INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.752

MIGALHAS nº 2.752

Quarta-feira, 9 de novembro de 2011 - Migalhas nº 2.752 - Fechamento às 11h21.

 

"Não há ordenado pequeno ou grande, senão comparado com a soma de trabalho que impõe."

Machado de Assis
(Clique aqui)

Toga em números

Migalhas realizou uma pesquisa nos TJs para verificar a quantidade de processos distribuídos recentemente. Com o trabalho, foi possível estipular a demanda jurisdicional aproximada dos desembargadores de cada Estado, bem como constatar como está a acessibilidade aos dados do Judiciário. (Clique aqui)

Cautela e caldo de galinha

CNJ estuda proibir PPP no Judiciário. (Clique aqui)

Berlinda

Elio Gaspari dedica sua coluna de hoje, publicada nos jornais Folha de S.Paulo e O Globo, ao Judiciário. A partir do exemplo de eventos esportivos da magistratura patrocinados por empresários e instituições, ele pontua que "a insensatez e o corporativismo jogaram a imagem do Judiciário no balcão da defesa de causas perdidas".

Promessa de ano novo

À imprensa, o ministro Peluso afirmou que a posse da ministra Rosa Weber deve ficar para o próximo ano, já que a aprovação do nome pelo Legislativo e a preparação da cerimônia podem levar mais tempo que os dias restantes até o recesso do Supremo, que começa em meados de dezembro.

"Em cada canto do Largo"

Antigamente, dizia-se que o conhecimento se adquire agindo como a abelha : há de se voar de flor em flor, selecionando o material necessário para constituir uma substância nova e homogênea. Para o advogado Antônio Sérgio Altieri de Moraes Pitombo, do escritório Moraes Pitombo Advogados, as bibliotecas são para os alunos como o campo florido para as abelhas. Por isso, é preciso que todos se reúnam, tal qual um enxame, em favor da biblioteca de Direito do Largo S. Francisco, uma colmeia, uma relíquia cultural. (Clique aqui)

USP

Depois da reintegração de posse da reitoria, estudantes da USP, em assembleia, decidem por uma greve imediata. Haja !

Bicho grilo

Em artigo do Estadão, o jornalista José Nêumanne informa a queda dos números da violência na USP nos quatro meses de presença da PM no campus : furtos de veículos caíram 92,3% ; sequestros relâmpagos, 87,5% ; roubos, 66,7% ; e delitos de lesão corporal, 77,8%. Ele também critica a atitude do reitor João Grandino Rodas de aceitar a exigência de anistia dos estudantes revoltosos : "desde que a escolha dos reitores passou a ser feita pelo voto de alunos, funcionários e professores, a politicagem vem sendo a moeda de troca que tem permitido esse tipo de baderna, nociva ao livre aprendizado e à pesquisa que a sociedade paga caro para manter em instituições como a USP".

Migalhas dos leitores - A globalização do campus

"Tenho meditado muito sobre a situação de nossos colegas do Campus Oeste (Butantã). Lembre-se que o Campus Butantã não é o único da USP. Existe o Campus Leste, o Campus Ribeirão Preto e o de que faço parte, que é o do Centro da cidade, mais exatamente no Largo S. Francisco. Li outro dia que na Cracolândia não entram nem a polícia nem os lixeiros. Por outro lado, na frente da minha Faculdade, mais exatamente no largo do Ouvidor, a noite vira dormitório daqueles despossuídos, cuja presença na praça do Patriarca não agrada o sr. Prefeito. Diga-se de passagem que a praça do Patriarca é muito mais apropriada para os despossuídos, porque possui aquela ampla cobertura criada pela então prefeita Marta. Meditando, assim, sobre a triste situação dos alunos e professores do Campus Oeste da USP, pensei numa solução global que a todos agradará : o sr. prefeito Kassab firmará convênio com o magnífico Reitor da USP, com o aval do sr. governador, que é o chefe supremo da PM, disponibilizando o Campus Oeste da USP aos frequentadores da Cracolândia (e junto com eles aqueles que dormitam no Largo do Ouvidor, impedindo nossa passagem noturna para o sagrado chopinho no Itamarati). Dessa forma, os membros da Cracolândia e sua filial do Largo S. Francisco mudar-se-iam para o Campus Butantã da USP, lá não penetrando nem a polícia, nem os lixeiros. Essa solução seria muito importante em atenção à Convenção Internacional da Diversidade Cultural, da qual o Brasil é signatário, de forma que os estudantes poderiam observar o que poderá acontecer com eles num futuro próximo e, talvez, os consumidores de crack venham a se interessar pelo estudo universitário, em decorrência desta proposta altamente dignificante. Nem se diga que os estudantes frequentadores do Campus Butantã da USP não querem em seu território livre esses outros espécimes, isso porque estudantes e professores não são índios e, portanto, não podem impedir a frequência em seu território de outras tribos. Em suma, crack para todos..." Newton Silveira - Prof. Dr. da Faculdade de Direito da USP

____________

Gramatigalhas

A leitora Selma Monteiro Santos envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Qual a extensão das mudanças na ortografia, para efeito de acentuação, no que tange aos encontros vocálicos: éi - ói - éu ou ei - oi - eu?"

Se você também quer saber o que pensa a respeito o dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

____________

Duplicidade de prazos

A 3ª turma do STJ decidiu que a regra da duplicidade de prazos prevista na lei 1.060/50 aplica-se ao serviço de assistência judiciária de instituição de ensino superior mantida pelo Estado, que patrocina seu cliente sob o benefício da Justiça gratuita. (Clique aqui)

Associação de moradores

O STF reconheceu a repercussão geral na possibilidade, ou não, de associação de proprietários em loteamento urbano exigir de moradores a ela não associados o pagamento de taxas de manutenção e conservação (clique aqui). Em setembro, a 1ª turma do STF já se debruçou sobre questão parecida. Na ocasião, os ministros acompanharam o relator, Marco Aurélio, no sentido de que associação de moradores não pode cobrar mensalidade de condôminos (clique aqui).

Prerrogativas

Com base no enunciado da súmula vinculante 14, o ministro Celso de Mello garantiu o acesso do advogado de defesa aos autos de um procedimento penal. (Clique aqui)

Corrupção

Um advogado catarinense foi denunciado por combinar o depoimento de duas pessoas em processo mediante promessa de doação de terras e de casa para moradia. (Clique aqui)

Ativismo ou humanismo judicial ?

Mesmo com decisão judicial para receber atendimento em UTI, um lavrador não foi atendido e faleceu. Agora, o juiz de Direito Gabriel da Silveira Matos, da 3ª vara de Juína/MT, quer que os responsáveis pela morte do trabalhador respondam criminalmente pela eventual omissão (clique aqui). O mesmo magistrado recentemente pediu intervenção das forças armadas para garantir atendimento a um menino com hidrocefalia (clique aqui).

Entrevista

Sobre ativismo ou judicialização, veja o que recentemente nos disse o professor Luís Roberto Barroso em visita à redação deste nosso vibrante matutino da mídia. (Clique aqui)

Migas

1 - STF julga hoje aplicação da lei ficha limpa. (Clique aqui)

2 - STJ - Honorários advocatícios não podem ser arbitrados em execução provisória. (Clique aqui)

3 - $$$ - Empresa é condenada a indenizar empregado em R$ 500 mil por falsas promessas remuneratórias e contratuais. (Clique aqui)

4 - TJ/RS julga improcedente ação de indenização por danos morais contra médica que receitou água benta e ajuda espiritual. (Clique aqui)

5 - JF mantém norma da Anvisa que proíbe venda de remédio controlado por telefone e internet. (Clique aqui)

6 - CNJ decide que pensionistas têm direito a cobrar de TJs valores devidos a magistrado. (Clique aqui)

7 - CNJ mantém provisoriamente em funcionamento a Central de Distribuição de Títulos e Documentos de SP. (Clique aqui)

8 - OAB/SP encaminha sugestões ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária para edição do Decreto de Indulto Natalino de 2011. (Clique aqui)

Trem-bala

O TRF da 1ª região suspendeu a decisão que impedia a licitação para o trem-bala, entre Campinas e RJ, enquanto não fosse concluída a licitação para as linhas rodoviárias interestaduais e internacionais de transporte coletivo de passageiros. O desembargador Federal João Batista Moreira afirmou que a licitação para o trem de alta velocidade não prejudica o andamento das licitações para as linhas de ônibus.

Porandubas políticas

Na coluna de hoje, veja as ponderações de Gaudêncio Torquato sobre as denúncias que pululam na Esplanada dos ministérios. (Clique aqui)

ONGs

Na Folha de S.Paulo de hoje, os advogados Rubens Naves e Thiago Lopes Ferraz Donnini, integrantes do escritório Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia, assinam artigo sobre a necessidade de levar  a sério os convênios firmados com ONGs como forma de respeitar o perfil constitucional desse tipo de ajuste enquanto verdadeiro instrumento de fomento. Caso contrário, com uma "onda de suspensão e encerramento de convênios, importantes demandas sociais deixarão de ser atendidas, uma vez que o Estado, sozinho, não terá como prestar os serviços necessários".

Arbitragem

A submissão de entes da Administração Pública, diretos ou indiretos, à arbitragem é o tema discutido por Ricardo Dalmaso Marques e Fernanda Dias de Almeida, integrantes do escritório Pinheiro Neto Advogados. A partir da lei mineira 19.477/11, eles pontuam ser preciso dar maior segurança ao parceiro privado e contribuir para a disseminação de uma verdadeira cultura arbitral no setor público. (Clique aqui)

____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará a partir de amanhã com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

____________

Publicação de peso

A InBook Editora, em parceria com o portal Migalhas, está lapidando um sofisticado projeto editorial que reunirá destacadas bancas do mercado jurídico. Valorosos nomes já integram o projeto, entre eles o de Faragone Advogados Associados. (Clique aqui)

Civilizalhas

Em 1992, o STJ editou a súmula 61, com o seguinte teor : "O seguro de vida cobre o suicídio não premeditado". Antes disso, o STF já havia editado a súmula 105, que prescrevia : "Salvo se tiver havido premeditação, o suicídio do segurado no período contratual de carência não exime o segurador do pagamento do seguro". Daí a importância da averiguação da premeditação do suicídio, tema abordado na coluna de hoje, pelo professor Adriano Ferriani, da PUC/SP. (Clique aqui)

Silogismo

Toda pessoa bem-sucedida é criminosa. O empresário tem sucesso. Logo, o empresário é criminoso. É com o intuito de questionar este raciocínio que o advogado Felipe Machado Caldeira, do escritório Luchione Advogados, expõe o fenômeno da busca por "criminosos poderosos", capitaneada por operações da PF. Para ele, trata-se de uma questão sociológica, pois ninguém mais se choca com a prisão do "criminoso pobre". (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Direitos do nascituro

"Excelente o artigo do dr. Sandoval (Migalhas 2.750 - 7/11/11 - clique aqui). Ficou muito nítido o direito do nascituro. Aguardo, com a elevada lucidez do doutrinador, uma complementação sobre o direito à vida do feto que é gerado sem cérebro ou parte dele." Oswaldo Rodrigues - OAB/SP 22.909

"Não adentrando no mérito sobre a procedência ou improcedência da ação movida pela Wanessa Camargo representando seu filho ainda em situação fetal, discordo da juíza que arquivou a ação do feto sob a justificativa de que ele ainda não possui compreensão para entender o dano para o qual se espera ressarcimento (Migalhas 2.750 - 7/11/11 - clique aqui). Seguindo no pensamento da juíza teríamos que arquivar todas as ações de danos morais em que são autores crianças de tenra idade, pois assim como o feto, essas também não tem discernimento suficiente para entender o dano a que foram vítimas, qualquer que seja ele. Com todo respeito, mas acredito que nem a referida magistrada acreditou muito na própria justificativa que deu para arquivar a ação, já que, pelo meu modo de entender, o que ela visou mesmo foi se ver livre da 'bomba', pois com o arquivamento da ação do feto, a mesma pode declarar a incompetência do seu juízo para análise das outras ações conjuntas." Sérgio Luis Durço Maciel

____________

  • Migalhas mundo

Itália

Nas capas dos jornais de hoje, a renúncia de Silvio Berlusconi agendada (!) para daqui a alguns dias. (MI - clique aqui)

Boom imobiliário

Mídia internacional repercute recorde de aluguel de escritórios em São Paulo no terceiro trimestre, evidenciando diminuição na oferta e um boom imobiliário que não dá sinais de desaceleração, segundo relatório da Cushman & Wakefield. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Embaixador

O diplomata Luis María Kreckler é o novo embaixador da Argentina no Brasil. (LA - clique aqui)

De ilegais a legais

Termina na Bolívia a "legalização" de mais de 70 mil veículos sem documentação. A medida foi criticada por se tratarem de carros roubados, mas as autoridades afirmam que "apenas" uns 805 estavam nas listas de roubados, inclusive do Brasil. (LA - clique aqui)

____________

IADF

O ministro Carlos Mário Velloso Filho, da Advocacia Velloso, foi eleito presidente do IADF - Instituto dos Advogados do Distrito Federal. (Clique aqui)

Crescimento

O advogado americano Gregory Barnett é o novo membro da equipe de serviços jurídicos internacionais do escritório Angélico Advogados. (Clique aqui)

CNMP

Senado aprova nomes para o CNMP : Cláudia Maria de Freitas Chagas, promotora de Justiça, Mario Luiz Bonsaglia, procurador da República, e Fabiano Augusto Martins Silveira, consultor legislativo.

Lauda Legal

Pequena mãozinha apoiada em mão maior, em tom sépia, a cor das recordações. Essa bonita e pertinente arte final que enfeixa a monografia "Guarda Compartilhada - Um novo modelo de responsabilidade parental" (5ª edição - 288p.), de autoria do professor Waldyr Grisard Filho, que Roberta Resende resenha em nossa seção livreira. Clique aqui e confira mais um grande título jurídico, oferecido a nossos leitores pela Editora RT - Revista dos Tribunais.

Fachadas

O prédio de dois andares, com formato quadrangular, é todo pintado de verde. Porém, o contorno de gesso branco na estrutura e nas janelas quebra o tom monocromático da banca de Ribeirão Preto/SP. A seção Fachadas celebra a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo. Para visualizar os detalhes ampliados, deslize o mouse sobre a imagem. (Clique aqui)

Fejeba

Em comemoração ao 38º aniversário de formatura, a Turma de 1973 ("Professor Alfredo Cecílio Lopes") da Faculdade de Direito do Mackenzie realizará, no dia 19/11, a partir das 13h, na Veridiana Higienópolis (rua Dona Veridiana, 661), a 23ª FEJEBA - Feijoada do Jereba, exclusiva para formandos daquela turma. Informações e adesões com os drs. Jeremias Alves Pereira Filho (Jereba), pelo telefone (11) 5573-9119 ou (clique aqui) ; Wanda Maria Costa Gomes Unti, (11) 3237-1200 e 9975-0710 ou (clique aqui), e Ricardo Freire Loschiavo, (11) 3285-2066 ou (clique aqui).

Baú migalheiro

Há 116 anos, no dia 9 de novembro de 1895, foi aprovado o regimento das custas da Justiça do DF. Como penalidades para a sua cobrança excessiva estabeleceu : a) prisão até 5 dias ; b) suspensão até 30 ; e c) restituição em tresdobro do que demais fosse recebido. (Decreto 2.162)

Sorteio

Inspirado no gênero do miniconto, João Ibaixe Jr. faz sua estreia como escritor com a obra "Diálogos Forenses" (Dobra Literatura - 86p.). Dois migalheiros serão premiados pelo autor, que hoje lança o livro na Livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509, SP), das 18h30 às 21h30. (Clique aqui)

Direto da Redação : Migalhas agradece ao advogado João Ibaixe Jr. pela gentileza de enviar um exemplar para nossa biblioteca.

Lançamentos

Hoje, a advogada Andréa Seco, sócia da banca Almeida Advogados, fará a palestra "A Arbitragem como Mecanismo de Solução de Conflitos", ocasião que ocorre também o lançamento do livro "Como fazer negócios no Brasil", do qual é coautora. O evento será em São Paulo (av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.681) às 16h30.

No próximo dia 29, o Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e o Grupo Almedina lançam seis obras jurídicas, frutos do estudo de alunos e professores da instituição. O evento será no campus Insper (rua Quatá, 300, SP), a partir das 18h30. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, os professores Paulo Osternack Amaral (do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados) e Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo (do escritório Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados) coordenarão um simulado de arbitragem, às 19h, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná. A atividade, que encerrará o curso de arbitragem "Aspectos teóricos e práticos da arbitragem", consistirá na resolução de um caso concreto por um painel composto por árbitros experientes, dentre eles Hermes Marcelo Huck e Eduardo Talamini.

"Regulação e Sustentabilidade" é o tema da palestra do professor e vice-diretor da FGV DIREITO RIO, Sérgio Guerra. A apresentação será feita amanhã durante o "Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade" e "III Fórum Brasileiro de Altos Estudos de Direito Público" que acontecem nesta semana em Curitiba/PR.

Evandro A. S. Grili, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, palestrará sobre "Vida e negócios na era das redes sociais - Riscos e oportunidades de se viver e trabalhar on-line", no dia 11/11, a partir das 16h30, durante o "5° Simpósio de Gestão em Unidades de Hemoterapia".

No dia 16/11, às 19h, o escritório Pedroso Advogados Associados realiza o "Fórum de Assuntos Trabalhistas". (Clique aqui)

O professor Clèmerson Merlin Clève, do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados, proferirá palestra sobre o tema "Mandato para os Tribunais Superiores e Forma de Escolha para o STF", durante a "XXI Conferência Nacional da OAB", no dia 23/11, em Curitiba/PR.

Concurso

A Rede de Ensino LFG já está com as inscrições abertas para o "3º Concurso de Bolsas de Estudo LFG". O prazo final para se inscrever é 28/11. Informações e inscrições, 0800-884-4800 ou clique aqui.

Participe

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil para os cursos : "Holding Familiar & Proteção dos Bens" (clique aqui), no dia 24/11, e "Blindagem Sucessória, Tributária, Societária e Patrimonial" (clique aqui), no dia 25/11.

Preparatório

Após aprovar 82% de seus alunos na primeira fase do exame de Ordem, o Complexo de Ensino Andreucci Proordem está com matrículas abertas para seus novos cursos preparatórios para a 2ª fase da OAB (V Exame Unificado), marcada para 4/12. (Clique aqui)

Congresso

A Comissão de Minas Gerais do IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial realizará o "Congresso 35 anos da lei das S.A." nos dias 24 e 25/11, a partir das 8h, no auditório do IBMEC/MG. Informações e inscrições : (11) 3255-0399 ou clique aqui.

Seminário

Semiótica jurídica é o tema do "10th International Roundtable for the Semiotics of Law - Intercultural Awareness in Legal Language". O seminário debaterá as diferentes formas de pensamento jurídico em um mundo marcado pela diversidade cultural. O evento será realizado pela FGV DIREITO RIO de amanhã a 12/11. (Clique aqui)

Conferência Nacional dos Advogados

Contagem regressiva para a "XXI Conferência Nacional dos Advogados", promovida pela OAB - Conselho Federal, que acontece de 20 a 24/11, na belíssima Curitiba/PR. O evento proporcionará aos participantes um leque abrangente de temas contemporâneos a serem debatidos, com especialistas brasileiros e estrangeiros. No centro das discussões "Liberdade, Democracia e Meio Ambiente". (Clique aqui)

Contabilidade

A FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras está com inscrições abertas para o curso "Contabilidade de Seguradoras e Entidades de Previdência", que acontece nos dias 21, 23 e 25/11, em SP. (Clique aqui)

Cursos

A AASP oferece vagas-cortesia para os cursos : "Prática Forense Previdenciária: Benefícios" (clique aqui), nos dias 22 e 23/11, e "Aspectos Atuais da Tutela de Urgência" (clique aqui), no dia 25/11.

Tributária

O curso "Responsabilidade tributária dos sócios : casos polêmicos", realizado pela EPD - Escola Paulista de Direito, acontece no dia 25/11. (Clique aqui)

Benefícios

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social promove o curso "Benefícios Previdenciários", com início em 26/11. (Clique aqui)

Contratos

No dia 29/11, começa a "12º Turma do Curso Técnicas de Elaboração de Contratos" realizado pelo Forum Cebefi, em SP. (Clique aqui)

Memória

Hoje, o Departamento de Direito da PUC-Rio realiza o "Seminário de Reflexão e Memória da Cultura Afrobrasileira : o Ano Internacional dos Afrodescendentes e a Resistência Política dos Negros no Brasil de Zumbi dos Palmares a Abdias Nascimento". O evento será no auditório FB8, Ala Frings, edifício da Amizade.

Oportunidades

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela FISCOSoft Editora para os cursos :

22/11 - "Temas Polêmicos de Processo Tributário" (clique aqui)
23/11 - "Lei Contábil - Novas Regras"
(clique aqui)
25/11 - "FCont e noções básicas do Sped Contábil"
(clique aqui)

Eventos

Confira os seminários promovidos pela Central Prática Educação Corporativa e concorra a vagas-cortesia :

22/11 - "Direito Eletrônico e o Ambiente Virtual - Atualidades e tendências" (clique aqui)
29 e 30/11 - "Incorporações e Loteamentos imobiliários - Aspectos práticos"
(clique aqui)
1º/12 - "Gestão Legal de Terceirização"
(clique aqui)

Parabéns

Evento : Joelma Peixoto é a ganhadora da vaga-cortesia do webprático "Setor Fiscal", realizado pela FISCOSoft Editora. (Clique aqui)

Evento : Clayton Rosa de Resende e Dolores Freitas Gomes da Silva Abrahão são os ganhadores das vagas-cortesia oferecidas pelo IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família para o "VIII Congresso Brasileiro de Direito de Família", de 13 a 16/11, em BH. (Clique aqui)

Lauda Legal : Maria de Lourdes da Rocha Pimenta, de Alagoinhas/BA, faturou a obra "Direito Processual Penal - Resumo dos tópicos mais importantes para concursos públicos" (Método - 199p.), de Pedro Ivo Gândra. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O título "Contraordem e Oposição no Cheque" (Atlas - 5ª edição - 172p.), de Carlos Henrique Abrão, vai para Samuel Luis da Silva, advogado em Pindamonhangaba/SP. (Clique aqui)

____________

Migalhas também é cultura !

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

CE/Tamboril
GO/Goiás
GO/Silvânia
MG/Espera Feliz
MG/São Benedito da Cachoeirinha
PA/Pacajá
RR/São João da Baliza
RS/Iraí
SC/Guabiruba
SC/Trombudo Central
TO/Arraias

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"U.N. Agency Says Iran Data Points to A-Bomb Work"

The Washington Post - EUA

"GOP poised to take over Virginia Senate"

Le Monde - França

"Premiers flottements dans la campagne de M. Hollande"

Corriere Della Sera - Itália

"Berlusconi annuncia le dimissioni"

Le Figaro - França

"Sarkozy profite du trou dáir de Hollande"

Clarín - Argentina

"Trabas en la venta de casas por los controles al dólar"

Público - Portugal

"Mercados financeiros afundam Berlusconi"

El País - Espanha

"Berlusconi promete dimitir cuando apruebe el ajuste dictado por la UE"

Die Welt - Alemanha

"Berlusconi kündigt seinen Rücktritt an"

The Guardian - Inglaterra

"In the end it was the euro that got him ... Berlusconi forced out"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Crise italiana se agrava e Berlusconi anuncia renúncia"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Crise faz Berlusconi renunciar"

O Globo - Rio de Janeiro

"Lupi: 'Duvido que Dilma me tire. Nem na reforma'"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Vítimas da crise"

Correio Braziliense - Brasília

"Acusador de Agnelo agora culpa distritais"

Gazeta do Povo - Paraná

"Tarifaço do Detran chega a até 271%"

Zero Hora - Porto Alegre

"ONU aponta uso militar de projeto nuclear do Irã"

O Povo - Ceará

"Desaparecidos: A cada mês, 8 adolescentes somem de casa"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Festa de primeira"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Telefônica
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier Bragança Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados 
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Lumbrales & Associados Sociedade de Advogados, R.L.
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IQPC Latin America - International Quality & Productivity Center
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR