MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
10.mar.2011

PL altera requisitos para obter assistência jurídica gratuita

A Câmara dos Deputados analisa o PL 118/11, do deputado Hugo Leal (PSC/RJ), que modifica os requisitos para pessoas necessitadas gozarem de assistência jurídica gratuita. De acordo com a proposta, a comprovação de renda mensal inferior a dois salários mínimos valerá como requisito para obter a assistência. A proposta altera a lei 1.060/50, que estabelece normas para a concessão de assistência judiciária aos necessitados.

10.mar.2011

STJ mantém registro de marca de empresa parecida com nome comercial de outra do mesmo ramo

O STJ decidiu que a empresa Gang Comércio do Vestuário deve conviver com a marca Street Crime Gang, atuante também no ramo de vestuário. Os ministros constataram que a proteção do nome comercial da primeira empresa, registrado somente perante a Junta Comercial do Rio Grande do Sul, não foi estendida a todo território nacional. Para isso, seria necessário o registro em todas as juntas comerciais do país.

10.mar.2011

Presidente da OAB/SP participa das comemorações de 131 anos dos bombeiros

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D´Urso, participou de evento em homenagem ao Corpo de Bombeiros de São Paulo, instituição que completa 131 anos de história, nessa quarta-feira, 9, na Praça da Sé, juntamente com o governador Geraldo Alckmin e o desembargador do TJ/SP, Marco Antonio Marques da Silva, entre outras autoridades. "Trata-se de instituição muito respeitada pela população, uma vez que o Corpo de Bombeiros presta socorro nas horas mais difíceis, sem fazer distinção de quem é a vítima do acidente ou da situação de risco", lembrou D´Urso.

10.mar.2011

TJ/PB assina acordo de cooperação para criar Núcleos de Advocacia Voluntária em penitenciárias do Estado

O desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente do TJ/PB, e o secretário Estadual de Administração Penitenciária, José Alves Formiga, com a participação do CNJ, assinaram Acordo de Cooperação Técnica para implantar Núcleos de Advocacia Voluntária nas penitenciárias das comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e Guarabira. O evento aconteceu no salão nobre do TJ/PB, durante a apresentação do relatório final do Mutirão Carcerário realizado pelo CNJ no Estado.