.mai.2011

STJ - São devidos honorários advocatícios em casos de acolhimento da exceção de pré-executividade

Ainda que ocorra a extinção parcial do processo executório, é devida a condenação em honorários na exceção de pré-executividade. A decisão foi proferida pela 4ª turma do STJ, que confirmou a fixação da verba honorária em favor da parte que contestava a execução, pelo reconhecimento da prescrição de oito de dez cheques executados. No caso concreto, a exceção de pré-executividade foi acolhida parcialmente, arbitrando-se honorários proporcionais.

9.mai.2011

Ministério da Justiça regulamenta DNTM - Diretório Nacional de Marcas

Resolução 1/11, publicada no DOU da última sexta-feira, 6, cria e regulamenta o DNTM - Diretório Nacional de Titulares de Marcas. O objetivo do diretório, base de dados com informações sobre as marcas mais sujeitas a falsificações, de acordo com o registro do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, é facilitar o contato entre os servidores públicos que atuam no combate à pirataria, aos delitos contra a propriedade intelectual e à sonegação fiscal.