MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
10.mar.2011

STF reconhece repercussão geral em questão sobre a compatibilidade entre direitos políticos e substituição da pena

Os ministros do STS concluíram, por unanimidade, pela existência de repercussão geral em duas matérias penais em votação por meio do sistema de plenário virtual. As questões constitucionais estão relacionadas a temas sobre constitucionalidade da extensão do indulto à medida de segurança e incompatibilidade da suspensão dos direitos políticos nos casos em que ocorra a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.

10.mar.2011

TST - 6ª turma isenta HSBC de dívida de empresa do grupo Bamerindus

O TST decidiu afastar a responsabilidade solidária do HSBC Banco Múltiplo por verbas trabalhistas devidas a um empregado da Umuarama Comunicações e Marketing, que fazia parte do grupo econômico do Banco Bamerindus, comprado em 1997 pelo HSBC. A decisão, da 6ª turma, entendeu que a sucessão trabalhista (mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa) não preserva direitos de empregados de outras entidades do grupo econômico a que pertencia a empresa adquirida.

10.mar.2011

PL da Câmara permite revogação de coisa julgada

Tramita na Câmara o PL 7111/10, do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT), que permite que a coisa julgada seja revogada caso se comprove caso de injustiça extrema, grave fraude processual ou erro grosseiro. A coisa julgada se constitui quando se esgota o prazo para o interessado apresentar recurso para tentar modificar uma decisão judicial. Depois disso, a sentença é definitiva e não podem ser apresentados recursos especial ou extraordinário. A proposta altera o CPC (lei 5.869/73).