MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
29.abr.2009

STJ - Estado não pode recorrer contra pagamento preferencial de precatório a idoso

A Segunda Turma do STJ negou recurso em mandado de segurança ajuizado pelo estado de Goiás contra decisão que determinou pagamento preferencial de precatório. A decisão do presidente do Tribunal de Justiça goiano teve o objetivo de priorizar o pagamento a uma pessoa idosa de 89 anos e portadora de doença crônica. Os ministros negaram o recurso por entender que o estado de Goiás não tem interesse processual no caso, uma vez que a decisão não causa nenhum impacto nas contas públicas.

29.abr.2009

Governo do Rio devolve imóvel ao TJ/RJ e processo é extinto no CNJ

O Procedimento de Controle Administrativo (PCA nº 2009.10.00.001052-0) requerido pela Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio de Janeiro - ADPERJ, foi extinto pelo CNJ na sessão plenária de ontem, 28/4. O julgamento para decidir sobre a retomada do imóvel do Poder Judiciário usado pela Defensoria Pública do Estado foi prejudicado porque o Governo do Rio de Janeiro já havia devolvido ao TJ/RJ o imóvel localizado no Beco da Música, na Praça XV de Novembro, no Centro, sem que o CNJ tenha sido informado da decisão.

29.abr.2009

Presidente nacional da OAB diz que magistrados precisam trabalhar mais

Na abertura da terceira edição do projeto O povo quer saber, o presidente nacional da OAB, Cezar Britto, discutiu o tratamento dado pela Justiça a ricos e pobres Uma análise do sistema judiciário brasileiro sob os seus mais variados aspectos. Abrindo a terceira edição do projeto O povo quer saber, transmitido na manhã de ontem pela rádio O Povo/CBN, o presidente nacional da entidade dos advogados criticou a morosidade da Justiça e a briga entre os ministros do STF, propôs mudanças nos critérios de escolha dos membros da Corte e até cobrou que os magistrados do país trabalhem mais.

29.abr.2009

TJ/RJ - Detran terá que pagar R$ 5 mil de indenização a motorista que teve carro apreendido devido a clonagem

O Detran foi condenado a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais a um motorista que teve seu carro apreendido por falta de pagamento de multas relativas a infrações que não cometeu, já que seu veículo havia sido clonado. Segundo Emanoel Costa e Silva Filho, autor da ação, o fato foi comunicado à autarquia, que nada fez a respeito. A decisão é da 8ª Câmara Cível do TJ/RJ, que manteve a sentença da 14ª Vara de Fazenda Pública da Capital.

29.abr.2009

TJ/AL - Juiz Ricardo Jorge proíbe entrada de mais presos em penitenciárias da Capital

O juiz substituto da 16ª Vara Criminal de Maceió - Execuções Penais, Ricardo Jorge Cavalcante Lima, por meio da Portaria nº 03, proibiu a entrada de presos no sistema prisional da Capital, oriundos de delegacias e presídios da Capital e Interior, em virtude da superpopulação carcerária nas penitenciárias. O ato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 28/4, e levou em consideração a solicitação e as informações prestadas pela direção das Unidades Penitenciárias.