MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Execução judicial é suspensa até decisão final em arbitragem
STJ

Execução judicial é suspensa até decisão final em arbitragem

Quantia está sendo questionada no juízo arbitral em embargos à execução e de terceiros.

Da Redação

quinta-feira, 2 de março de 2017

Atualizado às 07:58

O ministro Marco Bellizze, da 2ª seção do STJ, deferiu liminar em conflito de competência entre juízo estatal e arbitral, sobrestando processo de execução no qual o magistrado determinou levantamento de quase R$ 5 mi depositados em conta judicial.

O caso trata de uma cobrança na Justiça contra cinco incorporadoras imobiliárias, por alegadas dívidas de um contrato de construção de imóveis com cláusula compromissória arbitral.

Há dois processos em curso: a execução de título extrajudicial e o procedimento arbitral que já teve início perante o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, embora ainda não tenha havido a nomeação dos árbitros.

As incorporadoras alegaram, na Corte Superior, que a autorização de levantamento dos valores da conta judicial é "ato satisfativo da execução", podendo causar prejuízo por se tratar de "efetiva expropriação" da quantia que está sendo questionada ainda em embargos à execução e de terceiros, de competência exclusiva do juízo arbitral, além de esvaziar a utilidade do procedimento arbitral.

Prejuízo

Ao analisar o conflito, Marco Bellizze acolheu a tese das incorporadoras, concluindo pela possível prejudicialidade caso ocorra o levantamento dos valores antes da solução, pelo juízo arbitral, das questões pendentes.

"O procedimento arbitral foi instaurado para dirimir temas contidos em embargos à execução e de terceiro, cuja competência não é atribuída ao Juízo estatal que, embora possa processar a execução, deve aguardar a definição pelos árbitros - opção escolhida livremente pelo contratantes ao estipularem a cláusula compromissória arbitral -, das questões de mérito dos embargos, das atinentes ao título ou às obrigações ali consignadas (existência, constituição ou extinção do crédito) e das matérias que foram eleitas para serem solucionadas pela instância arbitral (kompetenz e kompetenz)."

De acordo com o ministro Bellizze, a decisão que será proferida pelos árbitros diz respeito exatamente ao débito buscado na execução. E, assim, "ao menos em princípio, o resultado do procedimento arbitral produzirá efeitos diretos sobre o prosseguimento da ação de execução".

O escritório SABZ Advogados atua na causa para a Agra e Agra Maligawa.

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...