MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
30.abr.2010

CNMP expede recomendação sobre atuação do MP na esfera cível

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público, CNMP, decidiu na sessão de ontem, 28/4, expedir recomendação às unidades do MP brasileiro sobre a atuação de promotores e procuradores nos processos cíveis. De acordo com a recomendação, os MPs devem editar atos que redefinam sua intervenção institucional, de modo que priorizem o planejamento e direcionem suas ações para as questões que tenham maior repercussão social.

30.abr.2010

Proibição do uso de expressões e símbolos dos Jogos Olímpicos de 2016 pelo COB pode parar na Justiça

O presidente do COB, Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, propôs alterações nas leis que regularão as Olimpíadas de 2016 para "exercer o domínio" sobre expressões e símbolos ligados ao evento. As mudanças nas normas legais, Ato Olímpico lei 12.035/09 e Lei Pelé 9.615/08 - irão ampliar a lista de expressões que não poderão ser livremente utilizadas até o final dos jogos de 2016. Caso a proposta seja aprovada, o uso de termos como "Olimpíadas" ou "Olímpico" ficará sujeito à autorização do COB, podendo exceder a ideia de domínio sobre a marca e ferir a liberdade de expressão e a atividade intelectual.

30.abr.2010

STF é contra revisão da Lei da Anistia por sete votos a dois

"Só o homem perdoa, só uma sociedade superior qualificada pela consciência dos mais elevados sentimentos de humanidade é capaz de perdoar. Porque só uma sociedade que, por ter grandeza, é maior do que os seus inimigos é capaz de sobreviver." A afirmação é do presidente do STF, ministro Cezar Peluso, último a votar no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ADPF 153, em que a Corte rejeitou o pedido da OAB por uma revisão na Lei da Anistia 6683/79.

30.abr.2010

Lançamento de obras da Direito GV

No próximo dia 3/5, a Direito GV promove coquetel de lançamento de toda a produção acadêmica e editorial da Escola durante 2009. São livros, revistas e cadernos especiais que reúnem pesquisas, estudos e reflexões empreendidos por professores, alunos, pesquisadores e colaboradores da instituição. Destaque para o livro "Construção de Um Sonho - Inovação, Métodos, Pesquisa e Docência", coordenado pelo professor Antonio Angarita e produzido por Diego Rafael Ambrosini e Natasha S. Caccia Salinas. O evento será na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista (rua 13 de maio, 1.947, Paraíso - São Paulo/SP), das 19h30 às 22h.

30.abr.2010

STJ - Justiça poderá dispensar defesa prévia em ação de responsabilidade civil

A 1ª seção do STJ considerou dispensável a notificação para defesa prévia em ação de responsabilidade civil de ressarcimento ao erário, mesmo quando precedida de inquérito civil para apuração de atos ímprobos. Entendimento a esse respeito foi pacificado, recentemente, conforme a Lei dos Recursos Repetitivos, lei 11.672/08 (clique aqui). O relator do recurso em questão, ministro Teori Albino Zavascki, afirmou que não se pode confundir a ação de improbidade administrativa com a ação de responsabilidade civil, para anular atos administrativos e obter o ressarcimento do dano correspondente.