INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.836

MIGALHAS nº 3.836

Quarta-feira, 6 de abril de 2016 - Migalhas nº 3.836 - Fechamento às 10h23.

"Todos nós variamos, no julgar os nossos semelhantes. Todos os vemos variar na maneira de julgar-nos."

Rui Barbosa
(Clique aqui)

Mantida a decisão que vazou

O ministro Marco Aurélio determinou a Eduardo Cunha que dê seguimento a pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer, apresentado por um advogado em dezembro do ano passado. O peticionário questionou decisão de Cunha, que arquivou a denúncia com o entendimento de que não havia indício de crime de responsabilidade. Segundo o ministro Marco Aurélio, o recebimento de uma denúncia por crime de responsabilidade pelo presidente da Câmara deve tratar apenas de aspectos formais e não analisar o mérito das acusações. (Clique aqui)

Manda quem pode, obedece quem tem juízo

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, informou que vai recorrer da decisão do ministro Marco Aurélio sobre o recebimento do pedido de impeachment de Michel Temer. Para Cunha, "a decisão é absurda, teratológica e invade competências da Câmara".

Nada nos une

Quando o Conselheiro Rui Barbosa cunhou, com o perdão do trocadilho, a frase que abre este informativo, certamente não imaginava o que estava por vir. De modo que provavelmente não usaria o termo "semelhantes" a se referir ao atual presidente da Câmara.

HC - Odebrecht

Em razão da ausência do ministro Celso de Mello, a 2ª turma do STF adiou novamente o julgamento do HC de Marcelo Odebrecht - preso há nove meses - e de dois outros ex-executivos do grupo. O remédio heroico havia sido pautado pela última vez em 15/3, mas a análise também foi adiada devido ao não comparecimento à sessão do ministro Gilmar Mendes. Não apregoar o feito por conta da ausência de um ministro é sinal de que a turma está dividida. Ou que vem mais coisa pela frente. (HC 132.267 ; HC 132.229 ; HC 132.233)

Sexta-feira - Dia internacional das operações

A propósito do final da nota anterior, dizem que sexta-feira teremos mais uma fase da Lava Jato. Aliás, tanto nesta sexta, como na próxima. Serão duas antes da votação do impeachment. Se isso se confirmar, vai ser difícil explicar que não se trata de perseguição política.

Porandubas políticas

O sinal amarelo, segundo Gaudêncio Torquato, foi ligado. Na Esplanada dos Ministérios abriu-se um balcão de trocas e algumas siglas devem ganhar mais espaço na estrutura governativa para formar o rolo compressor na Câmara, na tentativa de evitar o impeachment. (Clique aqui)

Improbidade - Escritórios de Advocacia

Foi adiado pela quarta vez o julgamento no STF do RE 656.558, que definirá se configurada a prática de ato de improbidade administrativa em caso no qual serviço de advocacia foi contratado sem licitação. A análise do tema estava marcada para hoje, contudo, o ministro Toffoli aceitou pedido de adiamento feito pelo autor da ação e pelo Conselho Federal da OAB. O recurso, que está novamente sem data para ser analisado, questiona decisão do STJ que considerou ilegal a contratação de uma banca com dispensa de licitação.

Preventiva + semiaberto ?

O paciente do HC 132.923, condenado por tráfico, levou um problema/dúvida ao STF : o juiz, na fixação do regime prisional, estabeleceu o cumprimento da pena no semiaberto, mas mesmo assim manteve a prisão preventiva. Seria isso possível ? Na sessão de ontem, a 2ª turma do STF confirmou decisão anterior do ministro Teori e concedeu a ordem para revogar a prisão preventiva do paciente. Na liminar confirmada, o ministro Teori destaca que "sua manutenção no cárcere representaria, uma vez mais, desvincular o aspecto cautelar próprio do encarceramento provisório e legitimar incompatível situação de execução provisória da pena em regime mais gravoso que aquele fixado na própria sentença condenatória (= semiaberto)". "Nessas circunstâncias, a medida cautelar torna-se manifestamente desproporcional."

Inquérito - Pedido de vista

Pedido de vista da ministra Cármen Lúcia adiou decisão da 2ª turma do STF em inquérito aberto contra o deputado Federal Nilson Leitão. Ele é acusado de envolvimento em esquema que teria direcionado licitação no município de Sinop/MT, do qual era prefeito à época dos fatos. O objetivo, de acordo com a denúncia, seria favorecer a empreiteira Gautama no certame, para a execução de obras de construção de redes de esgoto. Para isso, o então chefe do Executivo municipal teria recebido propina da construtora, por intermédio de um secretário. Ontem, o relator, ministro Gilmar Mendes, afirmou que não há indicativo de que Nilson Leitão tenha participado de suposta ação criminosa. "Nada indica que o prefeito tenha, pessoalmente, influenciado a contratação." O ministro então votou pela extinção da punibilidade quanto ao crime descrito no art. 90 da lei 8.666/93, pela prescrição da pretensão punitiva, e rejeitou a denúncia quanto às demais impetrações por falta de justa causa para a ação penal. O ministro Teori Zavascki acompanhou o relator e o julgamento foi suspenso devido ao pedido de vista.

Inquérito - À vista

Acompanhando o caso com atenção, sentado na primeira fileira da sala do colegiado, estava - além do nobre advogado do deputado, dr. José Eduardo Rangel de Alckmin - o também deputado Carlos Sampaio (PSDB).

Interrogatório

Em atenção a decisão recentemente proferida pelo plenário da Corte (HC 127.900), a 1ª turma do STF deu provimento a agravo regimental para garantir a um acusado que a realização de seu interrogatório se dê apenas após a oitiva das testemunhas. Na ocasião do julgamento citado, o plenário decidiu que se aplica ao processo penal militar a exigência de realização do interrogatório do réu ao final da instrução criminal, conforme previsto no artigo 400 do CPP, e fixou orientação no sentido de que, a partir da publicação da ata, deveria ser aplicada a regra geral do dispositivo a todas as instruções processuais ainda não encerradas em procedimentos criminais especiais. Portanto, segundo o ministro Fachin, seguido pela maioria, em que pese o art. 6º da lei 8.038/90, deveria ser observada a recente deliberação. (AP 862)

Desburocratização

A Comissão de Juristas encarregada de elaborar anteprojeto da lei geral da desburocratização apresentou ontem a primeira versão da proposta. Os especialistas acreditam que até junho vão finalizar o trabalho para entrega aos senadores. A interligação de todas as administrações públicas brasileiras nos governos estaduais e no governo Federal é uma das metas. (Clique aqui)

Novo CPC

Governo do RJ ajuíza ADIn no STF contestando o novel CPC.

Demissão - Procurador

CNMP decide aplicar pena de demissão ao procurador da República Douglas Ivanowski Kirchner. Juntamente com uma pastora, o procurador teria ofendido a integridade corporal e a saúde de sua esposa, submetendo-a a surras de cipó e cinto e a cárcere, em um retiro promovido pela igreja. Kirchner foi um dos responsáveis pela investigação pelo MP de suposto tráfico de influência do ex-presidente Lula no BNDES e teve seu nome citado por ele nas gravações divulgadas pela PF no mês passado. (Clique aqui)

Reclame aqui

Reclamações de clientes contra advogados e sociedades de advogados permanecerão no site "Reclame Aqui". A OAB alegou que a atividade de advocacia não se caracteriza como relação de consumo e que eventuais infrações ético-disciplinares devem ser apuradas pela própria corporação. Contudo, a juíza Federal Renata Coelho Padilha, da 12ª vara Cível em SP, concluiu que atividade da empresa não busca, "sob nenhum aspecto", substituir a atuação da Ordem na apuração de infrações ético-disciplinares de advogados. E, assim, julgou improcedente a ação. (Clique aqui)

Fosfoetanolamina

O ministro Lewandowski suspendeu todas as decisões judiciais que determinaram à USP o fornecimento da substância fosfoetanolamina sintética para tratamento de pacientes com câncer. O fornecimento deve ser mantido "enquanto remanescer o estoque do referido composto, observada a primazia aos pedidos mais antigos". Para Lewandowski, "atribuir a uma universidade pública a obrigação de fornecimento da substância a um número desconhecido de pessoas enfermas acaba por desviá-la das suas finalidades institucionais". (Clique aqui)

Uber liberado

Motoristas do Uber podem exercer a atividade até que venha a ser regulamentada pelo Poder Público. Assim decidiu a juíza de Direito Ana Cecília Argueso Gomes de Almeida, da 6ª vara de Fazenda Pública do Rio, ao tornar definitiva em parte a liminar que permitia o serviço. Magistrada entendeu distintas as modalidades de transporte exercidas por táxis e pelo aplicativo Uber e considerou concorrência assimétrica, que admite e estimula a concorrência entre os regimes público e privado. (Clique aqui)

Segredo violado

Empresa deve reintegrar funcionário dispensado por justa causa porque teria imprimido e divulgado a uma colega conversa entre superiores no Skype. Decisão é da 2ª turma do TST. (Clique aqui)

Cobrança fracionada - Invasão de competência

A lei que obriga os estacionamentos do Estado de SP a cobrarem de maneira fracionada, por períodos de 15 minutos, está suspensa. A liminar foi concedida pelo desembargador Tristão Ribeiro, do TJ/SP, para quem há indícios de invasão de competência da União, tendo em vista que a norma "estabelece a forma pela qual se dará a exploração econômica de estacionamentos em imóveis particulares". (Clique aqui)

Taxas na venda de imóvel

O STJ realizará audiência pública em 9 de maio, a partir das 14h, para debater a legitimidade passiva da incorporadora para responder pela restituição da comissão de corretagem e da taxa de serviço de assessoria técnico-imobiliária (Sati), sob o fundamento da abusividade da transferência desses encargos ao consumidor.

Quebra de sigilo

A OAB/MG emitiu nota de repúdio e fará pedido de providências devido à quebra de sigilo telefônico de advogados que atuam na defesa de investigados na operação Lava Jato.

Lançamento festivo

Amigos e admiradores do saudoso advogado e poeta João Caio Goulart Penteado lotaram ontem o Museu da Casa Brasileira, em SP, para o lançamento da obra póstuma "As Vozes dos Meus Silêncio", da Editora Migalhas. Em acabamento primoroso, o livro é uma verdadeira inspiração poética sobre amor, família, vida e morte. (Clique aqui)

________________

  • Migalhas Mundo

Licença remunerada

San Francisco, na Califórnia, é a primeira cidade a aprovar licença remunerada integral para novos pais. (MI - clique aqui)

_____________

Recuperação judicial

O Felsberg Advogados, liderado pelos sócios João Carlos A. C. de Mendonça e Paulo Campana, respectivamente das áreas societária e de recuperação judicial do escritório, auxiliados pelos associados Matheus Mota e Thiago Costa, concluiu na última quinta-feira a venda da totalidade das ações da Lupatech S/A - em recuperação judicial na companhia espanhola Vicinay Marine S.L. O valor da transação foi ajustado em pouco mais de R$ 28 mi. A venda da participação societária está no contexto de levantamento de recursos no âmbito do processo de recuperação judicial da Lupatech para cumprimento do plano aprovado pelos credores e pelo juízo competente.

OPA

O TozziniFreire Advogados assessorou a Votorantim Cimentos na oferta de aquisição de notas emitidas no exterior pela própria empresa no valor de 122 milhões de euros. A oferta contou com a assessoria do Banco Votorantim S.A., Nassau Branch, Banco Bradesco BBI S.A., Citigroup Global Markets Limited, J.P. Morgan Securities plc e Banco Santander S.A. No escritório, o trabalho foi conduzido pela área de Mercado de Capitais e teve a coordenação dos sócios Alexei Bonamin e Kenneth Antunes Ferreira.

Vou de táxi

O escritório BGR Advogados assessorou os acionistas minoritários do aplicativo Taxi Já UOL (Mobinov Soluções S/A) na negociação de venda de suas participações societárias na empresa para a Vá de Táxi (VDT Tecnologia da Informação Ltda). Com a transação, a Vá de Táxi, que tem parceria com a Porto Seguro, amplia sua participação no mercado de aplicativos de táxi.

Nova marca

O escritório FCSC Advogados modifica sua identidade visual para uma linguagem gráfica mais moderna e alinhada com a proposta dinâmica da banca. O site foi totalmente reformulado e, assim como a sua identidade visual, ganhou nova forma. (Clique aqui)

Doutor

Com a tese "Estabelecimento Comercial na Internet: Universalidade, Direito à Distintividade e Tutela por Direito Real", o advogado Pedro Marcos Nunes Barbosa, sócio de Denis Borges Barbosa Advogados, recebeu o título de Doutor em Direito Comercial pela Faculdade de Direito do USP. Participaram da banca os professores Newton Silveira (presidente), Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, Rodrigo Octávio Broglia Mendes, André Ricardo Cruz Fontes e Guilherme Calmon Nogueira da Gama (estes dois últimos do Rio de Janeiro).

Casa nova

A partir de agora, a unidade do Rio de Janeiro de Marcelo Tostes Advogados está em novo endereço : rua da Assembleia, nº 77, 12º, 20º e 21º andares - Centro - Rio de Janeiro, RJ, telefone (21) 3808-8800.

Baú migalheiro

Há 178 anos, no dia 6 de abril de 1838, morreu, em Niterói/RJ, José Bonifácio de Andrada e Silva. Foi naturalista, estadista e poeta. Figura decisiva para a Independência do Brasil. Foi também intendente-Geral das minas, em Lisboa, e das obras públicas, em Coimbra. Foi vice-presidente da junta Governativa de SP e membro da Academia das Ciências, de Lisboa. (Clique aqui)

Lançamentos

Amanhã, o advogado Ericson M. Scorsim lança o e-book "Direito das Comunicações: Regime jurídico do serviço de telecomunicações, internet e televisão". O conteúdo será disponibilizado para download gratuito na internet. (Clique aqui)

No próximo dia 11, a Editora Quartier Latin lança o livro "Processo Sancionador e Mercado de Capitais", de Eli Loria e Daniel kalansky. O evento será em SP, no Hotel Blue Tree Premium, das 8h30 às 11h. (Clique aqui)

Parceria

A Intelecto Editora firmou parceria com a ABDF para editoração da "Revista Eletrônica de Direito Tributário da ABDF". A primeira edição será disponibilizada nos próximos meses e a publicação será bimestral. O conteúdo foi reformulado pela Intelecto Editora com objetivo de ampliar o debate da matéria tributária, proporcionando o acesso da comunidade acadêmica e profissional aos principais temas ligados a tributação. A Revista destina-se a todos os profissionais do Direito e contempla os principais conteúdos como legislação, jurisprudência, doutrinas e conteúdo informativo, sendo todo repositório divulgado nos Tribunais Regionais Federais da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª região e Tribunais Estaduais.

Migalhíssimas

O sócio do Demarest Advogados, Bruno Drago, será palestrante hoje no evento "2016 Lex Mundi Antitrust, Competition and Trade Practice Group Roundtable : Focus on Latin America" organizado pelo Lex Mundi e falará sobre "Defesa da Concorrência no Brasil", em Washington. O encontro reúne advogados de vários países que debaterão o assunto.

Hoje, Cristina Guerra, sócia do Guerra Advogados Associados, ministra palestra sobre "Distintividade de Marcas", durante a "31ª Conferência Anual de Propriedade Intelectual da American Bar Association", em Washington. O tema irá contar ainda com a participação de Matthew Asbell, do escritório Ladas & Parry LLP, de Nova Iorque, e Meriem Loudiyi, da Inlex IP Expertise de Paris.

Hoje, Jorge Sylvio Marquezzi Filho, Fernando Mazzo e Vinicius Cavarzani, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, ministram palestras sobre as principais mudanças do novo Código de Processo Civil, no auditório da banca. Informações : (16) 3603-4414.

Cândida Ribeiro Caffé, do escritório Dannemann Siemsen Advogados, palestrará sobre averbação de contratos de transferência de tecnologia no Brasil, durante a "IV Conferência Regional Latino Americana sobre Licenciamento", que terá como tema "Innovation and New Technologies in the IP Environment". O evento começa hoje e termina dia 8/4, em Buenos Aires, Argentina. (Clique aqui)

O escritório Almeida Advogados irá liderar reunião do Comitê Jurídico da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O evento, cujo tema é "A Análise do Anteprojeto de Lei de Proteção de Dados pelo GEPI/FGV", contará com a presença de integrantes do Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas e será realizado na sede da banca na manhã do dia 7/4.

Os sócios do GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados participarão, dias 7 e 8/4, do "III Congresso Brasileiro de Arbitragem e Mediação Empresarial". Leonardo Guimarães participará do painel intitulado "Para além da mediação e da arbitragem : a utilização de outras formas de resolução de conflitos no meio empresarial", e Marcello Vieira de Mello participará do painel intitulado "Arbitragem e processo". (Clique aqui)

Com a finalidade de debater as implicações do Acordo Setorial para Implantação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens em geral, que foi assinado no final do ano passado, o escritório Felsberg Advogados realiza em sua sede, dia 19/4, a partir das 8h30, um café da manhã para debater o "Acordo e a Responsabilidade Pós-Consumo no Estado de SP". O advogado da banca Fabrício Soler, participa do encontro que também tem, entre os convidados, José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fecomercio SP, Anicia Pio, gerente de Meio Ambiente da FIESP, Sabrina Andrade, do Ministério do Meio Ambiente, entre outros especialistas. As vagas são limitadas. Informações : (11) 3141-3658.

Novo CPC

Acontece hoje a aula 23 da 2ª edição do curso "As Novas Disposições do Novo CPC". Nesta aula serão analisadas a Ação de Divisão e a demarcação de Terras Particulares, a Divisão e a Ação de Dissolução Parcial de Sociedade. As aulas acontecem nos períodos matutino e vespertino, em SP, e serão transmitidas online. O curso é promovido pela AFMS Eventos, em parceria com a Instituição Escola Nacional de Direito. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), por e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Novo CPC - Inovações

A EPD - Escola Paulista de Direito está com inscrições abertas para o curso "Principais Inovações sobre o Novo CPC", com Fernanda Tartuce Silva e Luiz Guilherme Pennacchi Dellore. Em linguagem simples e didática, o curso visa apresentar ao profissional do direito informações para atuar com segurança no sistema do Novo Código de Processo Civil. (Clique aqui)

Direito Aduaneiro

Estão abertas as inscrições para o "Curso online de Extensão em Direito Aduaneiro", da Intelecto Soluções Inteligentes. (Clique aqui)

Online

O novo CPC já está em vigor e a PUC-SP oferece um curso online com a metodologia dos melhores cursos presenciais. Corpo docente altamente qualificado, aulas ao vivo, discussões interativas, ambiente interativo e compatível com IOS e Android. As aulas começaram dia 4/4. Últimas vagas ! (Clique aqui)

Trabalho doméstico

Acontece amanhã a aula 13 da 2ª edição do curso "LC 150/15 que regulamentou o trabalho doméstico". Nesta aula serão analisadas as hipóteses de justa causa e as hipóteses em que o contrato pode ser rescindido por culpa do empregador. As aulas acontecem no período matutino, em SP, e serão transmitidas online. O curso é promovido pela AFMS Eventos, em parceria com a Instituição Escola Nacional de Direito. Inscrições pelo website da Escola (clique aqui), por e-mail (clique aqui) ou presenciais.

Benefícios

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos e desenvolver noções de direito previdenciário no âmbito do RGPS, a Editora Lex promove o curso "Cálculos de Benefícios Previdenciários", dia 15/4, em SP. (Clique aqui)

Curso

Dia 16/4, em SP, a Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT, realiza o curso "ICMS/SP : Prestação de Serviço de Transporte de Carga e Logística - Aspectos Fiscais". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Novo CPC - Defesas do Executado

Nos dias 12 e 14/4, em SP, a AASP realiza o curso "Defesas do Executado no Novo CPC". Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Advocacia Tributária

Estão abertas as inscrições para a palestra online "Perspectiva para 2016 no Cenário da Advocacia Tributária", do IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito, que será dia 13/4. As inscrições são gratuitas. (Clique aqui)

Contratos

Para orientar os participantes como realizar negócios por meio de determinados tipos societários e operações especificas, o Forum Cebefi promove o curso "Contratos Societários para a realização de negócios", em SP, dia 26/4. (Clique aqui)

Seminário

A FocoFiscal - Cursos e Capacitação realiza no dia 19/5, em SP, o seminário "Apuração do Imposto de Renda pelo Lucro Real". Inscreva-se para concorrer a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Resultado

Evento : A felizarda da vaga-cortesia, oferecida pela FocoFiscal - Cursos e Capacitação, para o curso "Substituição Tributária para o Setor Eletroeletrônico - Análise de Soluções de Consulta e das decisões dos Tribunais Administrativos", que acontece dia 8/4, em SP, é Alessandra Rocha. (Clique aqui)

Eventos : Os sortudos que faturaram as vagas-cortesia, oferecidas pela Sodepe Brasil, para os cursos que acontecem em SP são :

Stella Grothge - "Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório", dia 7/4. (Clique aqui)

Juliana Cruz de Almeida - "A Blindagem Sucessória, Tributária, Societária e Patrimonial", dia 8/4. (Clique aqui)

Jonatas Ubaldo Silva Venancio - "Contabilidade, Custos e Finanças para não Contadores", dia 8/4. (Clique aqui)

Sorteio - Lauda legal : O ganhador da obra "O Tribunal Penal Internacional - Comentários ao Estatuto de Roma" (Del Rey - 1.688p.), coordenada por Sylvia Helena Steiner e Leonardo Nemer Caldeira Brant, é José Alexandre Silva Lemos, de Aracaju/SE. (Clique aqui)

Sorteio de obra : A obra "CLT Comentada" (Método - 1.176p.), de Gustavo Filipe Barbosa Garcia, vai para a advogada Maria Aparecida Pereira Alcântara, de BH. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

José de Alencar
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Arataca
BA/Canavieiras
BA/Rio de contas
MG/Claro dos Poções
PA/Monte Alegre
PA/Porto de Moz
PA/São João do Araguaia
PB/Imaculada
RS/Candiota

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Cruz And Sanders Win In Wisconsin; Races Stay In Play"

The Washington Post - EUA

"In Wisconsin, a reset on both sides"

Le Monde - França

"Ces Français qui cachent leur fortune dans les îles"

Le Figaro - França

"Les écoles musulmanes inquiètent le gouvernement"

Clarín - Argentina

"Detienen a Báez, sócio clave de los Kirchner"

El País - Espanha

"El Gobierno interviene los pagos de dos autonomías"

Público - Portugal

"Passos Coelho responde a Costa com 35 medidas para salvar empresas"

The Guardian - Inglaterra

"Fifa chief elected to clean up game is dragged into corruption crisis"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"STF manda Câmara abrir impeachment de Temer; Cunha reage"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Pedalada fiscal dispara com Dilma, revelam dados do BC"

O Globo - Rio de Janeiro

"Resultado na comissão do impeachment ainda é incerto"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Nem Freud explica"

Correio Braziliense - Brasília

"Processo de Dilma avança. Liminar põe Temer na fila"

Gazeta do Povo - Paraná

"Relator 'encorpa' voto e diz que impeachment não é golpe"

Zero Hora - Porto Alegre

"Metade da comissão de impeachment está sob investigação"

O Povo - Ceará

"Polícia identifica origem da dinamite usada por criminosos"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Entre impeachment e nova eleição geral"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· JBS
· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google

Escritórios :

· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schechtmann & Bechara Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Talon Advogados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Fernandes Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zillo Martini & Fonseca - Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· ASBZ Advogados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci & Höfling Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Dalle & Rands Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches, Turkienicz, Amendola, Waisberg e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Faucz Santos Picussa & Advogados Associados
· Favetti Sociedade de Advogados
· FCSC Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados
· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kfouri Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado - Advogados Associados
·

Lacerda Gama Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo & Pires Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Leilão Vip
· Lexnews Data Mining
· Lex Plena
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sistema de Educação Continuada a Distância - Secad
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Estudos de Direito Público - CEDP
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Del Rey
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV Direito SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR