INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.370

MIGALHAS nº 4.370

Quarta-feira, 6 de junho de 2018 - Migalhas nº 4.370 - Fechamento às 10h16.

 

"Facilidade de condução e segurança individual: duas importantes garantias da liberdade."

José de Alencar
(Clique aqui)

Direito de ir e vir

A 4ª turma do STJ determinou a desconstituição de medida que suspendeu passaporte de um devedor a fim de coagi-lo ao pagamento de dívida. Para o colegiado, a suspensão do documento, neste caso, foi desproporcional e violou o direito constitucional de ir e vir. No entanto, com relação à suspensão da CNH do devedor, os ministros entenderam que a liberdade de se deslocar permanece, não ofendendo, portanto, o referido direito constitucional. (Clique aqui)

Direito de ir e vir - II

Quanto à apreensão de CNH de devedor, parece-nos, salvo melhor juízo, medida que absolutamente extrapola o objetivo da cobrança. Trata-se, às escâncaras, de uma maneira vexatória de cobrança, coisa que se repudia. Penhorar o carro é uma coisa. Até mesmo a gasolina (nos dias de hoje tem valor considerável) pode ser penhorada. Mas a habilitação é um direito da pessoa de, eventualmente, até dirigir veículo alheio. Analogicamente, se vigorar esse entendimento, daqui a pouco vão apreender outras habilitações, como o CREA, OAB e CRM. E olha que assim como se dá com a CNH, tem muito barbeiro com as outras carteiras de habilitação também.

"Fiz mesmo, estava em situação difícil"

Advogada aplicou golpe em idoso, prometendo majorar os valores de sua aposentadoria. Ao ser ouvida no inquérito, a "doutora" disse o seguinte à autoridade policial: "eu fiz mesmo, assumo que estava em uma situação difícil". Como não poderia deixar de ser, ela terá de indenizar pecuniariamente a vítima, conforme decisão da 11ª câmara Cível do TJ/MG. (Clique aqui)

Direito indisponível

Por unanimidade, a 3ª turma do STJ anulou ontem um acordo extrajudicial, homologado em 1ª e 2ª instância, no qual pai biológico, pai social e mãe decidiram sobre o registro de uma criança de 10 anos. Relatora, ministra Nancy pontuou ser inadmissível a homologação de acordo extrajudicial que retifica registro civil. (Clique aqui)

Licença-avó

Câmara dos Deputados aprova projeto que concede uma "licença-paternidade de cinco dias" para avós maternos quando o pai da criança não for declarado na certidão de nascimento.

Plantão não presencial

A 3ª turma do STJ reconheceu a responsabilidade objetiva de uma maternidade por defeito na prestação de serviço de urgência que resultou na morte de uma parturiente. Por unanimidade, o colegiado acompanhou voto da relatora, ministra Nancy Andrighi, para quem o hospital, ao contratar médico anestesista no regime de sobreaviso (plantão não presencial) assumiu o risco de não prestar o serviço a tempo e de modo adequado. (Clique aqui)

Direito de arrependimento pelo WhatsApp

Cliente que firmou contrato com banco de renegociação de dívida via WhatsApp, mas não conseguiu cancelar pelo mesmo aplicativo, será restituída. Assim decidiu a 16ª câmara Cível ao considerar que, ao exigir a presença da contratante para cancelamento, o banco restringiu seu direito de arrependimento, o qual foi exercido no prazo legal. (Clique aqui)

Direito de arrependimento pelo telefone

Consumidora que não pôde rescindir contrato via telefone será indenizada por danos morais. A decisão é da 11ª câmara Cível do TJ/RS, que também determinou a inexigibilidade dos débitos a partir do momento em que foi feito pedido de rescisão por telefone. Para o relator, Guinther Spode, a exigência de declaração com reconhecimento de firma para o cancelamento do serviço é "absurda e inaceitável", já que, para a contratação, bastou uma ligação telefônica. (Clique aqui)

Juiz armado

O plenário do CNJ iniciou discussão a respeito do uso de arma por juiz durante a condução de uma audiência. O recurso é de autoria da OAB/GO, contra o arquivamento de reclamação disciplinar de um juiz Federal, que teria conduzido uma audiência armado. Para relator do caso, ministro João Otávio de Noronha, diante da violência e dos perigos a que estão sujeitos os juízes brasileiros, o local em que os magistrados mais precisam de uma arma é justamente a sala de audiência. (Clique aqui)

Réu armado

Acerca das armas em prédios do fórum, e para registro imorredouro, reveja matéria contando caso de um réu que entrou armado no Palácio da Justiça de SP, e disparou contra desembargadores bandeirantes (clique aqui).

Sobrestamento

A Corte Especial do STJ se pronunciará hoje sobre a necessidade (ou não) de sobrestamento dos casos em trâmite perante o STJ, que tratam de matéria afetada como representativa da controvérsia. O STJ debaterá se a regra do sobrestamento é válida apenas para as instâncias ordinárias ou se também deve ser aplicada no âmbito dos recursos especiais em trâmite perante a instância superior. O julgamento será relevante para definir a correta interpretação a ser dada aos artigos 1.036 a 1.038 do CPC/15. O advogado Marcus F. H. Caldeira, sócio do escritório Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados, realizará a sustentação oral em favor da embargante. (EAREsp 380.796/RS).

_________________

  • STF - Turmas

Censura judicial

A 1ª turma do STF cassou decisão liminar do 8ª JEC de Curitiba/PR que havia determinado a retirada de matérias de blog jornalístico, criticando vazamentos de informações na Lava Jato. Enquanto para o relator, ministro Alexandre de Moraes, não houve censura prévia; para a divergência, aberta pelo ministro Fux, não ficou claro que o intuito do jornalista tenha sido doloso. Por 3 (Fux, Barroso e Rosa) a 2 (Alexandre e Marco Aurélio) evitou-se a mefistofélica censura judicial. (Clique aqui)

Abdelmassih

A 2ª turma do STF negou ontem recurso impetrado pela defesa de Roger Abdelmassih para que fosse anulada a ação penal na qual o estuprador foi condenado. A defesa alegava que a punibilidade estaria extinta pela decadência do direito de queixa. O argumento foi rejeitado por unanimidade, nos termos do voto do ministro Toffoli. (Clique aqui)

Voto de peso

Após empate, a análise sobre o recebimento de uma nova denúncia contra o senador Agripino Maia foi adiada na 2ª turma do STF para aguardar voto do ministro Celso de Mello, ausente na sessão de ontem. O inquérito apura crimes relacionados a contrato do governo do RN com empresa de inspeção veicular. O senador é acusado de uma penca de crimes. Relator, ministro Lewandowski votou pelo recebimento da denúncia e foi acompanhado por Fachin. Divergiram os ministros Gilmar e Toffoli. (Clique aqui)

Presunção de inocência?

Durante a análise do caso narrado na migalha anterior, muito se discutiu sobre a denúncia estar embasada, entre outros elementos (frise-se), na delação premiada do empresário George Anderson Olímpio da Silveira. O acordo teve a participação do ex-procurador Marcello Miller, alvo de investigação por atuação na delação premiada firmada por executivos do grupo J&F. Crítico severo do rapaz, Gilmar Mendes acusou Miller de ser movido a dinheiro. "Eu tomaria todos os cuidados quando tivesse qualquer acordo firmado por Marcelo Miller. Nós sabemos que Marcelo Miller era movido a dinheiro, é disso que se cuida. Era o chefe do órgão da procuradoria, fez toda essa trapalhada, a mais grave da história brasileira com esse caso da JBS, envolvendo o STF numa grande trapalhada, numa imensa trapalhada." Mais adiante os ministros lembraram o fato noticiado de que Miller se inscreveu para o concurso de juiz Federal no TRF da 3ª região, quando o ministro, despindo-se da toga, disparou o seguinte comentário: "certamente vai lá distribuir sentenças".

Tranca, destranca

Depois do inapropriado "rabo não abana o cachorro, é o cachorro que abana o rabo", ficou claro que o juiz Bretas não tem mais chance com o ministro Gilmar. Ontem, o ministro concedeu HC para mais um doleiro preso pelo magistrado da 7ª vara Federal do RJ.

Em tempo

O senador Agripino Maia já é réu no STF, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Em dezembro do ano passado, a 1ª turma do Supremo recebeu denúncia oferecida pela PGR, segundo a qual o senador teria recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS em troca de favorecimentos à empresa em razão da construção do estádio Arena das Dunas, em Natal/RN. A relatoria deste caso é do ministro Barroso (clique aqui).

2ª turma

Ministro Lewandowski preside a 2ª turma do Supremo a partir do dia dos namorados, segundo sistema de rodízio de presidentes previsto no RISTF. (Clique aqui)

Balanço

Agradecendo o mútuo respeito e a atividade levada a efeito pelo colegiado durante sua gestão, Fachin fez um balanço de sua gestão à frente do colegiado: 4.384 julgamentos (3.894 no plenário virtual e 490 de forma normal).

_________________

"Por fora" - I

Caminhoneiro que recebia R$ 5 mil "por fora" consegue reconhecimento para integração ao salário. Decisão é da 2ª turma do TRT da 18ª região. (Clique aqui)

"Por fora" - II

Ex-gerente de vendas que recebia comissão "por fora" terá os valores reconhecidos como seu salário. O trabalhador tinha sua remuneração fixa acrescida de 5% de comissão sobre as vendas realizadas, que não eram registradas oficialmente. A decisão é do juiz do Trabalho substituto Pedro Ivo Lima Nascimento, da 8ª vara de Cuiabá/MT. (Clique aqui)

Eletrobrás - Questões trabalhistas

TRT da 1ª região determina que a Eletrobras suspenda o processo de privatização de suas distribuidoras de eletricidade que atuam no Norte e Nordeste até a realização de estudos sobre o impacto da medida sobre contratos de trabalho nas empresas. Por conta do anúncio dessa decisão, as ações da empresa despencaram ontem.

Tributação - Aplicativos

Senado aprova projeto que muda a forma de tributação sobre aplicativos de transporte de passageiros, como Uber, Cabify e 99Taxis. O texto, que segue para Câmara, pode reduzir a arrecadação do município de SP. Pela norma atual, o ISS desses aplicativos fica com o município onde está localizada a sede da empresa. Hoje, as maiores companhias que prestam esse serviço estão sediadas na capital paulista. O projeto aprovado pelos senadores estabelece que o imposto deverá passar a ser recolhido pelo município onde foi feito o embarque do passageiro.

São João de Campina Grande

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, do TJ/PB, revogou a decisão judicial que havia suspendido a execução de obras musicais e fonogramas durante o famoso "São João de Campina Grande". A magistrada considerou as lesões macroeconômicas que poderiam advir do ato judicial que, atendendo pedido do Ecad, proibiu a execução de músicas durante a festa. (Clique aqui)

_________________

Gramatigalhas

A leitora Thaíse Azevedo envia a seguinte mensagem ao Gramatigalhas:

"Caríssimo, uma dúvida: a expressão 'a bel-prazer' pode ser associada à palavra 'vontade' ou seria isso uma redundância? Tenho visto notícias como 'a bel-prazer da vontade do prefeito'. Agradeço as constantes lições da coluna."

Se você também quer saber o que o Dr. José Maria da Costa pensa a esse respeito, então clique aqui.

Manual de Redação Jurídica

Não há operador do Direito que possa dispensar o clássico "Manual de Redação Jurídica", do professor José Maria da Costa. A nova edição, com centenas de respostas sobre a Língua Portuguesa, da mais simples à mais complexa, salvará a todos no dia a dia da produção jurídica. Adquira seu indispensável exemplar. (Clique aqui)

_________________

Porandubas políticas

Passada a turbulência da greve dos caminhoneiros, o país vive um estado de expectativa. Veja as análises políticas de Gaudêncio Torquato. (Clique aqui)

Federalismo à brasileira

Na coluna de hoje, o professor Emerson Ademir Borges de Oliveira trata do desenvolvimento de projeto democrático do país, absolutamente desigual e de grandes dimensões territoriais. (Clique aqui)

Meio de campo

Os advogados Rodrigo R. Monteiro de Castro e Leonardo Barros C. de Araújo analisam a governança de um dos maiores times da Turquia, o Galatasaray. (Clique aqui)

Arbitragem e administração pública

No último dia 24, em evento do lançamento da obra coletiva "Arbitragem e Administração Pública - Temas Polêmicos", realizado por Migalhas, um time de especialistas falou sobre diversas questões que geram polêmica quando o assunto é arbitragem e administração pública. Assista. (Clique aqui)

_________________

Efeitos da reforma

Seis meses depois de uma alteração significativa na legislação trabalhista, a advogada Leticia Ribeiro Crissiuma de Figueiredo, do escritório Trench Rossi Watanabe, faz um balanço dos principais efeitos práticos que as mudanças trouxeram a empregados, empregadores e Justiça do Trabalho. (Clique aqui)

Direito contábil

No âmbito da governança corporativa, o advogado Edison Carlos Fernandes (Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados) aborda a evasão contábil e a elisão contábil. (Clique aqui)

Recuperação judicial

A possibilidade de o produtor rural utilizar-se da recuperação judicial para superação de uma crise momentânea é o tema tratado pela advogada Paula Naslavsky (da Fonte, Advogados). (Clique aqui)

Anticorrupção

A advogada Mariana Cardoso Magalhães, do escritório Homero Costa Advogados, fala da lei 16.309/18, que dispõe sobre o combate à corrupção no âmbito do Poder estadual, em PE. (Clique aqui)

Fornecedores e serviços

Controller das áreas administrativa e financeira da Inrise Consultoria em Marketing Jurídico, Ana Paula Lima discorre sobre a escassez do fornecedor diamante. (Clique aqui)

_________________

WhatsApp Migalhas

Cadastre o número +55 16 98105-4010 e nos envie um whats.

Aguardamos seu contato!

_____________

Discussão internacional

O escritório Boccuzzi Advogados Associados convida para discussão sobre impactos da operação Lava Jato em investigações internacionais de corrupção, com a participação de especialistas dos EUA e Inglaterra, no próximo dia 8/6. O evento é gratuito e em inglês. Para participar, clique aqui.

Novo sócio

O advogado Alexandre Lins Morato passa a integrar o quadro de sócios do escritório Azevedo Sette Advogados, em SP. Ele atuará nas áreas de Fusões e Aquisições, Mercado de Capitais, Direito Societário, Contratos e Investimentos. (Clique aqui)

Novo integrante

O advogado Gabriel Puertas Passarelli é o novo advogado da área Empresarial de Araújo e Policastro Advogados. (Compartilhe)

Oportunidade

Você já conhece as vantagens de ser um dos Correspondentes Migalhas? Impulsione sua carreira e seja contratado por escritórios e departamentos jurídicos de todo país. (Clique aqui)

Leitor antenado

Não fique de fora! Esteja sempre bem informado com o WhatsApp Migalhas. Clique aqui e envie um whats com a palavra "mig" para se cadastrar e acompanhar as principais notícias do meio jurídico.

Baú migalheiro

Há 163 anos, no dia 6 de junho 1855, nasceu Carlos Norberto de Sousa Aranha. Ele foi advogado militante, formado pela Faculdade de Direito da USP e deputado provincial em 1880. (Compartilhe)

Sorteio

A obra "Pela Ordem - Reflexões Sobre Advocacia, Carreira e Mercado" (Cousa - 166p.), do advogado criminalista Jovacy Peter Filho, apresenta dicas e orientações para o aprendizado e aperfeiçoamento do profissional na atual realidade do mercado. O livro é presente do autor. (Clique aqui)

Lançamentos

Amanhã, o advogado Luciano Benetti Timm, do escritório Carvalho, Machado e Timm Advogados, lança a obra "Artigos e Ensaios de Direito e Economia" (Lumen Juris). O evento será em Joinville/SC, na OAB (rua Amazonas, 46), a partir das 18h30.

Acontece, amanhã, o lançamento da obra "Vistorias em Obras Civis - Aplicações a Administração de Ativos e Gestão de Conflitos", coordenada por Flavio Figueiredo e Márcio Santos. O evento será em SP, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232), às 19h.

Será lançado, no próximo dia 13, o livro "Manual Prático de Decisões Penais", publicação da ENFAM. O evento será em Brasília, no Espaço Cultural STJ, das 19 às 21h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, em SP, o sócio do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados e diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano de Azevedo Marques Neto, profere palestra sobre as mudanças criadas pela edição da lei 13.655/18 na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro. A palestra faz parte da atividade de cultura e extensão "Diálogos Sobre a Governança Pública", coordenada pelo também sócio da banca e professor da FDUSP, Marcos Augusto Perez.

Com a participação da especialista em Direito Ambiental Mariangélica de Almeida, o escritório Nelson Wilians & Advogados Associados realiza hoje, em Belém/PA, palestra para discutir as dúvidas empresariais sobre problemas e questões de Direito Ambiental e os impactos na rotina das empresas. No encontro, ainda serão abordadas as soluções jurídicas possíveis para obtenção de crédito e financiamentos bancários, diante das novas normas editadas pelo BC e pela Febrabran.

Sócio coordenador da área de Contencioso Cível e Propriedade Intelectual da banca Azevedo Sette Advogados, Paulo A. Ciari de Almeida Filho é palestrante convidado do painel "Combate à pirataria de software - casos práticos, visão da indústria e do poder judiciário", ao lado do country manager da Business Software Alliance (BSA), Antonio Eduardo Mendes da Silva, e do perito judicial José Pio Tamassia Santos. Promovido pela Comissão Especial de Combate à Pirataria da OAB/SP, o evento acontece amanhã, em SP. (Clique aqui)

"Delação premiada" e "Acordo de leniência" são os temas do ciclo de palestras "Pensando o Brasil", do Graciosa Country Club, realizado em parceria com o IAP - Instituto dos Advogados do Paraná e o CESA. Miguel Reale Júnior (Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados), René Ariel Dotti (Escritório Professor René Dotti) e Modesto Carvalhosa apresentam palestra. Amanhã, em Curitiba. (Clique aqui)

No RJ, dia 8/6, acontece o seminário "Métodos alternativos de solução de litígios em improbidade administrativa". Thaís Marçal, coordenadora de Direito Público da ESA da OAB/RJ, participa da coordenação do evento que conta, entre outros, com a exposição de Marcio Reis (Barroso Fontelles, Barcellos Mendonça & Associados), Ana Tereza Basílio (Basilio Advogados) e Fábio Medina Osório (Medina Osório Advogados). (Clique aqui)

Dia 8/6, em São Bernardo do Campo/SP, Pedro Teixeira, do Bichara Advogados, participa de um bate-papo com alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo sobre perspectivas de atuação na advocacia em tempos atuais. O encontro com a turma de "Prática Tributária" busca estimular o olhar dos futuros bacharéis sobre a advocacia, como uma profissão altamente demandada pelos clientes e pelo mercado.

Fernando Brandariz (Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados) é um dos instrutores do evento "Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório", organizado pela Sodepe Brasil. Dia 14/6, em SP. (Clique aqui)

Siqueira Castro Advogados irá realizar um seminário sobre "Tecnologia Jurídica - Ferramentas Tecnológicas na Gestão do Contencioso", dia 15/6, no RJ. O seminário conta com a participação de Isabela Ferrari, juíza Federal, e de Welson de Paula Diniz, advogado da Telefônica Brasil na capital fluminense, além dos sócios da área Contencioso Cível da banca Andressa Barros, Djenane Cabral, Hugo Filardi e Mano Fornaciari. Inscrições por e-mail, clique aqui.

Dia 19/6, em SP, o Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP realiza o painel de debates sobre "Direito Anticorrupção - Governança, Gestão de riscos e Compliance no Brasil: onde estamos e para onde vamos". Entre os participantes do evento, Floriano de Azevedo Marques Neto (Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados), Gustavo Justino de Oliveira (Justino de Oliveira Advogados) e Rodrigo Bertoccelli (Felsberg Advogados). Após o debate, será lançado o livro "Compliance, Gestão de Riscos e Combate à Corrupção: integridade para o desenvolvimento", de Borges de Paulo e Aguirre de Castro (coordenadores). Um capítulo da obra, "A Universidade como espaço para a disseminação de conhecimentos, métodos e técnicas voltados à prevenção e ao combate da corrupção no Brasil: O caso da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2013-2016)", é de autoria de Justino de Oliveira. A atividade marca também o encerramento da disciplina "Corrupção na Administração Pública", do programa de Mestrado e Doutorado da FDUSP, ministrada por Justino de Oliveira. Em sua 3ª edição, o curso deste semestre teve foco em compliance nas empresas públicas e privadas.

Em Brasília, dias 13 e 14/9, o Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal - CEJ promove a "II Jornada de Direito Processual Civil". Eduardo Talamini (Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados) participa como coordenador científico do módulo de "Processo de Conhecimento". (Clique aqui)

Compliance

Dia 13/6, em Brasília, acontece o "I Seminário de Compliance, Ética e Risco Operacional", promovido pela empresa Bricks Consultoria Empresarial. Nesta primeira edição, quatro painéis têm como objetivo construir espaços de debate coletivo, troca de experiências e discussões críticas sobre o impacto da cultura do Compliance nas empresas públicas e privadas. (Clique aqui)

Contratos e Direito Societário

O programa de pós-graduação lato sensu da FGV Direito SP está com inscrições abertas para o curso "Direito Societário Aplicado: Atos e Contratos", que busca aliar técnica, teoria e prática na construção de atos e contratos comuns e fundamentais na vida das empresas. O curso analisa desde a estrutura básica do documento, com suas cláusulas típicas, suas funções, aplicações e limites; as variações possíveis de estrutura e cláusulas; as circunstâncias que podem requerer cada modalidade de variação; o direito material que afeta a existência, elaboração e execução do ato ou contrato; até as discussões que mais comumente se apresentam na prática e na jurisprudência, a respeito de sua interpretação. (Clique aqui)

Intensivo de Inglês - Desconto

A Target English, Inglês Instrumental está com matrículas abertas para os cursos de intensivo de julho de: inglês jurídico, geral, preparatório para TOEFL e IELTS. Aproveite o desconto de até 30%. Agende agora mesmo uma aula demonstrativa, sem compromisso. Início dia 9/7. Informações: (11) 95261-5981 / (11) 3214-4816. (Clique aqui)

Direito Empresarial

O Insper está com inscrições abertas para o curso de pós-graduação lato sensu "LL.C. em Direito Empresarial". O início das aulas está previsto para o dia 18/7. Inscreva-se! (Clique aqui)

Pós-graduação

Foi prorrogada a promoção de matrículas antecipadas para os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais ofertados pelo CAD - Centro de Atualização em Direito, em parceria com a Universidade FUMEC, para o segundo semestre de 2018, em BH. Os interessados que se matricularem até 15/6 obterão 50% de desconto na primeira parcela. São ofertadas quinze opções de cursos. (Clique aqui)

Seminário

Acontece em SP, dia 8/6, o "15º Seminário Sobre Relações de Consumo", promovido pelo IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional. (Clique aqui)

Curso

A AASP realiza em SP, entre 11 e 14/6, o curso "Prática da Advocacia Cível". (Clique aqui)

Sistemas registrais

O Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo realiza dia 12/6, em SP, o curso "Sistemas Registrais e o Registro de Imóveis Contemporâneo". (Clique aqui)

Compra e venda

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela Sodepe Brasil, para o curso "Aspectos Legais da Compra e Venda de Sociedades Limitadas", que acontece dia 13/6, em SP. (Clique aqui)

Reforma trabalhista

Acontece em SP, dia 15/6, o curso "Reforma Trabalhista (Módulo I - Atualização Prática)", realizado pelo Forum Cebefi. (Clique aqui)

Direito de empresas

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito de Empresas", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade do Centro, às terças e quintas-feiras, das 19 às 22h. (Clique aqui)

Cortesia

A AASP oferece vaga-cortesia para o curso "Alienação Parental e Recusa da Criança ao Contato Com Outro Genitor", que acontece dia 14/6, em SP. (Clique aqui)

Felizardos

Evento: Os ganhadores das vagas-cortesia, oferecidas pela Sodepe Brasil, para os cursos que acontecem dia 8/6, em SP, são:

Adélia Aparecida de Brito Neves - "Cruzamento de Informações da Receita Federal do Brasil". (Clique aqui)

Natanael Oliveira da Cruz - "Transmissão de Patrimônio". (Clique aqui)

Sorteio de obra: A obra "Curso de Processo Penal" (Saraiva - 4ª edição - 1.238p.), de Renato Marcão, vai para Mateus de Oliveira Vieira, de Pilar do Sul/SP. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo


Padre Antônio Vieira

Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

___________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AL/Colônia Leopoldina
AL/Murici
BA/Itanhém
MA/Loreto
PA/Óbidos
PB/Picuí
PI/Guadalupe

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Facebook Gave Chinese Giants Access To Data"

The Washington Post - EUA

"Pardons become a Trump fixation"

Le Monde - França

"Réfugiés: L'Europe dans l'impasse"

Corriere Della Sera - Itália

"Fiducia a Conte: siamo populisti"

Le Figaro - França

"Rapport sur la bioéthique: l'impossible consensus"

Clarín - Argentina

"El fiscal reclamó 5 años y medio para Boudou, y lo dejó más cerca de la cárcel"

El País - Espanha

"Rajoy dimite en el PP; Sánchez forma un Gobierno de expertos"

Público - Portugal

"Preenchimento automático do IRS alargado a apoios familiares"

Die Welt - Alemanha

"Ein JA kann die Welt verändern."

The Guardian - Inglaterra

"Labour seeks full access to single market"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Sob pressão do agronegócio, governo reverá tabela do frete"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Governo usa agência para intervir nos combustíveis"

O Globo - Rio de Janeiro

"Brasil supera a marca de 62 mil homicídios por ano"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Mais ataques, mais cidades, mais alvos"

Correio Braziliense - Brasília

"Pré-candidatos à Presidência discutem o futuro do país no Correio"

Zero Hora - Porto Alegre

"Deputados derrotam o Piratini e enterram plebiscito sobre estatais"

O Povo - Ceará

"ICMS no centro da redução do diesel"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Brasil, um País que extermina seus jovens"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald's
· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Amil

Escritórios :

· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knippel Advogados Associados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Amarante Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno - Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Lira Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Mauro Menezes & Advogados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Novotny Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paschoa Sociedade de Advogados
· Paulo Hamilton e Reina Filho Sociedade de Advogados
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Raphael Carneiro & Márcio Santos Advogados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Rocha Advocacia
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Castro & Barros Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Sucasas Tozadori Alves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· TLA - Tasoko Loturco e Almeida Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench Rossi Watanabe
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· a|CF - Advocacia Cunha Ferraz
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fávero e Vaughn
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· Aguiar Advogados
· Aidar Fagundes Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbieri Advogados
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barretto & Rost Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Berbigier Sociedade de Advogados
· Bertol Sociedade Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil e Abramides Sociedade de Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bruno Freire Advogados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· CMartins Advogados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cenamo Junqueira Advogados Associados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chalfun Advogados Associados
· Chaves Advocacia
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Corrêa da Veiga Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Dalle Lucca, Henneberg, Duque Bertasi e Linard Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· De Lima Assafim e Advogados Associados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· EFCAN Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio - Advogados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz Andrade Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flexa, Vieites Novaes e Annes Dias Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gondim Albuquerque Negreiros ADV
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· JGS Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados

____________

Clique aqui

para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Sato Leilões
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ACT Promoção da Saúde
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD - Centro de Atualização em Direito
· CAESP - Conselho Arbitral do Estado de São Paulo
· Capital Administradora
· CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU-IICS Escola de Direito
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Del Rey
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Espaço LEX
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR