MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
13.mar.2009

Editora Abril vai indenizar juiz trabalhista por dano moral

A Editora Abril S/A vai indenizar o juiz trabalhista Vicente Vanderlei Nogueira de Brito em 50 salários mínimos (R$ 22.500,00) por dano moral decorrente de notícia publicada na revista Veja. A decisão unânime é da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça. Como direito de resposta, a empresa também deverá publicar um resumo da decisão do STJ no mesmo lugar, com a mesma dimensão e com a mesma letra utilizada na publicação incriminada.

13.mar.2009

Ministro nega liminar à CONSIF que questiona planos econômicos editados desde 1986

Por entender que não estão presentes o fumus boni iuris (a fumaça do bom direito) e o periculum in mora (perigo da demora), o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, negou liminar na ADPF 165, em que a CONSIF pede a suspensão do andamento dos processos, bem como dos efeitos de qualquer decisão judicial que tenham por objeto a reposição de alegadas perdas decorrentes dos planos econômicos baixados por diversos governos desde 1986.

13.mar.2009

Plenário arquiva queixa-crime contra ministros Ayres Britto e Marco Aurélio

O Plenário do STF arquivou uma queixa-crime (Inquérito 2699) na qual Carlos Frederico Guilherme Gama acusava os ministros Carlos Ayres Britto e Marco Aurélio, ambos do STF, de crimes contra a honra (difamação e injúria) durante o julgamento de um outro inquérito (Inq 2657). Na ocasião, os dois ministros haviam mencionado um parecer do Ministério Público Federal que, baseado em laudo técnico, informava ser Gama portador de doença mental.

13.mar.2009

Segunda Seção do STJ aprova duas novas súmulas

A Segunda Seção do STJ aprovou duas novas súmulas que, a partir de agora, servirão de parâmetro para futuros julgamentos. As súmulas 371 ("Nos contratos de participação financeira para aquisição de linha telefônica, o valor patrimonial da ação (VPA) é apurado com base no balancete do mês da integralização") e 372 ("Na ação de exibição de documentos, não cabe a aplicação de multa cominatória") foram relatadas pelo ministro Fernando Gonçalves e aprovadas por unanimidade.

13.mar.2009

AlfaSol divulga resultados do programa Rede Chevrolet de Educação Solidária

A Alfabetização Solidária, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que trabalha há doze anos pela redução dos altos índices de analfabetismo no país e pelo fortalecimento da oferta pública de Educação de Jovens e Adultos - EJA no Brasil, apresentou os resultados obtidos com o programa Rede Chevrolet de Educação Solidária - fruto de uma parceria inédita em conjunto com a General Motors do Brasil, por meio do seu braço social, o Instituto General Motors - IGM, e a Rede de Concessionárias Chevrolet.