MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
13.mar.2009

Justiça Federal de Ribeirão Preto abre ciclo de palestras com a apresentação do tema "Reflexões sobre a Constituição de 1998"

Foi realizada na manhã de ontem, no auditório da Justiça Federal de Ribeirão Preto, a abertura do V Ciclo de Palestras da Justiça Federal. O tema explanado na ocasião foi "Reflexões sobre a Constituição de 1988" e teve como palestrantes convidados o juiz federal substituto Alexandre Alberto Berno; o procurador do Estado de SP, Dirceu José Vieira Crysóstomo; e o professor da Unesp, José Carlos Tosetti Barruffini.

12.mar.2009

OAB ajudará comissão na elaboração de relatório de leis ultrapassadas

A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio criada para verificar o cumprimento das leis - Cumpra-se - terá a ajuda da OAB/RJ para elaborar um relatório contendo as normas estaduais que são inconstitucionais ou ultrapassadas. "Teremos pouco mais de um mês para a elaboração deste documento. Na nossa próxima reunião, no dia 15 de abril, vamos trazer este estudo para avaliação. Trabalhar em cima das leis existentes ao invés de criar mais será o principal objetivo deste colegiado", declarou o presidente da comissão, deputado Pedro Fernandes - DEM.

12.mar.2009

Às 17h continua a reunião sobre a ACP imposta pela OAB que visa bloquear os recursos da venda da Nossa Caixa ao BB para pagar precatórios

A OAB propôs e a presidente do TRF da 3ª região, desembargadora Marli Ferreira, acatou a realização de uma reunião de conciliação, reunindo a OAB, o governo do Estado e a Procuradoria Geral do Estado para uma audiência hoje, 12/3, às 10h, na tentativa de buscar uma solução negociada para a liminar obtida pelo Conselho Federal da OAB na Ação Civil Pública contra o governo paulista no sentido de bloquear os recursos decorrentes da venda da Nossa Caixa ao Banco do Brasil para pagar precatórios alimentares atrasados, ou seja, aqueles destinados à subsistência, caso de salários, vencimentos, proventos, aposentadorias, pensões etc.

12.mar.2009

CCJ aprova redução da lista de pessoas que têm direito à prisão especial

Pode perder o direito à prisão especial boa parte dos brasileiros que é favorecida por esse benefício. Ontem, 11/3, recebeu parecer favorável da Comissão de CCJ projeto (PLC 111/08), do Poder Executivo que retira da lista dos que podem usufruir de prisão especial pessoas com curso superior, padres, pastores, bispos evangélicos e pais de santos, além de cidadãos com títulos recebidos pela prestação de relevantes serviços - os inscritos no chamado livro do mérito, agraciados, por exemplo, com comenda presidencial. A matéria ainda vai a Plenário.