MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
29.mai.2009

STJ - Escritório de advocacia garante pagamento de precatório alimentar antes dos demais

O STJ decidiu que o pagamento de qualquer parcela de créditos de precatório comum antes do integral pagamento de precatórios alimentares representa quebra da precedência estabelecida pelo artigo 100 da Constituição Federal em favor dos créditos de natureza alimentícia. Ao analisar um recurso em mandado de segurança, a 1ª Turma autorizou o sequestro de cerca de R$ 11 milhões correspondentes a um precatório alimentar em benefício de um escritório de advogados de São Paulo.

29.mai.2009

CCJ do Senado aprova revogação de dispositivo da CLT que representa discriminação contra a mulher

A CCJ aprovou a revogação de um dispositivo da CLT que representa discriminação contra a mulher. O artigo 792 da CLT, que permite aos maiores de 18 anos e menores de 21 anos e às mulheres casadas pleitearem perante a Justiça do Trabalho sem a assistência de seus pais, tutores e maridos, poderá ser definitivamente revogado. Como a Constituição veda discriminação entre os sexos, na prática o dispositivo da CLT já não vigora. Porém, formalmente, permanece na legislação.

29.mai.2009

Ministro nega recurso contra homologação de sentença estrangeira pelo STJ

O ministro do STF Celso de Mello negou seguimento a um agravo de instrumento - AI 650743, recurso por meio do qual a Têxtil União S/A tentava fazer chegar ao Supremo um Recurso Extraordinário que questionava homologação de sentença estrangeira, pelo STJ. A sentença obriga a Têxtil União S/A a pagar mais de US$ 900 mil à empresa suíça L'Aiglon S/A, por conta do descumprimento parcial de contrato de compra e venda de algodão cru.