MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
8.mai.2009

Senado vai examinar nomes para o CNJ

O presidente do Senado, José Sarney, leu em Plenário ofícios de tribunais superiores, da PGR, da OAB e de lideranças partidárias com a indicação dos novos integrantes do CNJ, que exercerão mandato de dois anos. Criado pela reforma do Judiciário, de 2004, o conselho é composto por 15 ministros de tribunais superiores, juízes federais e estaduais, advogados e procuradores, podendo haver uma recondução. Entre outras coisas, compete ao conselho examinar reclamações contra juízes.

8.mai.2009

JF absolve Miguel Ângelo Cançado, presidente da OAB/GO

O juiz federal Leão Aparecido Alves da 11ª vara Federal de Goiás proferiu sentença na ação penal que o MPF move contra o presidente da OAB/GO, Miguel Ângelo Cançado, e o ex-presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da Seccional, Eládio Augusto Amorim Mesquita. O juiz absolveu os dois por entender que não houve qualquer tipo de crime ou ato ilícito, resultando em atipicidade de conduta. Na sua sentença, o próprio juiz admitiu ter ele flexibilizado várias inscrições em concursos fora do prazo.

8.mai.2009

TST - Ambev é condenada por usar assédio moral para aumentar produtividade

A Terceira Turma do TST restabeleceu sentença que condenou a Companhia de Bebidas das Américas - Ambev a pagar indenização por assédio moral como forma de aumento de produtividade dos empregados. O ex-empregado autor da ação trabalhou na empresa como vendedor externo de bebidas e, durante esse período, relatou ter sido alvo de punições e espécies de castigos por parte de gerentes e supervisores, quando as metas de vendas não eram atingidas.

8.mai.2009

"Não se dá independência ao juiz pra ele ficar consultando o sujeito da esquina", afirma presidente do STF

"Não se dá independência ao juiz pra ele ficar consultando o sujeito da esquina". Essa independência serve para, eventualmente, "proteger o sujeito da esquina contra si mesmo", afirmou na manhã de ontem, 7/5, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, durante o seminário promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB sobre "A participação do Executivo na Composição dos Tribunais".