INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.816

MIGALHAS nº 2.816

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012 - Migalhas nº 2.816 - Fechamento às 10h16.

 

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • De Luca e Advogados Associados

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Come pouco e ceia menos ainda que a saúde de todo o corpo se forja no estômago."

Cervantes

Top Chef

STJ lança concurso solidário de receitas no Facebook em parceria com a apimentada ministra Eliana Calmon. (Clique aqui

Figadal

Como nos contou outro dia Olavo Bilac (Migalhas 2.772) : "Já alguém disse que as decisões de muitos juízes dependem da qualidade do almoço que eles comeram antes de seguir para o tribunal. Um fígado que se congestiona, um estômago que não funciona com regularidade, um dente que dói, um calo machucado, podem ser às vezes a origem de erros judiciários terríveis..."

Para o alto, e avante

A terra do tico-tico no fubá recebeu nosso alado repórter. Com efeito, a fim de apresentar aos migalheiros mais uma comarca brasileira, dr. Pintassilgo pousou em Santa Rita do Passa Quatro/SP, cidade onde nasceu o compositor Zequinha de Abreu. Para acompanhar esta viagem em "high definition" basta, ao começar o vídeo, alterar o formato clicando no canto direito inferior da tela. Mude de "360p" para, ao menos, "720p". (Clique aqui)

Código Comercial

Em mais um lance do profícuo debate sobre o projeto de Código Comercial, a ágora migalheira é ocupada hoje por Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto, do escritório Lazzareschi Advogados. Entre inúmeros apontamentos, Lazzareschi assevera que o "o Projeto contém inovações inconcebíveis para o Direito Societário". É a seção "Migalhas de peso" acompanhando a evolução do Direito em tempo real. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Código Comercial

"Depois de ler, em Migalhas, os primorosos trabalhos de Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França tenho uma sugestão para resolver a confusão que vem a ser o texto proposto, mantidas as vaidades dos autores do projeto (Migalhas 2.815 - 14/2/12 - clique aqui). O novo Codex Comercial teria apenas dois artigos : 1º) No que não for regulado por este Código, aplica-se aos contratos comerciais e empresariais o Código Civil ; e 2º) Este Código entrará em vigor na data da sua publicação."  Alexandre Thiollier - escritório Thiollier e Advogados

Marinheiros de primeira viagem

MPF/GO dá parecer favorável às contas do Twitter que alertam sobre blitz. Com sensatez, o procurador Ailton Benedito ensina que "é irracional tentar impedir o fluxo de informações na internet". (Clique aqui)

Mídia

O governo vai definir o enquadramento legal para os sites noticiosos no país. Ministério das Comunicações e AGU discutem se a internet deve ser considerada um meio jornalístico, assim como emissoras de TV, rádio e jornais. Caso o parecer indique que a internet é um meio jornalístico, todo site do ramo deverá seguir as mesmas regras dos meios de comunicação tradicionais, inclusive a que limita a 30% o capital estrangeiro de empresas do setor.

Classificação indicativa

Se o julgamento da ADIn 2.404 proceder, a TV aberta poderá exibir cenas de sexo, drogas e violência a qualquer hora e dia da semana, informa a advogada Isabella Henriques, do Instituto Alana. A ADIn é contra o artigo do ECA que prevê sanções para emissoras que descumprirem regras de classificação indicativa. "Nem mesmo a garantia constitucional da liberdade de expressão é absoluta. E na discussão do presente caso há um flagrante confronto com a também constitucional garantia do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes." (Clique aqui)

Remuneração

De acordo com estudos do Datafolha, os jovens profissionais formados em Direito tiveram o menor aumento salarial em 2011 : 1,84%.

Novo Apoiador

Constituído em 1988, o escritório De Luca e Advogados Associados tem sua atuação voltada para as mais distintas áreas do Direito, abrangendo o contencioso judicial e administrativo. Capitaneada por Silvia De Luca, a banca tem como principal objetivo oferecer a seus clientes, por intermédio de um atendimento eficiente e personalizado, soluções seguras e consistentes na condução de seus negócios e litígios. Clique aqui e conheça o novo Apoiador de Migalhas.

Reforma política

OAB aprova dois projetos que integram a proposta de reforma política, discutida pela Ordem, para funcionamento dos partidos. Os projetos serão encaminhados ao Congresso. (Clique aqui)

Eleição da Ordem

Conselho Federal da OAB decide que advogados com mais de 70 anos devem votar nas eleições da entidade. Além disso, a diretoria do Conselho também designou cinco conselheiros Federais para integrar a "Comissão Eleitoral Temporária" que ficará encarregada de zelar pelo cumprimento da legislação e pela normalidade das eleições da entidade. A comissão será presidida pelo conselheiro Federal Ulisses Cesar Martins de Sousa e terá como integrantes os conselheiros Luiz Claúdio Silva Allemand, Francisco Anis Faiad, Orestes Muniz Filho e Manoel Bonfim Furtado Correia.

Cartórios

Provocado pela AASP, CNJ decide que usuários de cartórios de SP podem escolher onde querem fazer os registros de títulos e documentos. (Clique aqui)

Punição

O CNJ decidiu aposentar compulsoriamente o desembargador Roberto Wider, ex-corregedor do TJ/RJ. Ele é acusado de participação em esquema de favorecimento a empresários e tabeliães de cartórios. (Clique aqui)

Arquivado

A maioria dos conselheiros do CNJ julgou improcedente o PAD contra o desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, do TRE/AM. Moutinho era acusado de agir com parcialidade no julgamento de processos que envolviam interesses econômicos e políticos de seus familiares. (Processo: 0004057-42.2010.2.00.0000)

Oi

O MJ determinou que a operadora Oi pare imediatamente de agir de forma "anticompetitiva" no mercado de acesso à internet banda larga. (Clique aqui)

Joint venture

A BRF - Brasil Foods formou uma joint venture com a chinesa Dah Chong Hong para ter acesso à distribuição no mercado chinês e desenvolver a marca Sadia no país asiático.

Portos

Sancionada em 1993, a lei dos portos (8.630) instituiu a necessidade de licitação para operação portuária pelo setor privado e limitou o tempo de concessão em até 50 anos. Antes dela, os arrendamentos eram feitos sem leilão e podiam ser sucessivamente renovados. A Associação Brasileira de Terminais Portuários, que tem entre suas associadas empresas cujas concessões estão vencidas ou prestes a expirar, entrou na Justiça para que Agência Nacional de Transportes Aquaviários publicasse uma resolução - já aprovada por sua Diretoria - que permitisse a renovação dos contratos portuários anteriores à vigência da lei dos portos. O juiz substituto Bruno César Apolinário, da 3ª vara Federal do DF, concedeu a liminar. De acordo com o magistrado, não existe fundamento para procrastinação do início da vigência da resolução, uma vez que "o novo disciplinamento vem atender não apenas os reclamos da parte impetrante, mas sobretudo o interesse público". A Associação foi representada pelos escritórios Bottini & Tamasauskas Advogados e Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Recesso

"Caríssimos editores, sem prejuízo da boa intenção que possa ancorá-lo, não há motivos para comemorar o provimento 1.948/12 (Migalhas 2.815 - 14/2/12 - clique aqui). Primeiro pela imensa dúvida - para dizer o mínimo - quanto a se criar, por provimento de Tribunal estadual, férias e/ou suspensões de prazos processuais. Depois, e principalmente, porque as disposições constitucionais quanto à ininterruptibilidade da atividade jurisdicional, e à vedação de férias coletivas (CF, art. 93, inc. XII), não se contentam com a sua simples menção no texto do provimento. Precisam ser efetivamente respeitadas. Parece mesmo já haver um sentimento de culpa pela ofensa ao comando constitucional, que se estaria remediando com a alegação de seu cumprimento (art. 1º, § 2º '... de modo a garantir a adequação do atendimento e o caráter ininterrupto da atividade jurisdicional, de acordo com o disposto no art. 93, XII...'). Ou a atividade é ininterrupta ou é flagrantemente interrompida, por 18 dias, como determina o citado Provimento. São 18 dias de prejuízo à atividade jurisdicional. Período no qual magistrados e cartorários podiam estar trabalhando normalmente, inclusive para colocar 'em dia' o trabalho atrasado. E durante os quais os advogados também poderiam fruir de férias (a todos garantidas), desde que a suspensão de prazos (e não de todo o trabalho forense) fosse prevista em lei Federal. Desculpem pela rabugice ! Cordiais abraços do," Afranio Affonso Ferreira Neto - escritório Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados

Migas

1 - STJ decide que prazo de prescrição para indenização por danos decorrentes de acidentes aéreos é de cinco anos. (Clique aqui)

2 - TST - Empregado de banco postal não consegue enquadramento como bancário. (Clique aqui)

3 - TJ/SP cria comissão que irá auxiliar a presidência na área administrativa. (Clique aqui)

4 - Lei do município de Recife, que trata de segurança nos bancos, é constitucional. (Clique aqui)

5 - Decreto (57.783) paulista proíbe o uso de algemas em presas grávidas, durante ou no pós-parto. (Clique aqui)

Catálogo Jurídico

Destacadas bancas de advocacia estão relacionadas no Catálogo Jurídico do portal Migalhas. Em Fortaleza/CE, conheça o escritório Figueiredo, Montenegro & Silveira Advogados. (Clique aqui)

Porandubas políticas

O cenário eleitoral deste ano é apresentado, na coluna de hoje, por Gaudêncio Torquato. Conheça as estratégias de cada partido. (Clique aqui)

Civilizalhas

Inúmeras questões são abordadas pelo professor da PUC/SP, Adriano Ferriani, sobre os limites da resilição unilateral do contrato e o art. 473 do CC. (Clique aqui)

____________

Gramatigalhas

O leitor Wendell Alves envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Senhores responsáveis pelo Gramatigalhas: um dia me disseram que o correto seria usar a expressão 'inato', quando desejar atribuir uma qualidade a uma pessoa, como no exemplo: ele é um nadador inato. Contudo, verifiquei no dicionário que nato e inato são sinônimos. Posto isso, questiono: seriam corretas ambas as construções? Desde já, muito obrigado."

Se você também quer saber o que o dr. José Maria da Costa pensa a respeito desse assunto, então clique aqui.

____________

Especiais ?

Apesar dos juizados especiais julgarem causas de menor complexidade e terem limites de competência atribuídos por lei, o causídico Marcos Braid, do escritório Ulisses Sousa Advogados Associados, aponta que alguns juizados e tribunais locais insistem em determinar e permitir o processamento de execuções milionárias a título de astreintes, que podem se transformar em fonte de enriquecimento ilícito da parte. (Clique aqui)

Gratificação em extinção

A partir de março, a "gratificação por atividade no magistério" dos servidores públicos do quadro da Secretaria de Educação de SP será totalmente extinta. Ana Flávia Magno Sandoval, da Advocacia Sandoval Filho, explica que aposentados com direito à paridade e pensionistas que ainda não ingressaram com ação judicial podem requerer os valores atrasados. (Clique aqui)

____________

  • Migalhas mundo

OPEN

A discussão da vez é o OPEN - Online protection & enforcement of digital trade act, PL proposto mês passado nos EUA que pretende punir sites dedicados à pirataria. (MI - clique aqui)

Avon

Chega ao júri dos EUA o caso de corrupção de executivos da Avon na China. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

Voos

Na Colômbia, dizem que as demoras e cancelamentos de voos estão com os minutos contatos. Em abril, entra em vigência lei que estabelece punição para as empresas aéreas. (Clique aqui)

___________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

___________

Carnaval

O município de Mariana/MG está proibido de realizar qualquer evento carnavalesco no núcleo histórico da cidade. Decisão liminar do juiz de Direito Alexsander Antenor Penna Silva, da 1ª vara Cível, considerou o notório valor inestimável do patrimônio histórico da cidade, argumentando que permitir a concentração da realização das festividades carnavalescas poderá trazer prejuízos irreparáveis.

Carnaval - II

Portaria disciplina participação de crianças e adolescentes no Carnaval de Rio Branco/AC. (Clique aqui)

TJ/RS

A partir de 5/3, o expediente no TJ/RS e nos foros do Estado funcionará de forma ininterrupta das 9h às 18h. A determinação consta na ordem de serviço 1/12 do Órgão Especial.

TJ/SP

Maria Olívia Pinto Esteves e Juvenal José Duarte tomaram posse como desembargadores do TJ/SP.

Inadimplência

Uma empresa propôs ação de busca e apreensão de uma máquina de bordar eletrônica, no valor de aproximadamente R$ 113 mil, pois a adquirente quitou apenas 11 das 15 prestações. Em 1a instância, o feito foi julgado antecipadamente improcedente. Inconformada, a empresa recorreu e o TJ/PR anulou a sentença. O desembargador Mario Helton Jorge considerou que os documentos da ré para comprovar o pagamento integral não eram claros o suficientes, uma vez que existiam títulos com números idênticos a comprovar o pagamento de mais de uma parcela. Atuou no caso pela empresa autora o escritório Gaiofato Advogados Associados. (Clique aqui)

Lauda Legal

Com fundamento no princípio da confiança que deve reger as relações entre particulares, o autor João Ricardo Brandão Aguirre delimita os efeitos jurídicos das informações, conselhos e recomendações entre particulares. Clique aqui e conheça a monografia "Responsabilidade e Informação" (220p.), mais um grande título da Editora RT - Revista dos Tribunais. Depois de ler o texto de Roberta Resende, acione o clique da sorte e fique torcendo pelo exemplar sorteado.

Nova sócia

A advogada Mariângela Tomé Lopes é o nova sócia do escritório Saad Gimenes Advogados Associados.

Fachadas

Pelas grades é possível ver uma antiga construção que abriga o escritório de Uberlândia/MG. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Comemoração

A OAB/PR celebra 80 anos. A solenidade de comemoração ocorre hoje, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Marcada por homenagens, a cerimônia também contará com a sessão de jubilamento para advogados que completaram 50 anos ininterruptos de advocacia.

Preito

Conforme noticiamos no dia 1º de fevereiro, faleceu, em Recife/PE, o ministro Djaci Falcão, por 22 anos ministro do STF, e seu presidente, bem como presidiu o TSE. Carreira notável, foi juiz substituto no interior de Pernambuco, alçado depois ao TJ/PE e TRE/PE, chegando ao sobranceiro posto do mundo jurídico pátrio, a presidência do STF. O STJ prestou significativa homenagem a esse saudoso grande magistrado, na oportunidade falou o ministro Cesar Asfor Rocha, em nome da Corte, e o advogado Roberto Rosas, em nome da OAB.

Missa

Acontece hoje, às 12h, a missa de 7º dia em sufrágio da alma da advogada e procuradora Municipal de SP Maria Carolina Galvão Barbosa (OAB/SP 60.609), na Igreja de São Francisco (Largo S. Francisco). Formada pelas Arcadas (Turma de 1980) era filha do saudoso advogado Raimundo Paschoal Barbosa.

Falecimento

Faleceu na última segunda-feira, aos 98 anos, o desembargador do TJ/SP Ítalo Galli. Natural de Monte Azul Paulista, foi juiz em Apiaí, São José do Rio Pardo e da 17ª vara Criminal de SP. Foi também vice-presidente do TACrim.

Baú migalheiro

Há 65 anos, no dia 15 de fevereiro de 1947, a lei 21 concedeu aos magistrados do DF (desembargadores, juízes de Direito e substitutos), que contassem mais de 10 anos de serviço no respectivo tribunal ou respectiva entrância, ou mais de 20 anos de serviço público, o acréscimo de 25% sobre os seus vencimentos ; e mais 15% aos que contassem mais de oito anos de função no tribunal ou na entrância, ou mais de 15 anos de serviço público.

Sorteio

De autoria de Grégore Moura, o livro "Do Princípio da Co-culpabilidade" (Impetus - 151p.) estuda o princípio da coculpabilidade no Direito Penal. Concorra ao exemplar, presente do autor. (Clique aqui)

Agradecimento

Ao advogado José Horácio Halfeld Resende Ribeiro, nosso muito obrigado pelo exemplar da "Revista de Direito Bancário e do Mercado de Capitais - RDB" que já integra a biblioteca migalheira.

Lançamento

No próximo dia 2, a Editora Fórum lança a obra "O Futuro do Processo Civil no Brasil - Uma Análise Crítica ao Projeto do Novo CPC", coordenada por Fernando Rossi, Glauco Gumerato, Luis Eduardo Mourão, Jefferson Guedes e Lúcio Delfino. O evento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073, SP), das 18h30 às 21h30.

Migalhíssimas

Heloisa Estellita, do escritório Toron, Torihara e Szafir Advogados e professora da Direito GV, palestrará durante a "10ª Conferência sobre Arbitragem e Contencioso Internacionais" em painel sobre "Persecução transnacional : o papel de promotores, reguladores e advogados de defesa" juntamente com Eric Bustillo (Securities and Exchange Commission), Rebekah Poston (Squire Sanders) e Matthew Menchel (Kobre & Kim). O evento é organizado pela International Law Section da Florida Bar nos dias 23 e 24/2, no J. W. Marriot Marquis de Miami, Flórida. (Clique aqui)

No dia 27/2, Dan Kraft, do escritório Homero Costa Advogados, será um dos palestrantes do debate "Inovação e Simplificação no Direito : Interseções possíveis entre o Brasil, Canadá e a Europa" durante evento na universidade FUMEC. Inscrições no dia do evento ou por e-mail (clique aqui).

Inglês Jurídico e Tutoria Linguística

A advogada e professora Clarice Dall'Agnol Casado ministra cursos de Legal English, Business English, Grammar e Conversation em escritórios de advocacia, empresas ou via Skype. Também presta serviços de tutoria linguística. Informações pelo telefone (11) 8558-4545 ou por e-mail (clique aqui).

Pós-graduação

A Universidade Nove de Julho - UNINOVE oferece mais de 100 cursos de pós-graduação lato sensu e MBA em diversas áreas, incluindo Direito, para que as exigências do mercado de trabalho sejam superadas. (Clique aqui)

Constitucional

O Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP está com inscrições abertas para a pós-graduação "Direito Constitucional". (Clique aqui)

Penal Econômico

A Escola de Direito do Brasil - EDB está com matrículas abertas para o curso de especialização em "Direito Penal Econômico e da Empresa", sob a coordenação acadêmica de Gilmar Ferreira Mendes e Fernando Castelo Branco. As aulas começam no dia 12/3. (Clique aqui)

Cursos

Concorra a vagas-cortesia para os cursos promovidos pela FISCOSoft Editora : "Formação do Preço de Venda : O Impacto dos Tributos Indiretos" (clique aqui), no dia 25/2, e "INSS na Construção Civil" (clique aqui), no dia 6/3, ambos em SP.

Conhecimento

O curso "O Processo de Conhecimento" promovido pela AASP acontece nos dias 28 e 29/2; 1, 6, 7 e 8/3. (Clique aqui)

Gestão

A BHS Eventos Jurídicos e Consultoria promove, no dia 29/2, o curso on-line "Gestão da Produção Jurídica e Administrativa". Concorra a vagas-cortesia. (Clique aqui)

Palestra

Estão abertas as inscrições para a palestra "As alterações substanciais sofridas pela lei 6.404/76 : para onde caminha o Direito Societário ?" que acontece no dia 29/2, das 19 às 22h, na PUC-Rio, unidade do Centro.

Eventos

A Central Prática Educação Corporativa promove os eventos "Fusões e Associações em Sociedades de Advogados" (clique aqui), no dia 29/2, e "Propriedade Intelectual e o Contrato de Trabalho" (clique aqui), no dia 6/3, ambos em SP. Concorra a vagas-cortesia.

Criminais

Estão abertas, até o dia 2/3, as inscrições para o "Laboratório de Ciências Criminais - 11ª edição", oferecido pelo IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais. As aulas começam no dia 19/3. (Clique aqui)

Responsabilidade

No dia 2/3, a Sodepe Brasil promove o curso "EIRELI - A Nova Empresa Individual de Responsabilidade Limitada", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Previdenciário

Concorra a uma vaga-cortesia para o "Seminário de Direito Previdenciário", oferecida pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP, no dia 10/3, em Ribeirão Preto/SP. (Clique aqui)

Desconto

Até o dia 25/2, a EPD - Escola Paulista de Direito concederá R$ 1.000,00 de desconto no valor dos cursos de pós-graduação nas áreas do Direito e R$ 600,00 de desconto para matrículas efetuadas até 17/3. Informações pelo telefone (11) 3273-3600 ou por e-mail (clique aqui).

Campeões

Lauda Legal : Geovane Lopes de Oliveira, advogado em Juiz de Fora/MG, ganhou a obra "A crucificação e a democracia" (Saraiva - 155p.), de Gustavo Zagrebelsky. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O livro "Direito Municipal Brasileiro" (Forense - 5ª edição - 397p.), de Nelson Nery Costa, vai para Carlos Antonio Scheffel, de São Francisco do Sul/SC. (Clique aqui)

____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Ibirapitanga
BA/Santa Maria da Vitória
MG/Jequitibá
MG/Três Marias
MT/Cotriguaçu
PA/Almeirim
PA/Mungaba
PA/Santana do Araguaia
PI/Gilbués
PR/Terra Rica
RJ/Duas Barras
RS/Constantina
RS/Getúlio Vargas
RS/Nova Prata
SC/Anchieta
SC/Campos Novos
SC/Correa Pinto
SC/Otacílio Costa
SP/Cosmorama
SP/Bom Retiro da Esperança
SP/Neves Paulista

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Tentative Deal Preserves Cut in Payroll Tax"

The Washington Post - EUA

"China barred a top U.S. diplomat"

Le Monde - França

"L'appel au 'peuple' credo du candidat Sarkozy"

Corriere Della Sera - Itália

"Arrivano i redditi dei ministri"

Le Figaro - França

"Hollande provoque la colère Mélenchon"

Clarín - Argentina

"Llega al 150% el aumento real para los legisladores"

Público - Portugal

"Governo quer mobilidade sem restrições na função pública, mesmo para outras cidades"

Die Welt - Alemanha

"Deutsche Professoren sollen mehr verdienen"

The Guardian - Inglaterra

"Official papers expose risks of health reforms"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Obama quer ouvir Dilma sobre Irã"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Empresa liga jogo suspeito da seleção a chefe da CBF"

O Globo - Rio de Janeiro

"Marcos Valério é o primeiro condenado do mensalão"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Vendem-se projetos de lei"

Correio Braziliense - Brasília

"Ficha limpa no STF sela destino de Roriz"

Gazeta do Povo - Paraná

"Marcha lenta"

Zero Hora - Porto Alegre

"Previsão de chuva traz otimismo ao campo"

O Povo - Ceará

"Fiscalização mais intensa no Carnaval"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Galo chega e muda o Recife"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Telefônica

Escritórios :

· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial 
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros 
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.
· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Page Personnel
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão

_____________

Clique aqui

para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR