MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
22.ago.2009

TJ/RS - Garantida nomeação e posse de aprovada em concurso público convocada, sem sucesso, por telefone e telegrama

Convocação inexitosa de aprovado em concurso público, por ausência de publicidade do ato administrativo, torna ineficaz a nomeação de outros candidatos com colocação posterior. Com o entendimento, a 3ª Câmara Cível do TJ/RS confirmou, na tarde de ontem, 20/8, decisão em MS. O Colegiado determinou a nomeação e posse da impetrante como Escriturária do Município de Cachoeirinha. Ela foi aprovada e obteve a 41ª colocação no concurso para o cargo, realizado em 5/11/06.

21.ago.2009

STF - Ministro Marco Aurélio suspende ação penal para garantir à defesa acesso ao conteúdo de escutas telefônicas

O ministro Marco Aurélio concedeu o pedido liminar feito no HC 99646 pelos advogados de A.L.C., réu numa ação penal baseada em provas obtidas por interceptações telefônicas. O motivo do HC é que a defesa não teve acesso aos dados sobre as escutas, como as datas em que foram autorizadas pela Justiça e quando foram gravadas. Na decisão, o ministro suspendeu o processo-crime que tramita na Justiça Federal do Rio de Janeiro no qual A.L.C é acusado de participar de um suposto esquema de venda de sentenças judiciais.

21.ago.2009

TJ/SP - Eleição reconduz desembargador ao Órgão Especial

O desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo reconduzido ontem, 20/8, como integrante do Órgão Especial do TJ/SP. Ele obteve 194 votos e foi reconduzido à vaga, uma vez que foi eleito em agosto de 2007 para um mandato de dois anos para o cargo. Armando de Toledo concorreu com o desembargador Jurandir de Sousa Oliveira que obteve 51 votos. Foram computados ainda 14 votos brancos e 7 votos nulos perfazendo um total de 266 votos.

21.ago.2009

STF - Mantido arquivamento de inquérito contra Mantega por injúria, calúnia e difamação

O Plenário do STF negou provimento, ontem, 21/8, a agravo regimental interposto contra decisão do ministro Carlos Ayres Britto de arquivar o INQ 2508, em que o desembargador Walter do Amaral, do TRF da 3ª região, formulava queixa-crime contra o então presidente do BNDES Guido Mantega, hoje ministro da Fazenda, e o então procurador do banco estatal, Antonio Carlos Ferreira, por injúria, calúnia e difamação.

21.ago.2009

STJ - Candidato a juiz garante curso de formação, mas eventual posse somente após decisão final

O candidato a juiz no Maranhão J. J poderá fazer o curso de formação para o ingresso na carreira da magistratura, mas está impedido de eventualmente tomar posse no cargo até o trânsito em julgado da decisão que permitiu a inscrição no curso. A decisão é do presidente do STJ, ministro Cesar Asfor Rocha, que deferiu em parte o pedido de suspensão de segurança feito pelo Estado do Maranhão.