Segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas

por José Maria da Costa

Quem fez foi (foram) eles?

quarta-feira, 1º de dezembro de 2010

dúvida do leitor

O analista judiciário Ricardo Abreu de Freitas Machado envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas :

"O Migalhas 1.832 começa com a seguinte frase: 'Quem fez mais sucesso no Carnaval foram os cartões corporativos.' Afinal, como fica a concordância com o uso do 'quem'? Posso dizer 'quem fez... foram...'? Grato."
envie sua dúvida


Quem fez foi (foram) eles?

1) Um leitor pergunta como fica a concordância do verbo com o uso de quem no seguinte exemplo: "Quem fez mais sucesso no carnaval foi (foram) os cartões corporativos"?

2) A indagação do leitor, num primeiro momento, pode ser respondida com facilidade: foi o cartão ou foram os cartões. O verbo concorda com cartão/cartões.

3) Em sequência, aproveita-se para seguir em explicação que parece bastante útil ao caso: entre as expressões fui eu que e fui eu quem, "não há que escolher: ambas são corretas".1

4) Com a primeira delas – fui eu que – o verbo seguinte concorda com o pronome pessoal reto que aí se encontra. Exs. I) "Fui eu que fiz..."; II) "Foste tu que fizeste..."; III) "Foi ele que fez..."; IV) "Fomos nós que fizemos..."; V) "Fostes vós que fizestes..."; VI) "Foram eles que fizeram...".

5) Com a segunda de tais expressões – fui eu quem – o verbo seguinte (i) pode concordar com o pronome pessoal reto, como no caso anterior, (ii) ou pode ficar fixo na terceira pessoa do singular. Exs.: I) "Fui eu quem fiz..."; II) "Fui eu quem fez..."; III) "Foste tu quem fizeste..."; IV) "Foste tu quem fez..."; V) "Fomos nós quem fizemos..."; VI) "Fomos nós quem fez..."; VII) "Fostes vós quem fizestes..."; VIII) "Fostes vós quem fez..."; IX) "Foram eles quem fizeram..."; X) "Foram eles quem fez..."

6) Com o quem, é muito comum a concordância na terceira pessoa do singular, principalmente quando se procede à inversão: I) "Quem fez fui eu..."; II) "Quem fez foste tu..."; III) "Quem fez foi ele..."; IV) "Quem fez fomos nós..."; V) "Quem fez fostes vós..."; VI) "Quem fez foram eles..."

7) Com essas ponderações, vejam-se as variações corretas do exemplo da consulta: I) "Foram os cartões corporativos que fizeram mais sucesso no carnaval"; II) "Foram os cartões corporativos quem fizeram mais sucesso no carnaval"; III) "Foram os cartões corporativos quem fez mais sucesso no carnaval"; IV) "Quem fizeram o maior sucesso no carnaval foram os cartões corporativos"; V) "Quem fez o maior sucesso no carnaval foram os cartões corporativos".

_____

1 Cf. BUENO, Silveira. Português pelo Rádio. São Paulo, Saraiva $ Cia., 1938, p. 48.

______

Manual de Redação Jurídica
José Maria da Costa

José Maria da Costa é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.