MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes
3.mar.2009

Direito GV participa de competição de arbitragem em Frankfurt

Dando prosseguimento às participações em competições internacionais, a Direito GV participa do "Frankfurt Investiment Arbitration Moot Court 2009", que começa amanhã e vai até o dia 06 de março. Orientados pelo professor e coordenador do Núcleo de Direito Global, Salem Nasser, a equipe enviada pela Direito GV é composta pelos alunos Gisela Mation e Daniel Tavela, do 5° ano. Em 2008, junto com Pedro Fida, eles conquistaram a primeira colocação na Competição de Mediação organizada pela CCI de Paris.

3.mar.2009

TRF da 3ª região implantou ontem precatório exclusivamente eletrônico

O TRF da 3ª região, com jurisdição sobre os estados de SP e MS, se prepara para ingressar definitivamente em uma nova era no que diz respeito ao trâmite de precatórios e requisições de pequeno valor (RPVs): desde ontem, 2/3, foi implantado o sistema PREC WEB, através do qual, as varas estaduais que atuam por competência delegada em processos de matérias relativas à jurisdição federal poderão encaminhar seus pedidos de pagamento nas demandas contra a União Federal e seus órgãos, eletronicamente, sem necessidade do uso do papel.

3.mar.2009

Posse no TST - Novo presidente defende reformas sindical e tributária

O presidente do TST, ministro Milton de Moura França, afirmou, em seu discurso de posse, ontem, 2/3, que é urgente a necessidade de reformulação do modelo sindical no país, assim como uma reforma tributária e nova regulação dos encargos sociais sobre o trabalho. Moura França também destacou ser imprescindível aprimorar o processo do trabalho, de forma reduzir a quantidade de recursos e melhorar a eficiência e a celeridade na Justiça Trabalhista.

3.mar.2009

Posse no TST - Ministro Ives Gandra avalia flexibilização trabalhista contra crise econômica

O ministro Ives Gandra Martins Filho admitiu que a flexibilização das leis trabalhistas pode ser uma das formas para enfrentar a crise econômica. A avaliação foi feita ontem, 2/3, durante o discurso de saudação à posse da nova Diretoria do TST, composta pelos ministros Milton Moura França (presidente), Oreste Dalazen (vice-presidente) e Carlos Alberto Reis de Paula (corregedor-geral da Justiça do Trabalho).