AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Código de Machado de Assis - Migalhas Jurídicas"
Lançamento

Lançamento da obra "Código de Machado de Assis - Migalhas Jurídicas"

Confira!

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Atualizado às 08:22

"'O Código de Machado de Assis' é diferente de tudo o que já foi publicado". Assim define o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, ao prefaciar a obra do jornalista e advogado Miguel Matos.

A obra lançada pela Editora Migalhas traz também a apresentação do ex-presidente José Sarney. Para ele, "o livro de Miguel Matos - Código de Machado de Assis: Migalhas Jurídicas -, sob o título talvez despretensioso, acumula um verdadeiro tesouro para o leitor que se interesse pelo Direito ou queira simplesmente saborear a obra de Machado e aprender a 'combinar as regras do direito universal com as do pátrio costume'."

Prefaciando o livro, o ministro Barroso acrescenta que "a despretensão, confessada modestamente pelo autor, não é capaz de encobrir a extensão, a profundidade e a riqueza da pesquisa, com sua característica inédita: localizar na extensa obra machadiana - romances, contos, poesias, crônicas e mais - cada migalha jurídica, documentando a influência que o Direito exerceu sobre o notável escritor." 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Na leitura da obra machadiana, Miguel Matos destaca a numerosa presença de advogados, desembargadores e bacharéis, entre outros diversos personagens do meio jurídico.

Focalizando esse prisma machadiano, o autor nos mostra que Machado de Assis era praticamente um jurista, valendo-se em diversas situações da linguagem jurídica para compor os enredos. 

A obra é como um Código jurídico, dividido em capítulos, artigos e incisos. 

O que encontrar

  • QRCode para uma melhor experiência do leitor com as imagens dos jornais antigos.
  • Relação de todos os personagens que têm alguma relação com o meio jurídico criados por Machado de Assis (juízes, promotores, estudantes, tabeliães, etc.)
  • Dados inéditos sobre a vida do pai de Machado de Assis e o nome (inédito também) do padeiro que teria ensinado Machado de Assis quando criança.
  • O livro soluciona o mistério da traição ou não de Capitu, em Dom Casmurro, a partir de uma pista jurídica deixada pelo escritor.  

Sobre o autor 

 Miguel Matos
Jornalista, advogado, especialista em Gestão da Comunicação (ECA/USP), criador e editor do portal jurídico Migalhas.






__________

Código de Machado de Assis - Migalhas Jurídicas

livrariamigalhas.com.br