Segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

ISSN 1983-392X

Acidente aéreo

Tragédia: Ministro Teori morre em acidente aéreo

Avião de pequeno porte caiu na tarde desta quinta-feira, 19, no litoral do RJ.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Morreu nesta quinta-feira, 19, em um acidente aéreo, o ministro do STF Teori Zavascki. O ministro estava em avião de pequeno porte que caiu no litoral de Paraty/RJ; chovia forte na região no momento da queda da aeronave. O corpo foi resgatado na madrugada desta sexta-feira, 20. O velório e o enterro do Exmo. ministro deve ocorrer em Porto Alegre, conforme pedido da família. O filho do ministro confirmou nas redes sociais que Teori Zavascki estava a bordo:

O presidente Michel Temer e a presidente do STF, Cármen Lúcia, foram informados sobre o acidente. Cármen Lúcia havia acabado de chegar em Belo Horizonte, mas já está a caminho de Brasília. O presidente Temer decretou luto oficial de três dias.

Acidente

O aeroporto informou que o avião saiu de São Paulo e caiu a 2 km de distância da cabeceira da pista. De acordo com a FAB, quatro pessoas estavam a bordo. A assessoria de comunicação da Infraero confirmou ao G1 que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte. O dono e operador da aeronave é o hotel Emiliano, segundo informações de abril de 2016 disponíveis no Registro Aeronáutico Brasileiro.

Às 15h50, uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos estava se dirigindo ao local para apurar as causas do acidente.

Mortes

Além do ministro Teori, faleceram no acidente o fundador do Grupo Emiliano Carlos Alberto Fernandes Filgueiras (dono do avião); o piloto Osmar Rodrigues; Maira Lidiane Panas Helatczuk, massoterapeuta de Filgueiras, e a mãe de Maira, Maria Ilda Panas. Veja a nota divulgada pelo Grupo Emiliano:

"Informamos que as duas passageiras do avião que seguia para Paraty (19/01) eram Maira Lidiane Panas Helatczuk, 23 anos, e a mãe Maria Ilda Panas, 55. Maira era massoterapeuta e prestava serviço a Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, que passava por tratamento no ciático. Carlos Alberto convidou Maria Ilda, que segundo familiares passava férias em São Paulo e comemorava aniversário, em virtude do deslocamento da filha. Maria Ilda morava no Mato Grosso. O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos. E informa que está prestando apoio e informações aos familiares."

Biografia

Filho de Severino Zavascki e Pia Maria Fontana Zavascki, Teori Albino Zavascki nasceu em 15 de agosto de 1948 na cidade de Faxinal dos Guedes/SC.

Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 1972, integrou o TRF da 4ª região de 30/3/89 a 8/5/03, foi juiz do TRE/RS no período de agosto de 1991 a agosto de 1995. Atuou no STJ de 2003 a novembro de 2012, quando foi nomeado para o STF.

No Supremo, presidiu a 2ª turma no biênio 2014 – 2015 e destacou-se em vários julgados. Desde 2014, estava à frente dos processos relacionados à Lava Jato, como relator.

A mãe do ministro Teori faleceu no ano passado, em junho, aos 101 anos. Já a esposa do ministro, a juíza Federal Maria Helena Marques de Castro Zavascki, faleceu em agosto de 2013 após longa enfermidade.

leia mais

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes