INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.308

MIGALHAS nº 3.308

Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 - Migalhas nº 3.308 - Fechamento às 9h16.

"Se às vezes à primeira vista se acha translúcido um dispositivo, é pura impressão pessoal, contingente, sem base sólida."

Carlos Maximiliano

Prazos

A 1ª turma do STF vai decidir data efetiva de contagem de prazos no STJ. O tema aportou no Supremo por conta da resolução 8/07 do STJ, que instituiu o DJ-e. A redação da norma é um pouco truncada e, de fato, cria desde 2007 um imbróglio para os causídicos. (Clique aqui)

Clareando as ideias

Ainda sobre a clareza das normas, os leitores migalheiros certamente se lembram do conhecido brocardo jurídico : "in claris cessat interpretatio". Ou em vernáculo : "lei clara não carece de interpretação". Será verdadeiro este axioma, tantas vezes repetido ? Ouçamos o autor da frase que abre esta edição :

"Que lei é clara ? É aquela cujo sentido é expresso pela letra do texto. Para saber se isto acontece, é força procurar conhecer o sentido, isto é, interpretar. A verificação da clareza, portanto, ao invés de dispensar a exegese, implica-a, pressupõe o uso preliminar da mesma. Para se concluir que não existe atrás de um texto claro uma intenção efetiva desnaturada por expressões impróprias, é necessário realizar prévio labor interpretativo."

Seguro

"Errar é humano" e, por isso, "é melhor prevenir que remediar". As máximas também se aplicam aos escritórios de advocacia, que, para não arcar financeiramente com possíveis erros e/ou omissões profissionais na prestação de serviços jurídicos, podem contratar um seguro de responsabilidade civil profissional, cuja apólice garante a indenização pelos danos causados aos clientes. Saiba o que seguros como esse costumam garantir. Afinal de contas, "o seguro morreu de velho". (Clique aqui)

Novo CPC

Câmara aprova emenda ao novo CPC (PL 8.046/10) que impede o bloqueio de contas e investimentos bancários em caráter provisório. Só será autorizado o confisco depois que o acusado for condenado. (Clique aqui)

Mudanças

Das dezenas de destaques apresentados ao novo CPC, seis já foram analisados. Confira. (Clique aqui)

Caso Lusa

Conflito relativo ao rebaixamento da Lusa no Campeonato Brasileiro chega ao STJ. (Clique aqui)

Competência

STF retoma amanhã o julgamento do RExt 459.510, que discute a competência para julgar ação penal decorrente da redução de uma pessoa à condição análoga à de escravo. A Corte analisa se cabe à JF julgar os crimes praticados contra a organização do trabalho, bem como as infrações penais praticadas contra interesse da União.

Espólio

A 4ª turma do STJ negou pedido de pensão alimentícia de Suzane Richthofen. Por unanimidade, os ministros entenderam que a obrigação alimentar do espólio só pode ser invocada se estabelecida anteriormente ao falecimento do autor da herança, por acordo ou sentença judicial. (Clique aqui)

Search

Google não deve remover notícias sobre desembargadores do TJ/RJ. Provedor não tem responsabilidade por conteúdo ofensivo listado em sua busca. Decisão é da desembargadora Tereza Cristina Sobral Bittencourt Sampaio, da 27ª câmara Cível do TJ/RJ, em agravo de instrumento contra decisão que determinou a retirada das informações. (Clique aqui)

Programa de TV

A 1ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou sentença que havia condenado a TV Vale do Paraíba por plágio. De acordo com o desembargador Rui Cascaldi, os formatos dos programas televisivos não podem ser considerados como obras "inventivas, originais, exclusivas". (Clique aqui)

Di Cavalcanti - I

Órgão Especial do TJ/RJ confirmou, por unanimidade, decisão que permite que o Centro Cultural do Banco do Brasil e o Museu de Arte Moderna exponham as obras de Di Cavalcanti sem a autorização de Dalila Bogado Pedreira, amiga do pintor que alega ter os direitos sobre o acervo do artista. (Clique aqui)

Di Cavalcanti - II

Ainda sobre a obra de Di Cavalcanti, ontem, a 15ª câmara Cível do TJ fluminense reverteu decisão que condenava a Editora Record a indenizar Elisabeth Di Cavalcanti Veiga, herdeira do pintor, por supostas inserções indevidas das obras de seu pai nos livros de Jorge Amado. A câmara considerou que não houve violação dos direitos autorais. A editora foi representada pelo escritório Décio Freire e Associados. (Processo: 0025519-91.2008.8.19.0001)

Cerceamento de defesa

A JF de Brasília anulou parcialmente quatro acórdãos do TCU que determinavam a instauração de tomada de contas especial em uma entidade filantrópica. De acordo com a defesa da entidade, capitaneada pelo escritório Covac - Sociedade de Advogados, não houve perícia durante processo administrativo que gerou a decisão do TCU.

Plano de saúde

A Amil está proibida de reajustar as mensalidades do plano de saúde contratado pelos filiados à associação dos docentes da UnB, em razão da mudança de faixa etária dos beneficiários. Decisão é da 2ª turma Cível do TJ/DF. O escritório Alino & Roberto e Advogados atuou na causa pela ADUnB. (Clique aqui)

Novela em Migalhas

Houve sim, em um primeiro momento, certa mágoa no coração de Adelaide ao conhecer a própria origem. Pouco tempo passado, contudo, enxergou a solução : estava livre para viver o amor que nutria por Frederico ! Sem mais delongas, puseram-se os jovens a trabalhar por seu destino. Segure-se, leitor, que para o capítulo de hoje está reservada muita ação ! (Clique aqui)

Civilizalhas

Na coluna de hoje, o professor Adriano Ferriani analisa a fiança na locação de imóvel e o PL 408/08. A proposta pretende tornar impenhorável o imóvel residencial do fiador de contrato de locação de bem imóvel urbano. (Clique aqui)

Porandubas políticas

A corrida eleitoral começou. Para Gaudêncio Torquato, as ferramentas e suportes de guerra devem ser usadas de maneira harmoniosa para que as campanhas sejam eficientes e eficazes. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Advogado devedor de alimentos consegue direito a prisão especial. (Clique aqui)

2 - PR - HSBC deve indenizar em R$ 67,5 mi por investigar empregados doentes. (Clique aqui)

3 - GO - Homem com impotência conquista direito a implante de prótese peniana. (Clique aqui)

4 - CNJ - Quatro servidores do TJ/MA serão demitidos por envolvimento em fraudes na distribuição de processos judiciais do fórum de São Luís. (Clique aqui)

5 - PL 1.005/13 - Define jornada de trabalho e remuneração dos conciliadores e mediadores no Estado de SP. (Clique aqui)

_____________

Gramatigalhas

O leitor Eduardo Marcilio da Silva envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Caro professor, minha dúvida é em relação sobre o uso da preposição 'sob' e/ou do substantivo masculino 'sobre' quando anteposto ao substantivo feminino 'encomenda'. Qual forma está correta? Ex: 1 - 'Os uniformes foram confeccionados sob encomenda.'; 2- 'Os ternos foram confeccionados sobre encomenda'. De antemão agradeço o esclarecimento."

Se você também quer saber o que pensa a esse respeito o dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

Manual de Redação Jurídica

Esta e outras dúvidas sobre a Língua Portuguesa são esclarecidas com didatismo na 5ª edição do "Manual de Redação Jurídica", de autoria do professor José Maria da Costa. A obra é atualizada pelo novo Acordo Ortográfico. Adquira seu indispensável exemplar. (Clique aqui)

_____________

Apoio

A coluna Gramatigalhas conta com o apoio da Thomson Reuters - selo editorial Revista dos Tribunais. Conheça o livro "Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica", do grande autor Lênio Luiz Streck. (Clique aqui)

_____________

Crise ?

Os advogados Ricardo Pomeranc Matsumoto e Stefan Lourenço de Lima, do escritório Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados, acreditam que as leis que tratam das instituições financeiras em crise devem passar por uma completa reformulação. (Clique aqui)

Dumping social

A utilização "equivocada" do dumping social como uma variável do dano moral coletivo é abordada por Carlo Rêgo Monteiro, do escritório da Fonte, Advogados. Segundo o causídico, as provas para caracterização do instituto devem ser robustas quanto à atuação empresarial com intuito de minar os concorrentes. (Clique aqui)

Família

Para o advogado Mário Luiz Delgado, do escritório Martorelli Advogados, o PL 470/13, que institui o "Estatuto da Família", traz luzes a debates instigantes como o reconhecimento de certos direitos às chamadas entidades familiares paralelas. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas Mundo

Antitruste

Corte dos EUA nega pedido da Apple para bloquear temporariamente monitor antitruste de e-books. (MI - clique aqui)

Patentes

Tribunal da Califórnia rejeita demanda da Samsung para novo julgamento sobre patentes contra a Apple. (MI - clique aqui)

Estas e outras notícias no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

_____________

Sorteio - Lauda Legal

A obra "Temas de Direito Constitucional" (503p.), de autoria do renomado professor Clèmerson Merlin Clève, do escritório Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados, trata temas clássicos da doutrina constitucional sob uma ótica dinâmica, o "direito vivo". Vale a pena conhecê-la pela leitura da resenha de Roberta Resende. Ao final, ponha-se a torcer pela sorte, pois a Editora Fórum reservou um exemplar para nossos leitores. (Clique aqui)

Mural

Agora você também pode conferir diretamente na seção Correspondentes a lista de cidades nas quais precisamos imediatamente de profissional e ainda não há ninguém cadastrado. Por meio do site, você ainda pode se candidatar a realizar diligências nestas comarcas. Basta clicar na cidade em que possui disponibilidade e preencher os seus dados. Confira esta novidade e cadastre-se. (Clique aqui)

TRF da 3ª região

Acontece, no próximo dia 24, a concorrida cerimônia de posse dos novos dirigentes do TRF da 3ª região para o biênio 2014/16. O desembargador Federal Fábio Prieto será empossado novo presidente da Corte, e as desembargadoras Federais Cecília Maria Piedra Marcondes e Maria Salette Camargo Nascimento, respectivamente, as novas vice-presidente e corregedora regional.

Taxa de procuração

Marcado para ocorrer ontem, o julgamento do pedido de providências contra a cobrança da "taxa de procuração", feita pelo TJ/SP diante da juntada de procuração, foi adiado pelo CNJ (clique aqui).

Desentendimento

A OAB/SP afastou diretores da subseção de Osasco, por 60 dias, devido a "graves desentendimentos" entre os dirigentes. (Clique aqui)

Títulos protestados

Número de títulos protestados aumentou 23,6% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2013. Dados são da Boa Vista Serviços S/A. (Clique aqui)

Fachadas

Sobre o muro do escritório de Recife/PE, as flores realçam a fachada. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 107 anos, no dia 12 de fevereiro de 1907, nasceu Raimundo Magalhães Júnior, jornalista, biógrafo e teatrólogo, 5º ocupante da cadeira 34 da ABL.

Sorteio

O livro "Comentários à Lei da Ficha Limpa" (Atlas - 206p.), dos autores Djalma Pinto e Elke Braid Petersen, fala da celebrada conquista da sociedade brasileira, a LC 135/10. A obra é presente da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

A Editora Saraiva lança o título "O Neoconstitucionalismo e o Fim do Estado de Direito", de Jorge Octávio Lavocat Galvão. (Clique aqui)

Acaba de ser lançada, pela Editora Elsevier - Campus Jurídico, a obra "Direitos Humanos Atual", de Flávia Piovesan e Inês Virgínia Prado Soares. O livro analisa temas polêmicos como a ditadura brasileira e a Justiça de transição, em face aos direitos humanos. (Clique aqui)

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais, lança a 3ª edição do livro "Manual de Direito Penal", de Alexandre Araripe Marinho e André Guilherme Tavares de Freitas. A obra aprofunda o estudo do Direito Penal à luz da Constituição, apresentando uma nova visão dos princípios constitucionais penais.

Migalhíssimas

Eduardo Boccuzzi, do escritório Boccuzzi Advogados Associados, participou do encontro regional das Américas da organização "The Law Firm Network". O encontro aconteceu em Nassau, na última semana.

Iniciando as discussões técnicas do ano, o escritório Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados realizará, dia 14/2, em SP, a primeira reunião aberta com o tema "MP 627 à luz do Ibracon - Comunicado Técnico nº 2/2014". Informações : (11) 3074-0542.

O escritório De Vivo, Whitaker e Castro Advogados promove, dia 25/2, a partir das 8h, café da manhã para convidados, no qual as advogadas da banca Eliana Baraldi e Marina Morelli ministrarão palestra sobre "Reforma da Lei de Arbitragem e propostas trazidas pelo Novo Código de Processo Civil : o que muda nos mecanismos de solução de controvérsia ?". (Clique aqui)

O advogado Giovanni Falcetta, do escritório AIDAR SBZ Advogados, será um dos palestrantes do "Compliance Day", promovido pela LEC - Legal, Etthics & Compliance, no próximo dia 27, em Curitiba. (Clique aqui)

Desempenho Jurídico

A "1ª Conferência de Indicadores de Desempenho Jurídico", realizada pela Conceito Seminários, acontece dia 21/2, no Hotel Grand Mercure Ibirapuera, em SP. O objetivo do evento é posicionar o Departamento Jurídico estrategicamente para que eles contribuam com os resultados financeiros da organização. (Clique aqui)

Assembleia

A presidência do conselho do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia convida para participar da Assembleia Geral Ordinária, dia 26/2, às 18h30, no escritório Salusse Marangoni Advogados, em SP. A Assembleia será realizada, formalmente, após a Reunião do Conselho de Administração, para deliberar sobre a seguinte matéria : aprovação das contas da entidade do exercício de 2013.

Curta duração

"Governança na Internet : Comitê Gestor da Internet - Marco Civil - Comércio Eletrônico e Proteção do consumidor", "Responsabilidade civil dos provedores de serviços intermediários na internet" e "Implicações legais decorrentes do uso de ferramentas e mecanismos de busca", são alguns temas do curso "Direito e Internet", oferecido pelo CEU-IICS Escola de Direito. As aulas têm início em março e as inscrições podem ser feitas pelo site. (Clique aqui)

Eventos

Concorra a vagas-cortesia para os eventos promovidos pela Sodepe Brasil : "Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório" (clique aqui) e "Desoneração da Folha de Pagamentos na Construção Civil" (clique aqui), ambos dia 26/2, em SP.

Aula magna

Coordenador científico do curso de pós-graduação em Direito Público do Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ, o ministro da Justiça José Eduardo ministrará a aula magna "O Estado de Direito e a separação dos poderes", dia 14/2, às 19h. (Clique aqui)

Acionistas

No dia 18/2, o Forum Cebefi realiza o curso "Direitos dos Acionistas Minoritários (Cia aberta e fechada)", em SP. (Clique aqui)

Preços de transferência

A FocoFiscal Cursos e Capacitação promove o curso "Valoração aduaneira e preços de transferência no Brasil - Riscos e oportunidades, em parceria com a E&Y", dia 21/3, em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Cartório

Estão abertas as inscrições para o "Curso on-line para Cartório do Paraná", promovido pela Peak Cursos. (Clique aqui)

Mediação

O programa de pós-graduação lato sensu da Direito GV (GVlaw) está com inscrições abertas para o curso de Formação em Mediação. As inscrições terminam dia 16. (Clique aqui)

Perícia Médica

O curso "Combate a Perícia Médica nos benefícios por Incapacidade", realizado pela Editora Lex, acontece dia 17/2, em SP. (Clique aqui)

Cursos

A AASP realiza os cursos "Dano moral no contrato de trabalho" (clique aqui), dias 18 e 19/2 ; e "Prática para o Peticionamento Eletrônico no TJ/SP" (clique aqui), dia 22/2, ambos em SP.

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários "Lei anticorrupção e compliance nas empresas", dia 20/2 (clique aqui) ; e "Gestão de riscos acidentários", dia 25/2 (clique aqui), ambos em SP.

Evento

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela Editora NDJ, para o curso "Treinamento sobre Gestão dos Contratos Administrativos", dia 21/2, em SP. (Clique aqui)

Cortesias

A Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, oferece vagas-cortesia para os cursos :

17/2 - "Formação do preço de venda: O Impacto dos tributos indiretos", no RJ. (Clique aqui)
24 e 25/2 - "Retenções na Fonte - Serviços prestados por Pessoas Jurídicas - ISS, INSS, IRRF, CSLL, PIS/PASEP e COFINS", em SP.
(Clique aqui)
24 e 25/2 - "Desoneração da folha de pagamento - INSS sobre a receita bruta - Regras a serem observadas pelas empresas", em SP.
(Clique aqui)

Premiados

Lauda Legal : A obra "Direito e Cinema" (Arraes Editores - 205p.), coordenada por José Luiz Quadros de Magalhães e Juliano Napoleão Barros, vai para Jaqueline Franco, escrevente do TJ/SP, de Américo Brasiliense. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Quem faturou o livro "Violência Doméstica" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 5ª edição - 303p.), de Rogério Sanches Cunha e Ronaldo Batista Pinto, é Helen Priscila Campos Rabelo, advogada em Rio Branco/AC. (Clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

Capítulo - VII

O pedido de casamento

Frederico, moço dotado pela natureza dos mais nobres sentimentos, tinha até então adiado o pedido da mão de Adelaide ao Major. Pretendia, antes de dar esse passo, fazer o próprio "pé de meia".

Para corrigir seu estado de pobreza, propôs a Adelaide que passasse um tempo fora, exercendo por conta próprio o ofício de comerciante de mulas. Retornando com posses, sentir-se-ia em melhor condição de convencer o Major. E assim o fez.

Passado um mês, pouco mais ou menos, apeava Frederico de volta à porta do Major, trajado tal qual um rico viajante. Vinha montado em um lindo cavalo pampa, ricamente arreado à moda curitibana, com um socadinho e todos os mais jaezes cobertos de prataria. O jovem trazia também botas de mateiro e chilenas de prata, chapéu preto de feltro, e pendente ao punho um desses bonitos chicotes com o cabo coberto de um delicado tecido de prata. Acompanhavam-no um pajem preto, trajando vistosa libré, e dois camaradas rebarbativos, com suas garruchas pendentes ao arção, laço à garupa e comprida faca presa ao cinturão. Tornara-se, como se vê, um rico muladeiro.

Foi com grande surpresa que o Major reconheceu no elegante mancebo seu jovem capataz, o bom e fiel Frederico.

- Bravo ! Em tão pouco tempo ! Bonito negócio ! - exclamou o Major, entusiasmado. - Daqui por diante, quero ser teu sócio... Se continuas nesse andar, em pouco tempo estás milionário.

- Por certo ; mas antes de tudo tenho de fazer um pedido muito sério e muito importante ao patrão. Se nesse pedido eu não for atendido, não sei o que hei de fazer, porque nesse caso também pouco me importa ser rico ou pobre.

- O pedido que desejo fazer-lhe, senhor Major, é a mão de sua filha - disse com voz trêmula de emoção.

- Basta ! - interrompeu o Major, com um brado horrível, pondo-se de pé num salto, hirto, ofegante, mudando subitamente de tom e de maneiras. - Basta ! É escusado dizer-me mais nada. Não quero passar pelo desgosto de dar a resposta que merece esse seu pedido. Faça-me de conta que o senhor nada me disse a esse respeito, e mudemos de conversa.

- Não é possível, senhor Major - replicou o mancebo, levantando-se também e tomando atitude resoluta. Não lhe fiz há mais tempo esse pedido por muitas razões, e principalmente porque ainda muito moço não podia ter posição nem fortuna que compensasse a humildade do meu nascimento; mas hoje julgo-me com direito a pedir a mão de sua filha, e desejo saber se ma concede ou não.

- Não ! não ! mil vezes não ! - bradou o Major, em um violento acesso de cólera. - Que outra resposta poderia esperar de mim, sr. Frederico ? Um pobre peão, a quem por misericórdia estendi a mão, só porque hoje possui algumas patacas, não pode, nunca poderá ser pretendente à mão da filha do Major Damásio Augusto Bueno de Aguiar e Andrada !...

- Mas senhor Major, atenda que não sou eu só que quero e desejo esse casamento ; ela também o quer, e disso depende a sua felicidade.

- Ela o quer ?

- Com muito gosto..., - respondeu a moça, que ouvia tudo ao lado da varanda, com voz trêmula e alquebrada.

O Major não permitiu que a filha continuasse :

- Basta ! Não é e nunca será do meu agrado. Abaixar sua vista sobre um criado da casa ! Oh ! isto é uma vergonha ! Queres encher de desgosto e de vergonha os últimos dias de teu velho pai !?

Adelaide nada ousou responder ; escondeu o rosto na mantilha, soluçando e chorando amargamente.

A discussão entre os dois prosseguiu, até o ponto em que Frederico perdeu a cabeça :

- Não vejo entre nós desigualdade alguma, senão talvez em meu favor. Meus pais eram pobres, porém livres e honrados, e não consta que nenhum deles fosse escravo, nem cigano.

As palavras esmagadoras de Frederico fulminaram o velho Major ; o suor lhe corria pela testa, o peito lhe arquejava convulso, e os olhos pareciam querer saltar-lhe das órbitas. Durou apenas alguns instantes aquele acesso de cólera abafada. Reagiu logo contra ele o orgulho ofendido :

- Bem pouco me importa, Sr. Frederico, que seus pais tenham sido pobres ou ricos, honrados ou não; o que sei é que nunca hei de fazer de um simples camarada o marido de minha filha. Pode, pois, meu rico senhor, montar em seu cavalo, e dizer adeus para sempre a esta casa. O que eu disse uma vez, está dito, e não gosto de repetir.

- Senhor, que crueldade é esta !... tenha piedade, senão de mim, ao menos de sua filha !

- Nada de súplicas, nem de lágrimas, que é tempo perdido - replicou rispidamente o Major, estendendo a mão espalmada e voltando o rosto, para em seguida dar dois largos passos para um lado e empunhando duas pistolas, que estavam sobre uma mesa, apontá-las para Adelaide. - Se insistir em tirar-me a filha, levará seu cadáver.

Essas palavras e essa mímica horrível gelaram de pavor o coração dos dois mancebos. Nada mais havia a esperar. Adelaide, aterrada, levantou-se a custo, lançou um olhar consternado sobre seu amante, e quase a desmaiar precipitou-se para o interior da casa. Frederico tomou o chapéu e o chicote, e, inclinando-se, à porta do gabinete :

- Senhor Major, eu parto, com o coração despedaçado; mas o senhor espere, cedo ou tarde, o castigo de seu indigno e brutal procedimento.

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Assis Brasil
AL/São José da Laje
BA/Belmonte
BA/Ibirapuã
BA/Itaguaçu da Bahia
BA/Prado
BA/Teofilândia
GO/Bonfinópolis
GO/Campos Belos
GO/Vianópolis
MG/Eugenópolis
MG/Papagaios
MG/Santana de Cataguases
PA/Cametá
PA/Cumaru do Norte
PB/Soledade
PE/Bonito
PE/Catende
PR/Jundiaí do Sul
RN/Ipanguaçu
RS/Mostardas
RS/Nova Candelária
SC/São Joaquim
SP/Bento de Abreu
SP/Elias Fausto
SP/Santa Maria da Serra
TO/Colméia
TO/Natividade

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"House Approves Higher Debt Limit Without Condition"

The Washington Post - EUA

"House approves 'clean' debt bill"

Le Monde - França

"La Cour des comptes invite Hollande à réduire les dépesnses sociales"

Corriere Della Sera - Itália

"Letta resiste, ma il governo Renzi è vicino"

Le Figaro - França

"Déficits: la Cour des comptes craint un nouveau dérapage"

Clarín - Argentina

"Cristina le pidió a la CGT paritarias anuales y moderación salarial"

El País - Espanha

"El PP impone disciplina de voto en el aborto ante las fisuras internas"

Público - Portugal

"Liquidação do BPP não vai permitir pagar a todos os credores"

Die Welt - Alemanha

"Europa macht Weg für neue Genmais-Sorte frei"

The Guardian - Inglaterra

"PM's high-stakes flood pledge"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Barbosa reverte decisão de Lewandowski sobre Dirceu"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Barbosa anula decisão favorável a Dirceu no STF"

O Globo - Rio de Janeiro

"União e estados preparam lei contra violência em protestos"

Estado de Minas - Minas Gerais

"BRT começa sábado com três linhas"

Correio Braziliense - Brasília

"Projeto enquadra protesto de rua como ato terrorista"

Gazeta do Povo - Paraná

"Novo empréstimo do BNDES viabilizará a conclusão da Arena"

Zero Hora - Porto Alegre

"Com voto aberto, Câmara decide futuro de Donadon"

O Povo - Ceará

"29 cidades sob risco de ficar sem água"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Prévias mais seguras"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Souza Cruz
· Bradesco S/A
· Carrefour
· Cosan
· Google

Escritórios :

· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados
· Fachin Advogados Associados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galera Mari Advogados Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Glézio Rocha Advogados Associados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Negromonte & Prado Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilson Theodoro Advogado & Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palhares Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis & Lundgren Advogados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Robortella Advogados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia e Consultoria Rodrigo da Cunha Pereira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados

· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araujo Silva, Prado Lopes Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Sociedade de Advogados
· Átila Machado & Advogados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Collucci Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata & Costa Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cais, Doniak, Rangel Ribeiro & Matta Nepomuceno Advogados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier & Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Finch Soluções
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/DF
· IBMEC/MG
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Criminologia e Política Criminal - ICPC
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Etthics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Peak Cursos
· Pezco Microanalysis
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Tedesco Tecnologia
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· upLexis
· VCA - Escola de Negócios
· VFK Cursos Jurídicos
· Winner Idiomas
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Jurimetria - ABJ
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digesto
· Digital Lex
· Direito GV
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR