MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Todos somos consumidores, pelo simples fato de existir

Todos somos consumidores, pelo simples fato de existir

Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo. Em resumo, todos nós seres humanos somos consumidores, portanto somos parte do dia 15 vindouro: Dia Internacional do Consumidor.

Da Redação

sexta-feira, 13 de março de 2009

Atualizado em 12 de março de 2009 07:57


Consumo, logo existo

Todos somos consumidores, pelo simples fato de existir

Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo. Em resumo, todos nós seres humanos somos consumidores, portanto somos parte do dia 15 vindouro: Dia Internacional do Consumidor.

Origem

O Dia Internacional do Consumidor é comemorado no dia 15 de março em homenagem ao Presidente americano John Kennedy que, nesta data, em 1962, instituiu o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, através de mensagem especial enviada ao Congresso Americano sobre proteção aos interesses dos consumidores, anunciando os quatro direitos básicos do consumidor: informação, segurança, escolha e participação. Em 1985, a ONU chancelou tais diretrizes, concedendo-lhes legitimidade internacional.

Os anos 90 demonstraram a importância da defesa do consumidor em função da grande transformação econômica e tecnológica mundial. A globalização e a informática alcançaram todos os países indistintamente, levando cada vez mais informação sobre movimentos, direitos e acesso a produtos e serviços oferecidos à população. O movimento dos consumidores passou a se difundir em grande escala nos países em desenvolvimento com ênfase aos trabalhos preventivos e educativos, despertando o interesse pelos valores da cidadania.

O código brasileiro

A Constituição Federal de 1988 foi um marco da defesa jurídica do consumidor, consagrando-a como direito fundamental da pessoa humana. A lei 8.078/90 (clique aqui), nessa esteira, veio regulamentar a proteção a um grupo que estava desamparado, pois as relações entre fornecedor/destinatário final eram resolvidas, até então, no âmbito civil ou comercial.

O CDC foi fruto de uma expressa determinação constitucional que buscou preencher uma lacuna legislativa existente no Direito Brasileiro: a necessidade de elaborar normas que acompanhassem o dinamismo de uma sociedade de massas que se formou no decorrer do século XX.

Buscando alcançar esse objetivo, o Ministério da Justiça designou uma comissão de juristas para que elaborassem um anteprojeto de lei federal que mais tarde seria aprovado como o Código de Defesa do Consumidor. Tal comissão era presidida pela professora Ada Pellegrini Grinover e integrada por Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamim, Daniel Roberto Fink, José Geraldo Brito Filomeno, Kazuo Watanabe, Nelson Nery Júnior e Zelmo Denari.

Finalmente, o CDC foi promulgado em 1990, gerando importantes mudanças que, no decorrer dos anos 90 e na primeira década do século XXI, mudaram consideravelmente as relações de consumo, impondo uma maior qualidade na fabricação dos produtos e no próprio atendimento das empresas de um modo geral.

O consumidor hoje

Os consumidores de hoje são elementos ativos e determinantes das relações de consumo, que cada vez mais informado não aceitam passivamente qualquer condição que os prejudique. Resultado disso são as inúmeras reclamações registradas nos Procons - Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - de todo país.

Como seres ativos, o comportamento do consumidor serve como um balizador para decisões de investimento e formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas, segundo informa a Federação do Comércio do Estado de São Paulo – Fecomercio, que mensalmente apura, desde 1994, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor). O objetivo da pesquisa é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura.

Neste mês de março, apesar dos consumidores continuarem otimistas em relação ao futuro da economia, o ICC, medido pela Fecomercio, teve queda de 3,5% em relação ao mês anterior, registrando 128,2 pontos. O indicador continua apontando otimismo, considerando uma escala que varia de zero até 200, em que o pessimismo fica abaixo de 100 pontos.

Segundo o estudo da Fecomercio divulgado nesta terça-feira, os dados apurados nos últimos meses devem sinalizar uma tendência de redução da confiança. Em fevereiro, o ICC alcançou sua primeira alta após quatro meses de queda consecutiva, atingindo 132,9 pontos.

O Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que determina a percepção dos consumidores em relação à situação presente, caiu 10,1% no mês e perdeu, desde março do ano passado, cerca de 38 pontos, uma queda de quase 25%, situando-se agora em 115,8 pontos, o menor patamar desde outubro de 2005.

Já o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC) mostrou variação mensal positiva de 0,6%, registrando 136,4 pontos em março.

No que diz respeito à segmentação por renda, os consumidores que recebem mais de dez salários mínimos foram os principais responsáveis pela queda do ICEA, com baixa de 19,2%, chegando a 112 pontos.

Campeões de reclamação

Em pesquisa realizada pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor - Sindec, divulgada no início deste mês, os setores de cartão de crédito e telefonia foram os que registraram maior número de reclamações nos Procons em 2008.

O levantamento aponta que 11,1% das 724 mil reclamações registradas no ano passado foram de clientes de operadoras de cartão de crédito. Em segundo lugar está a telefonia móvel, com 10,8% das reclamações e, em terceiro, a fixa, com 10,3%.

Foram registrados também reclamações em relação a aparelhos de celular (8,4%), bancos (7,7%), financeiras (4,9%), distribuidoras de energia elétrica (2,7%), produtos de informática (2%) e cartão de loja (1,8%).

Do total de demandas, 34,9% são da área financeira, 27,5% de serviços essenciais, 26,2% de produtos e 8,3% de serviços privados. A maioria das reclamações (25,3%) é relacionada a cobranças indevidas. Em seguida estão queixas relacionadas a contratos (10,2%) e garantia (10%).



__________

____________


Promoção especial

Aproveite a comemoração do Dia Internacional do Consumidor e participe da promoção especial de Migalhas:

  • Concorra à obra "Inaplicabilidade do Código do Consumidor em Face da Previdência Fechada" (LTr - 158p.), de autoria de Maria da Glória Chagas Arruda. Basta clicar aqui para participar

Eventos

  • "Gestão da qualidade e o relacionamento com órgãos de defesa do consumidor" - clique aqui.

  • "Direito do consumidor - Temas atuais : Teoria e prática" - clique aqui.

  • "Curso de pós-graduação "lato sensu" - Direito das Relações de Consumo" - clique aqui.

Leia mais

  • 11/3/09 - Entidades querem regulamentação da publicidade de alimentos para crianças – clique aqui.
  • 11/3/09 - STJ mantém a validade de 90 dias para uso de cartões de celulares pré-pagos - clique aqui.
  • 9/3/09 - OAB denuncia omissão do sistema de portabilidade que prejudica consumidor clique aqui.
  • 08/03/2009 - Noiva que chega atrasada, com vestido desajustado, despenteada e com maquiagem mal feita será indenizada clique aqui.
  • 5/3/09 - TJ/MG - Juiz reduz taxa de juros de consumidor clique aqui.
  • 4/3/09 - MPF/SP pede que redes suspendam venda de brinquedos em lanchonetes clique aqui.
  • 4/3/09 - MP pede anulação de cláusulas abusivas em contrato de leasing do Itaú clique aqui.
  • 2/3/09 - Indenização por danos e ressarcimento em incidentes com cruzeiros – clique aqui.
  • 26/2/209 - TJ/MG condena empresa Hershey Brasil ao pagamento de 8 mil reais em razão de danos morais – clique aqui.
  • 17/2/09 - Migalhas de Carnaval : Responsabilidade das Agências de Viagens – clique aqui.
  • 14/2/09 - TJ/DF - Makro é condenado por dano moral a consumidor – clique aqui.
  • 13/2/09 - Procon de São Paulo entrega relatório das reclamações contra seguradoras – clique aqui.
  • 13/2/09 - STJ - Banco não pode cobrar taxas para emissão de extratos determinada pela Justiça – clique aqui.
  • 11/2/09 - TRF da 3ª região entende que colarinho do chope é parte integrante do produto – clique aqui.
  • 9/2/09 - STJ confirma indenizações de R$ 1 milhão para catarinenses contra fabricante de pneus – clique aqui.
  • 03/02/2009 - Blitz da OAB/SP constata que liminar não está sendo cumprida no Aeroporto de Congonhas – clique aqui.
  • 2/2/09 - OAB/SP faz blitz nesta segunda-feira para saber se liminar está sendo cumprida no aeroporto de Congonhas – clique aqui.
  • 31/1/09 - TJ/DF - Lojas Ponto Frio e Motorola respondem por defeito em aparelho celular vendido à consumidora – clique aqui.
  • 25/1/09 - TJ/DF - Prestação de serviço defeituoso obriga Net TV a indenizar consumidora – clique aqui.
  • 23/1/09 - OAB/SP obtém liminar inédita para aplicar multas imediatas a voos atrasados ou cancelados – clique aqui.
  • 22/1/09 - Bancos são multados em R$ 2 milhões por publicidade enganosa – clique aqui.
  • 15/1/09 - Regulamentada a norma sobre portabilidade de carências dos Planos de Saúde – clique aqui.
  • 13/1/09 - TJ/RS retira quaisquer responsabilidades do site MercadoLivre.com em relação aos danos causados pelos usuários que anunciam produtos no portal – clique aqui.
  • 13/1/209 - TRF da 1ª região mantém imposição de multa aplicada à Nestlé pela SDE do MJ – clique aqui.
  • 16/12/08 - Quem tem as contas em dia poderá vir a integrar o cadastro positivo de proteção ao crédito – clique aqui.
  • 8/12/08 - Call centers na mira da Justiça – clique aqui.
  • 5/12/08 - TRF da 1ª região - Empresas de telefonia poderão continuar utilizando provedores para o serviço de acesso à internet – clique aqui.
  • 4/12/08 - Senadores aprovam 'Projeto dos Sacoleiros' – clique aqui.
  • 3/12/08 - Novas regras dos call centers já na mira da Justiça – clique aqui.
  • 22/11/08 - TJ/MG - Laboratório indeniza por erro em exame – clique aqui.
  • 15/11/08 - STJ preserva idosos contra reajuste de plano de saúde em razão de mudança de faixa etária – clique aqui.
  • 15/11/08 - TJ/MG veta aumento de plano de saúde – clique aqui.
  • 15/11/08 - No DF, TAM é condenada a indenizar casal por "overbooking" – clique aqui.
  • 14/11/08 - CVC Tour terá que retificar propaganda de oferta de cruzeiros – clique aqui.
  • 13/11/08 - Câmara aprova exame de produto por consumidor no ato da compra – clique aqui.
  • 6/11/08 - TAC firmado com o MPF/SP obriga Catho a divulgar somente vagas disponíveis - clique aqui.
  • 4/11/08 - TJ/RS - Atraso na entrega de certificado obriga instituição de ensino a indenizar – clique aqui.
  • 4/11/08 - No RN, mais um banco é obrigado a revisar cláusulas contratuais – clique aqui.
  • 3/11/08 - No DF, juiz proíbe FNAC de cobrar taxa administrativa no cartão – clique aqui.

Leia mais - Artigos

  • "Cheque Sem Fundo, Prescrição e a Responsabilidade Civil por Omissão" -Alexandre Bittencourt Amui de Oliveira e Regiane Soares de Castro - clique aqui.
  • "Novidades na legislação tributária paulista em 2009 - ICMS e IPVA" - Júlio M. de Oliveira e Marcio Roberto Alabarce - clique aqui.
  • "Enorme exclusão ao direito à portabilidade e os limites da Resolução da ANS devem ser melhor debatidos pela sociedade, alertam advogados especialistas em Direito à Saúde" - Renata Vilhena Silva e Thiago Lopes de Amorim - clique aqui.
  • "Considerações sobre o funcionamento do SPC como Banco de Dados e sua abrangência nacional" - Mara Ruth Ferraz Ottoni - clique aqui.
  • "Algumas observações sobre a Nova Lei dos SACs" - Ricardo Motta - clique aqui.
  • "O consumidor e a rescisão dos contratos" - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui.
  • "A maioridade do Código de Defesa do Consumidor" - Arthur Rollo - clique aqui.
  • "Portabilidade de prazos de carência: como ficam os planos de saúde?" -Aureane Rodrigues da Silva - clique aqui.
  • "O lojista e o shopping" - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui.
  • "Nota Fiscal Eletrônica-NF-e, aspectos preventivos" - Demes Britto - clique aqui.
  • "Reflexos da crise financeira mundial na vida do cidadão comum" - Juliana Mancini Henriques - clique aqui.
  • "O consumidor verde" - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui.
  • "Da responsabilidade das agências de turismo" - Marcelo Palma Marafon - João Augusto Pires Guariento - clique aqui.
  • "A Regulamentação dos Serviços de Atendimento ao Consumidor – SAC" - Maximilian Fierro Paschoal e Pedro Paulo Barradas Barata - clique aqui.
  • "Lei define tamanho de letra para contratos de adesão" - Mateus Covolo - clique aqui.
  • "O impacto no controle dos contratos com as novas regras do Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC" - Walter Freitas e Cristina de Andrade Salvador - clique aqui.
  • "As empresas e o conceito de consumidor: possibilidade de enquadramento" - Liliane Fonseca Campos - clique aqui.
  • "Dia Mundial do Consumidor: é preciso ter foco no cliente!" - Maria Carolina M. S. Garcia - clique aqui.
  • "Responsabilidade objetiva do hospital: por que o CDC está certo" - Fabio Luís Sá de Oliveira - clique aqui.
  • "Comentários acerca da retenção de diplomas por inadimplência: Uma conduta flagrantemente ilegal" - André Brandão Fialho Ribeiro - clique aqui.
  • "O consumidor como protagonista" - Márcio Costa de Menezes e Gonçalves e Rafael Garcia Pereira Bellini - clique aqui.
  • "O consumidor e o fornecedor no Código de Defesa do Consumidor" - Eduardo de Oliveira Cerdeira - clique aqui.
  • "O direito de arrependimento nos contratos virtuais de consumo" - Patrícia Rosendo de Lima Costa - clique aqui.
  • "A maquiagem de produtos e sua repercussão nas relações de consumo" - Marcus Vinicius Fernandes Andrade Silva - clique aqui.
  • "Responsabilidade civil - cartão de crédito" - Carolina de Carvalho Guerra - clique aqui.
  • "Congresso de Defesa do Consumidor registra avanços, mas o empresariado ainda é a ausência sentida" - Ieda Maria Andrade Lima - clique aqui.
  • "Nota Fiscal Paulista – consumidores estão insatisfeitos com os créditos a que têm direito" - Flavia Kilhian Martin - clique aqui.
  • "Cartões de Desconto" - Felipe Hannickel Souza - clique aqui.
  • "A proteção do consumidor brasileiro no comércio eletrônico internacional" - Gustavo Brígido de Alvarenga Pedras e Desirée Lorraine Prata - clique aqui.
  • "Cobrança de juros antes da entrega de imóveis em construção" - Carlos Harten - clique aqui.
  • "Pirataria - A responsabilidade dos consumidores" - Marcos Lobo de Freitas Levy - clique aqui.
  • "O Código de Defesa do Consumidor não é aplicado na compra e venda de insumos agrícolas" - Celso Umberto Luchesi e Priscila Télio - clique aqui.
  • "O consumidor e o boicote" - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui.
  • "Arrependimento no CDC" - Antonio Pessoa Cardoso - clique aqui.
  • "A responsabilidade dos supermercados referente a estacionamento de veículos" - Gislaine Barbosa de Toledo - clique aqui.


___________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista