MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
11.fev.2011

Doris Marize é a primeira mulher na Direção Geral do Senado

Pela primeira vez a Direção Geral do Senado está a cargo de uma mulher: Doris Marize Romariz Peixoto, que tomou posse na função na manhã de ontem, 10/3. Doris tem 56 anos e era diretora de Recursos Humanos até ser convidada pelo presidente da Casa, José Sarney, para substituir Haroldo Tajra. Na solenidade da posse, Sarney ressaltou as qualidades de Doris para o cargo, dando ênfase à sua "honestidade, confiabilidade e competência".

11.fev.2011

TRT da 15ª região rejeita aplicação do contrato de trabalho por prazo determinado na cultura da cana

"O conceito de contrato de safra é extremamente amplo e deve-se balizar consoante a natureza da atividade agrícola desenvolvida. A cultura da cana-de-açúcar, cujo ciclo produtivo, dependente das oscilações sazonais próprias da safra e da entressafra, demanda a execução de tarefas permanentes e contínuas, consistentes tanto no preparo do solo (cultivo e plantio), quanto na colheita (corte) do produto agrícola. O contrato celebrado por prazo determinado, portanto, mostra-se tendente a fraudar a aplicação da lei trabalhista e, portanto, deve ser considerado nulo, nos termos do artigo 9º da CLT". Com esse entendimento, a 3ª câmara do TRT da 15ª região negou provimento a recurso ordinário de uma produtora rural que pretendia reformar sentença da 2ª vara do Trabalho de Catanduva. O juízo havia declarado a nulidade do contrato a prazo celebrado entre a produtora e um trabalhador.

11.fev.2011

STF - Suspenso julgamento sobre incorporação de auxílio-moradia a juízes classistas aposentados

O STF iniciou ontem, 10, a análise de processo em que a Associação Nacional dos Juízes Classistas da Justiça do Trabalho alega que juízes classistas aposentados pelas regras da lei 6.903/81 têm direito a receber auxílio-moradia concedido a juízes togados a partir de 2000. Até o momento, há três votos contra o pedido da entidade: do relator da matéria, ministro Gilmar Mendes, e dos ministros Dias Toffoli e Cármen Lúcia Antunes Rocha. O julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Marco Aurélio.