MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
18.nov.2010

Fórum de Nilópolis/RJ ganha Juizado Especial Cível virtual

A comarca de Nilópolis passa a contar desde ontem, 17/11, com um Juizado Especial Cível virtual. A solenidade de instalação da nova serventia foi presidida pelo presidente do TJ/RJ, desembargador Luiz Zveiter que estava acompanhado do juiz auxiliar da presidência Gilberto Abdelhay, da juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Marcela Assad Caram, e da juíza diretora do Fórum, Ana Carolina Villaboim da Costa Leite.

18.nov.2010

Presidente Prudente/SP ganha mais uma vara Federal

O presidente do TRF da 3ª região, desembargador Federal Roberto Haddad, instalou na última sexta-feira, 12/11, a 5ª vara Federal da 12ª subseção Judiciária, no município de Presidente Prudente. A cidade já contava com três varas federais mistas (que julgam processos cíveis e criminais) e uma vara de execução fiscal e agora passa a contar com mais uma vara Federal mista, que vai acelerar o andamento dos 30 mil processos em tramitação no Fórum.

18.nov.2010

STJ reconhece dever de ofício de procurador ao recorrer e afasta multa por litigância de má-fé

Quando o procurador, por dever de ofício, faz uso oportuno de recurso previsto em lei, ainda que para alcançar pretensão em sentido oposto ao que decidiram os tribunais superiores, não deve incidir a multa por litigância de má-fé. A conclusão é da 1ª turma do STJ, que atendeu a pedido apresentado em recurso especial pela Fazenda Nacional. A condenação é prevista no artigo 18 do CPC.

18.nov.2010

Ministro do STF suspende pagamento de danos morais por risco ao funcionamento de jornal

Ao conceder liminar na AC 2731, o ministro Ayres Britto, do STF, determinou a suspensão da execução de sentença que fixou em 300 salários mínimos o valor a ser pago pela Editora Jornal de Londrina S.A., por danos morais, em razão de publicação envolvendo denúncias contra um prefeito de Sertanópolis/PR, até o julgamento final do RE 631272. Nesse primeiro momento, o relator entendeu que o pagamento imediato do valor colocaria em risco o funcionamento do Jornal de Londrina.