INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 4.453

MIGALHAS nº 4.453

Terça-feira, 2 de outubro de 2018 - Migalhas nº 4.453 - Fechamento às 10h45.

"É claro que a justiça, sendo cega, não vê se é vista, e então não cora."

Machado de Assis
(Clique aqui)

Editorial

Em março de 1862, numa de suas saborosas crônicas, Machado de Assis conta que era aniversário da "proclamação da nossa carta política". O Bruxo do Cosme Velho se referia à primeira Constituição do Brasil, de 25 de março de 1824. E ainda que se passassem 38 anos, a comemoração era, então, costume.

Embalados neste mesmo clima, iniciamos esta semana, diante dos seis lustros de nossa sétima proclamação de direitos. A Carta de 1988, como se sabe, nasceu após os horrores dos anos de chumbo - e não se pode, sob hipótese alguma, muito menos a ideia atravessada de conciliação, querer amenizar o que se deu na ditadura (outro nome não há). Após esse mefistofélico período surgiu a Carta que, entre outras coisas, garantiu a liberdade de expressão.

Na engenharia constitucional, Judiciário e o Ministério Público ganharam ares de protagonismo. E, juntamente com essa posição de destaque - não consta no livrinho, mas lhe é inerente -, veio a grande responsabilidade em seus atos.

Com base nesse desenho constitucional, não podemos, de modo algum, aceitar a irresponsabilidade institucional a que estamos a assistir nestes dias. Vejamos:

- Petrobras fecha um acordo com autoridades norte-americanas no qual se determina que R$ 2,7 bilhões serão destinados a um fundo a ser gerido pelo MPF. Evidentemente que estamos diante de uma ilegalidade patente;

- Ministro Luiz Fux cassa uma decisão de um colega, como se fosse um ministro de faixa de jiu-jitsu acima do outro. E, como se não bastasse a esdruxularia, (i) proíbe um cidadão preso de dar entrevista (quando, se competente fosse para decidir, o que não era, só poderia proibir é a entrada de entrevistadores, nunca tolher alguém de falar); e, proíbe que, caso já concedida a entrevista, fosse proibida sua divulgação (ou seja, 30 anos depois, demos de cara com um ministro praticando censura);

- O presidente do STF, ministro Toffoli, no imbróglio das decisões, resolve, tal qual um pai injusto, qual filho tem razão na contenda. E assim como a psicanálise explica, transfere para outrem sua própria culpa e decide de modo equivocado;

- Um juiz Federal tenta se imiscuir no pleito eleitoral e é afastado liminarmente;

- Outro juiz Federal, com caráter (?) eleitoral, e com os mesmos objetivos do magistrado afastado, claramente insatisfeito com o resultado que se apresenta das eleições, resolve se meter e divulga delação para prejudicar certo candidato.

É nesse clima que estamos quando a CF completa trinta anos. Pelo visto, há muito trabalho a fazer, e pouco a comemorar.

(Compartilhe)

_____________

Autorizar ou não autorizar, eis a questão

Lewandowski autoriza. Fux suspende. Lewandowski volta a autorizar. Nesse vai-e-vem de decisões, quem não entendeu nada foi o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O ministro teve de perguntar ao presidente do STF, ministro Toffoli, qual decisão deveria ser cumprida. (Clique aqui)

O veredito

Para não deixar dúvidas, sem explicar nada, Toffoli foi assertivo: mandou cumprir a decisão de Fux e, por conseguinte, proibiu a entrevista. (Clique aqui)

Ministro x Ministro

Mais cedo, Lewandowski havia determinado que fosse cumprida sua própria decisão que permitiu que jornalistas entrevistem Lula, em detrimento da proferida pelo ministro Fux. Ministro Lewandowski, com muito acerto, numa decisão irrespondível, explica por A + B porque a matada no peito de Fux não tem lógica processual. (Clique aqui)

Acabou antes de começar...

Uma questão vai ficar no ar nesse imbróglio todo: por que o ministro Toffoli, na primeira semana como presidente, resolveu se "ausentar" da cadeira para que o ministro Fux decidisse algo, ainda mais contra um colega?

Presidência

A função de presidente do STF, é bom que se diga, só tem poder jurisdicional na feitura da pauta. No resto, é "autoridade" administrativa. De modo que, não é por ocupar transitoriamente a presidência, seja como titular, seja como vice, que se tem poder acima dos outros colegas.

Detalhe

Na decisão do ministro Toffoli, que decidiu escolher a decisão do ministro Fux como mais bonita, há um estratagema para tirar a bola de campo: "dê-se vista à Procuradoria-Geral da República". Quer saber, migalheiro, quando esse processo vai à pauta? Resposta: quando as galinhas criarem dentes.

Delação na eleição

Sérgio Moro retirou ontem o sigilo de parte do acordo de delação do ex-ministro Palocci no âmbito da Lava Jato. Coincidentemente a parte divulgada é a que trata do PT na Petrobras. E ninguém acha que o magistrado da 13a vara Federal de Curitiba fez nada errado. (Clique aqui)

Pergunta ao CNJ

Qual a diferença entre o juiz Federal de Curitiba/PR e o juiz Federal de Formosa/GO?

Oh que saudades que tenho...

Que falta faz o ministro Teori. S. Exa. não titubeou ao puxar as orelhas do juiz de piso quando este foi além do que devia.

Conteúdo furado

Na "delação de Moro", Palocci diz isso e aquilo sem nenhuma comprovação. É um emaranhado de informações já divulgadas a mancheias por vários meios. Muitas das coisas já comprovadas por outras provas, e outras tantas provadas falsas. De maneira que os procuradores fizeram bem em não aceitar ouvir esse condenado. A PF é que consentiu em ouvi-lo. (Clique aqui)

Carta Magna - 30 anos

Quem presta suas homenagens à Carta Magna hoje é Luiz Fux. O ministro enaltece a CF ressaltando uma de suas principais características: ela elege a dignidade da pessoa humana como centro de gravidade de todo universo jurídico. (Clique aqui)

Ministro Luis Felipe Salomão rememorou as conquistas trazidas pela CF. Para ele, a Constituição estabeleceu o Judiciário como lugar simbólico da democracia. (Clique aqui)

Violência

O juiz de Direito Carlos Eduardo de Moraes Filho foi baleado ontem nas dependências do fórum de Vila Rica/MT. Os policiais militares que faziam a segurança do local reagiram ao ataque e atiraram no criminoso, que morreu no local. Veja as imagens. (Clique aqui)

Por que postergar?

Advogadas, dos mais diversos movimentos, uniram-se para pedir que o Conselho Federal da OAB reconsidere deliberação sobre destinação de vagas a mulheres em cargos diretivos. A regra aprovada dispõe que mulheres deverão ser 30% dos candidatos nos cargos diretivos da OAB, mas só a partir de 2021. Elas pedem a aplicação da medida de forma imediata, em virtude da sub-representação feminina no Conselho. (Clique aqui)

Corretagem

A 5ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou seu próprio julgado porque o entendeu contrário ao fixado em sede de recurso repetitivo no STJ. O colegiado havia condenado uma empresa de empreendimentos imobiliários a restituir, de forma simples, a taxa de corretagem paga por consumidor na compra de um imóvel. Contudo, em agosto de 2016, a 2ª seção do STJ decidiu que a comissão de corretagem paga pelo consumidor é válida. O escritório Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados representa a empresa de empreendimentos imobiliários no caso. (Clique aqui)

Regra condominial

Morador multado por manter tela de proteção em seu apartamento não será indenizado. Decisão é da juíza de Direito Margareth Cristina Becker, do 2º JEC de Brasília/DF. A magistrada considerou que dispositivo da convenção condominial que veda a alteração da forma externa da fachada do prédio é soberano, e que as multas aplicadas ao morador não foram abusivas. (Clique aqui)

Plano de saúde

Ministro Antonio Carlos Ferreira anulou acórdão do TJ/DF que determinou que um plano de saúde coletivo deveria ofertar a beneficiária migração para o plano individual ou familiar como condição para rescindir o contrato. Para o ministro, ao reconhecer a ilegalidade de negativa de renovação contratual, o Tribunal adotou entendimento que diverge da orientação do STJ, segundo a qual "não é abusiva a rescisão unilateral de plano de saúde coletivo pela empresa operadora" quando a renovação contratual não se dá automaticamente. A operadora foi patrocinada na causa pela Advocacia Fontes Advogados Associados S/S. (Clique aqui)

Novela em Migalhas

Chegamos à última semana de nossa Novela. Muitas emoções. No capítulo de hoje, novos desdobramentos a partir da notícia de que Isabel não é, na verdade, irmã legítima de Vinícius! (Clique aqui)

Evento - Compliance

A lei anticorrupção (12.846/13) ainda não foi regulamentada por todos os Estados do país. Os desafios na contratação com o Poder Público, a partir da perspectiva da lei, é o tema do seminário "Compliance - 5 anos da lei 12.846 e os Desafios da Contratação com o Poder Público", que Migalhas realiza no próximo dia 24 de outubro, em SP. Durante todo o dia, experientes nomes do Direito debatem as melhores práticas, no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej. Inscreva-se. As vagas são limitadas. (Clique aqui)

_____________

Cenário

Mais expostos do que em qualquer outro momento da campanha, os presidenciáveis com chances de passar ao segundo turno recalibram discursos e gestos. (Clique aqui)

Decifra$

O cenário que se avizinha terá fortes dificuldades para a governabilidade. Confira a reflexão do advogado e economista Francisco Petros. (Clique aqui)

Eleições - Fake news

O impacto dos robôs nas eleições de Trump, por não ter sido matematicamente comprovado, poderia ser enquadrado como fake news? Lourival J. Santos e André Marsiglia Santos (Lourival J. Santos - Advogados) tratam da questão ao analisarem o conceito de fake news nas eleições. (Clique aqui)

Terceirização

A partir da recente decisão do STF que julgou constitucional a terceirização de atividade-fim, Felipe Medeiros e Eduarda Medeiros, do escritório Coelho & Dalle Advogados, apresentam aspectos relevantes para as empresas. (Clique aqui)

Testamento

Recentemente a 3ª turma do STJ decidiu que a falta de testemunha não pode invalidar testamento. Quem analisa o assunto é Aryane Braga Costruba, do escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados. (Clique aqui)

Recuperação judicial

O agravo de instrumento e as decisões proferidas nas ações de recuperação judicial são temas em debate pelos advogados Flávio Cheim Jorge e Marcelo Nogueira, do escritório Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados. (Clique aqui)

Responsabilidade civil

Ao abordar os aspectos relevantes para o estudo da responsabilidade civil, o advogado Alexandre Junqueira Gomide, do escritório Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados, trata do dever de agir e omissão. (Clique aqui)

Migalhas Bioéticas

No vídeo de hoje, Luciana Munhoz conta o caso da jovem Katie Stubblefield, que ficou com o rosto deformado após uma tentativa de suicídio aos 18 anos. (Clique aqui)

Inglês jurídico

A advogada Luciana Carvalho aborda, com explicações do inglês jurídico, o termo "electoral court", que significa Tribunal Eleitoral. (Clique aqui)

_____________

§§§ Novela em Migalhas §§§

Capítulo - XX

A missiva devastadora

- Não creio que Isabel aceite facilmente a sua decisão, disse padre Eustáquio a Vinícius, logo que pôde achar-se só com ele. Acautele-se; porque é capaz dela fugir.

- Crê?

- Não a conhece ainda? A posição em que estes acontecimentos a deixaram, repugna-lhe mais que tudo. Prefere a miséria à vergonha, e a ideia de que interiormente não a absolvemos, é o verme que lhe fica no coração.

De noite, recebeu Vinícius uma carta de Cícero, acompanhada de um pacote.

"Refleti muito durante estas duas horas, dizia a missiva, e cheguei a uma conclusão única. Elimino-me. É o meio de conservar a Isabel a consideração e o futuro que lhe não posso dar. Quando esta carta lhe chegar às mãos, terei desaparecido para sempre. Não me procure, que é inútil. Irei abençoá-lo de longe. Recaia, entretanto, sobre mim todo o ressentimento; eu só o mereço, porque só eu o provoquei. Vão as cartas de Isabel; guardo três apenas, como recordação da felicidade que perdi."

Vinícius teve vontade de ler as cartas de Isabel, mas a tempo recuou; mandou-as dar à moça.

- São a minha história, disse ela; peço-lhe que as leia e me julgue.

Naquela noite foi que Vinícius sentiu toda a violência do amor que lhe inspirara Isabel. Enquanto os detinha um vínculo sagrado, amara sem consciência; e ainda depois de esclarecido pelo padre, o esforço empregado em vencer-se e a própria natureza da catástrofe não lhe permitiram ver a extensão do mal.

Agora, sim; roto o vínculo, restituída a verdade, ele conhecia que a voz da natureza, mais sincera e forte que as combinações sociais, os chamava um para o outro, e que a mulher destinada a amá-lo e ser amada era justamente a única que as leis sociais lhe vedavam possuir.

Logo de manhã escreveu a Paiva, pedindo-lhe que não deixasse de os ir visitar nesse dia. Não o fez sem custo, mas fê-lo sem arrependimento. Tinha por fim apressar o casamento de Isabel e o seu, condenando-se a sofrer calado os golpes do avesso destino.

A manhã, entretanto, não trouxe esquecimento e paz. Isabel mostrava-se debilitada, nervosa, impaciente. Ora, repelia com sequidão as boas palavras de D. Constança; ora, pedia intercedesse com Vinícius para a resolução que ela admitia como único meio de a poupar à vergonha.

A excitação moral era grande; cumpria aquietá-la por meios persuasivos. Isabel fugia a todos; não encarava Vinícius e D. Constança, sem que o pejo lhe colorisse a face, mudança tanto mais visível quanto que a vigília e a dor a tinham empalidecido muito.

Diziam-lhe que a vontade do finado Conselheiro estatuíra uma lei na família, segundo a qual ela continuava a ser parenta como dantes, e tão amada como era. A moça agradecia a generosidade, mas não podia fugir à ideia de haver contribuído para uma usurpação.

Queria que a deixassem ir ter com o pai, ao pé de quem a natureza e a consciência lhe indicavam que poderia estar sem remorso. Vinícius e D. Constança respondiam-lhe com afagos e protestos; mas quando viram que estes eram inúteis, não houve mais que revelar-lhe a carta de Cícero.

O Padre Eustáquio incumbiu-se de lhe fazer essa delicada comunicação. O gemido que lhe rompeu do coração mostrou bem a ferida que acabava de receber. O padre acolheu-a lacrimosa e esvaecida em seus braços; disse-lhe palavras de conforto e de esperança. Nos primeiros minutos, Isabel nada pôde ouvir; o golpe ensurdecera a alma. Após alguns minutos de silêncio e concentração, a moça dirigiu a palavra ao padre e agradeceu-lhe a caridade. Depois referiu-lhe os acontecimentos de sua infância, os mesmos que o capelão ouvira de Cícero.

A sagacidade natural do espírito cedo lhe fizera ver que a posição de sua mãe não era a mesma das outras mães; essa descoberta, porém, não teve outra virtude mais que comunicar ao amor de filha uma intensidade e energia capazes de afrontar os mais fortes obstáculos, como se ela quisesse reunir em si toda a soma de afetos e respeitos que a sociedade afiança às situações regulares.

Eustáquio ouviu-a comovido; nutrido da medula do Evangelho, reconheceu um efeito da graça divina nesse amor imaculado, que valia por todas as absolvições da Terra. Ele a aplaudiu e confortou; falou-lhe do futuro, do carinho de sua família, sua, a despeito de tudo; enfim da obrigação em que ela estava de corresponder a tanta confiança.

Talvez Isabel, em sua razão, correspondesse aos conselhos de Eustáquio; mas a razão é o que menos a dirigia naquelas circunstâncias aflitivas. Ela deixou o padre para recolher-se aos aposentos.

_____________

  • Migalhas mundo

Propriedade Intelectual

Catar abre processo contra Arábia Saudita na OMC por violação de direito de propriedade intelectual. (MI - clique aqui)

Acesso marítimo

Corte Internacional de Justiça de Haia decidiu que o Chile não tem obrigação legal de negociar o acesso soberano ao Oceano Pacífico para a Bolívia. (MI - clique aqui)

Ultramarino

Comissão Europeia negocia acordo entre Espanha e Reino Unido sobre o território ultramarino de Gibraltar. (MI - clique aqui)

Novo acordo

Estados Unidos, Canadá e México fecham novo acordo de livre comércio, USMCA. (MI - clique aqui)

_____________

WhatsApp Migalhas

Cadastre o número +55 16 98105-4010 e nos envie um whats.

Aguardamos seu contato!

_____________

Atualize-se

Quer se manter informado sobre a comunidade jurídica? Com o WhatsApp Migalhas é possível! Cadastre-se clicando aqui e enviando um whats com a palavra "mig".

Conectar

A seção Correspondentes do portal Migalhas é a ferramenta ideal para você se conectar com o mundo jurídico. É oportunidade imediata de trabalho. Por isso, cadastre-se agora e disponibilize seus contatos para realizar diligências na sua cidade e região. (Clique aqui)

Pacto Digital

A Telefônica lançou ontem, em SP, o "Manifesto por um novo Pacto Digital", convocando governo e sociedade para discutir os impactos da tecnologia no dia a dia das pessoas. O projeto foi apresentado pelo presidente da Telefônica Brasil, Eduardo Navarro, pela vice-presidente de Assuntos Corporativos, Camilla Tápias, e pelo chief policy officer da Telefônica S.A., Enrique Medina. (Clique aqui)

Nova sócia

O escritório Ferraz de Camargo Advogados anuncia o fortalecimento da área Trabalhista com ingresso da nova sócia Sandra Abate. Com sua notória experiência, a nova advogada irá desenvolver trabalhos tanto em âmbito consultivo como contencioso. (Clique aqui)

Inovação

TozziniFreire Advogados acaba de lançar o ThinkFuture, o primeiro projeto estruturado de inovação implementado por um escritório full-service no Brasil. (Clique aqui)

Baú Migalheiro

Há 57 anos, no dia 2 de outubro de 1961, o Congresso Nacional aprovou a Emenda Constitucional que instituiu o regime parlamentarista no Brasil, evitando que o vice-presidente João Goulart assumisse a presidência da República após a renúncia de Jânio Quadros, que deixou o cargo após sete meses de mandato. À época do ocorrido, a posse de João Goulart não foi aceita por ministros militares e nem por parte da sociedade. (Compartilhe)

Sorteio

O livro "Retroatividade Penal Benéfica" (Saraiva - 209p.), de Vinicius de Toledo Piza Peluso, analisa diversas situações concretas nas quais a lei penal resulta em benefício ao réu, retroagindo para demais atos. O exemplar é brinde da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

Hoje, das 12h30 às 14h, em BH, será lançada a obra "Desafios e perspectivas do Direito Imobiliário Contemporâneo", organizada por Aline França Campos, Beatriz Gontijo de Brito e Felipe Quintella. (Clique aqui)

Dia 6/10, em Brasília, acontece o lançamento do livro "Um Lustro nas Salas de Concerto", do advogado Pedro Gordilho. (Clique aqui)

O escritório Almeida Guilherme Advogados Associados e os coordenadores Ronaldo Crespilho Sagres e José do Carmo Veiga de Oliveira convidam para o lançamento da obra "Direito Eleitoral Contemporâneo - Homenagem a Walter de Almeida Guilherme". O evento acontece dia 4/10, às 19h, na Câmara Municipal de São Paulo - Sala Sergio Vieira de Melo (viaduto Jacareí, 100, SP). Na ocasião, um grupo seleto de "JUS ELEITORALISTAS" prestará justa homenagem à Walter de Almeida Guilherme pelos anos de dedicação e comprometimento frente ao Judiciário Nacional em suas passagens pela presidência do TRE/SP e pelo STJ.

Migalhíssimas

O advogado Mário Delgado, sócio fundador da banca MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados, profere a palestra "A Consolidação da união estável como entidade familiar" hoje, às 19h, na sede da OAB de Blumenau/SC (clique aqui). Amanhã, Mário Delgado profere a palestra "Os efeitos patrimoniais e sucessórios da união estável em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal" em Chapecó/SC, no Salão Nobre da Unochapecó, às 19h30.

Fernanda Andreazza, sócia do escritório Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados, participa do "19º Congresso IBGC - Ecossistema de Governança: Inovação e Legado". O evento, que acontece em SP, termina hoje. (Compartilhe)

Amanhã, em SP, membros do escritório Pires & Gonçalves - Advogados Associados participam do encontro "AdapTalks", sobre o tema "Blockchain: Muito mais do que ferramenta, uma maneira diferente de pensar". (Clique aqui)

Amanhã, em SP, Fabiana Vidigal Diniz de Figueiredo, sócia de Direito de Energia e Meio Ambiente do escritório Carvalho, Machado e Timm Advogados, coordena o seminário "Direito de Energia 4.0 - As novas oportunidades de negócios e os desafios no setor de energia", organizado conjuntamente com o IDP | São Paulo. (Clique aqui)

Em SP, amanhã, às 19h, o escritório Vilhena Silva Advogados realiza palestra com Renata Severo sobre "Previdência: Revisão de aposentadorias e adicional de 25%". (Clique aqui)

Eduardo Magalhães Machado, sócio de Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados, participa do "97º PTMG (Pharmaceutical Trade Marks Group) Conference", em Dubrovnik/Croácia, de 3 a 6/10. Na ocasião, Eduardo Machado palestra sobre o tema "News and Burning issues from Latin America", falando sobre o Backlog de Marcas e Patentes no INPI do Brasil.

Sócios do escritório Motta Fernandes Advogados prestigiam dois eventos internacionais e comemoram a eleição de Horacio Bernardes Neto como presidente da Internacional Bar Association. Do "TerraLex Global Meeting", que acontece em Boston de 3 a 6/10, participam Roberto Liesegang, Denise Alvarenga, Pedro Bernardini e Fernando Stacchini. Do encontro anual do IBA - Internacional Bar Association, de 7 a 12/10, seguem para Roma Horacio Bernardes Neto, Mariana Ribeiro, Rodrigo Jacobina, Guilherme Traub, Diogo Dias, Cecília Vidigal, Regina Lynch, Patricia Pupo, Ana Carolina Crepaldi, Camila Spinelli.

Thaís Marçal, coordenadora acadêmica da ESA OAB/RJ, palestrará, às 17h, no evento "Comemoração dos 30 anos da Constituição de 1988", que será realizado no salão nobre da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ no dia 5/10. O evento é gratuito, aberto ao público e não necessita de inscrições prévias.

Inicia, dia 5/10, a nova turma do "Curso Avançado - modalidade intensivo - do IBC - Instituto Brasileiro de Compliance". Carlo Luchione (Luchione Advogados) vice-presidente do Instituto, ministra aula com o tema "Delação Premiada e Acordo de Leniência". O curso conta com os maiores e mais qualificados players do mercado. (Clique aqui)

A diretoria do IBEF Campinas e o escritório Lemos e Associados Advocacia realizam, dia 24/10, em Campinas/SP, o "Jantar de Relacionamento". (Clique aqui)

Carol Monteiro de Carvalho, sócia da área de Comércio Exterior da banca Mundie e Advogados, participou do "Opening of the Legal Year 2018", representando a comissão de relações internacionais da OAB/RJ, organizado pela Law Society of England and Wales e Bar Council. A cerimônia oficial aconteceu em Londres, dias 30/9 e ontem, com integrantes de Ordens dos Advogados de diversos países.

Head da área Trabalhista do escritório Stocche Forbes Advogados, Daniela Yuassa ministrou, dia 29/9, uma aula no "Curso de Pós-Graduação em Direito Registral", no IDP | São Paulo, sobre "Noções de Direito do Trabalho e a Reforma Trabalhista".

Dia 28/9, aconteceu o "IV Seminário De Direito das Empresas em Dificuldade", promovido pela OAB/RJ. O evento discutiu temas como proteção dos empresários contra a crise, reestruturação de empresas, planos de recuperação e perspectivas do tratamento fiscal. Rodrigo Mattos representou o escritório Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados ao longo das discussões.

Renato Opice Blum e Juliana Abrusio, de Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados, estão entre os 34 destacados deste ano no mercado de dados brasileiro em "Who's Who Legal, Brasil: Data 2018".

O escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados foi mencionado com destaque nas áreas de "Public Law" e de "Projects and Infrastructure" pela edição recém-publicada do guia internacional "Legal 500".

Seminário internacional - Democracia, Direito e Trabalho

Instituto Lavoro está com inscrições abertas para o "III Seminário Internacional - Democracia, Direito e Trabalho: Implosão sem dinamite", que será realizado dias 22 e 23/11, em SP. Palestrantes de renome se reúnem no evento com o objetivo de reconhecer e criticar as realidades democrática, jurídica e laboral atuais. Confira a programação completa e faça a sua inscrição, clique aqui.

Cortesias

Concorra a vagas-cortesia, oferecidas pela Sodepe Brasil, para os cursos "Lucro Presumido ou Simples Nacional?", dia 8/10 (clique aqui); e "Fiscalização Tributária - Como recepcionar o agente do Fisco e potencializar as impugnações" (clique aqui), dia 10/10, ambos em SP.

Acidente de trânsito

Vendrame Consultores realiza, dias 9 e 10/10, em SP, o curso "Perícias em Acidentes de Trânsito", visando a especialização de profissionais de segurança. Curso entregará subsídios teórico-práticos aos alunos, permitindo aos participantes adquirir os conhecimentos necessários para trabalhar com a elaboração de parecer técnico. (Clique aqui)

Benefícios assistenciais

Acontece, dia 10/10, em SP, o curso "Benefícios Assistenciais", promovido pela AASP. (Clique aqui)

Pós-graduação

EPD - Escola Paulista de Direito está com inscrições abertas para a pós-graduação 2019.1. Desconto de 40% em todos os cursos de pós presencial até 11/10. (Clique aqui)

Transformação digital

Participe do curso online "Transformação Digital: As Ferramentas Tecnológicas para Advogados", promovido pela Radar - Gestão para Advogados, dia 17/10, para conhecer as principais tendências e ferramentas de suporte tecnológico para os advogados. Inscreva-se. (Clique aqui)

Lucro presumido

Forum Cebefi realiza, dia 17/10, em SP, o curso "Lucro Presumido e Simples Nacional - Opção e Pontos Relevantes - atualizado conforme LC 155/2016". (Clique aqui)

Defesa da concorrência

Em Campos do Jordão/SP, de 24 a 26/10, o IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional promove o "24º Seminário Internacional de Defesa da Concorrência". Inscreva-se! (Clique aqui)

Mediação e conciliação judicial

Instituto Vertus realiza, em SP, de 25/10 a 24/11, o "VII Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial". (Clique aqui)

Direito Administrativo Econômico

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito Administrativo Econômico", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade da Gávea, aos sábados, das 8h30 às 17h30. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

30 anos da Constituição Financeira

Faculdade de Direito da USP promove, dia 5/10, data em que a Constituição completa 30 anos, evento para debater o capítulo das Finanças Públicas. O senador José Serra, relator na Assembleia Constituinte da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças, vai discorrer sobre o tema e relatar sua experiência nesses 30 anos de Direito Financeiro na Constituição.

Cursos

Cenofisco Centro de Capacitação Profissional promove os cursos:

"PER/DCOMP e DCTF - Como Preencher (Incluindo DCTF-WEB)", dia 8/10, em SP; (Clique aqui)
"Formação de Assistente Contábil (Conforme as Normas Contábeis e Fiscais)", dias 8 e 9/10, em SP;
(Clique aqui)
"EFD - Reinf (DIRF Digital)", dia 8/10, no RJ.
(Clique aqui)

Viva

Sorteio de obra: Priscila de Souza Santos, de São Sebastião do Pontal/MG, é a ganhadora da obra "Liderança Para Advogados" (Saraiva - 376p.), de Monica Simionato. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Joaquim Manuel de Macedo


Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto
Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

___________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais:

AL/Santa Luzia do Norte
GO/Alto Paraíso de Goiás
GO/Corumbaíba
GO/Mozarlândia
MA/Riachão
MG/Itamonte
MG/Tiros
PE/Lagoa do Itaenga
RN/São Miguel
RN/Taboleiro Grande
RS/Serafina Corrêa
SC/Ipumirim
SC/Massaranduba

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Trump Allows Wider Review Of Kavanaugh"

The Washington Post - EUA

"Changed economy forces GE's changing of guard"

Le Monde - França

"Plus diplômées, les femmes restent moins bien payées"

Corriere Della Sera - Itália

"Palazzo Chigi, il favorito è Conte"

Le Figaro - França

"Charles Axnavour (1924-2018) For me, formidable..."

Clarín - Argentina

"Uberti reveló más detalles de las coimas entre Jirchner y Chávez com los bonos argentinos?"

El País - Espanha

"Los Mosos contienen ela sedio de los radicales al Parlament"

Público - Portugal

"TAP recuperou mais de metade do capital retido em Luanda"

Die Welt - Alemanha

"Rechtsextremisten sollen Terrorzelle gegrundet haben"

The Guardian - Inglaterra

"Tories urged to get behind May as party rivals go on offensive"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Bolsonaro sobe 4 pontos e vai a 31%; Haddad fica em 21%"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Moro abre delação em que Palocci relata propina ao PT"

O Globo - Rio de Janeiro

"Bolsonaro sobe e abre 10 pontos sobre Haddad"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Delação de Palocci atinge em cheio o PT"

Correio Braziliense - Brasília

"Moro libera delação de Palocci. STF barra Lula"

Zero Hora - Porto Alegre

"Moro libera parte da delação de Palocci que cita campanhas do PT"

O Povo - Ceará

"Bolsonaro cresce e Haddad estaciona"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Bolsonaro cresce e abre 10 pontos sobre Haddad"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Amil
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald's
· MercadoLivre
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo

Escritórios :

· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· De Lima Assafim e Advogados Associados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Serra Netto e Terra - Sociedade de Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Eduardo Antônio Lucho Ferrão - Advogados Associados
· EFCAN Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel Rubel Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Escudero & Ziebarth Advogados
· Espallargas, Gonzalez & Sampaio - Advogados
· Espinheira, Borges & Quadros Advogados Associados
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Eizirik Advogados
· Fabiano Mendes Advogados
· Fabio Zambitte Ibrahim & Associados
· Fachin Advogados Associados
· FAGALI advocacia
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti Advogados
· Faragone Advogados Associados
· FAS Advogados - Focaccia, Amaral, Salvia, Pellon e Lamonica
· Felsberg Advogados
· Fernando Soares Jr. e Krähenbühl Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz Andrade Advogados
· Ferraz de Camargo Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· FM Almeida | Advogados
· Fogaça, Moreti Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede Advogados
· Galdino & Coelho Advogados
· Garbi Sociedade de Advogados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Garrido, Focaccia, Dezuani & Sanchez Advogados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Giamundo Neto Advogados
· GM Carvalho & Fraia Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes e Guadagnucci Sociedade de Advogados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gondim Albuquerque Negreiros ADV
· Grandino Rodas Advogados
· GSG Advocacia
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gusmão & Labrunie - Propriedade Intelectual
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Harada Advogados Associados
· Henrique & Gaspar Sociedade de Advogados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· HSLAW
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· JBM Advogados
· João Vieira Neto Advocacia Criminal
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados

· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Korte e Korte Sociedade de Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Larrain y Asociados
· L. Farina Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Amarante Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Gonçalves, Jambor, Rotenberg & Silveira Bueno - Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo de Rizzo Advogados
· Lobo & Lira Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos & Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado Meyer Advogados
· Madrona Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Sociedade de Advocacia
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martiena & Pim Sociedade de Advogados
· Martinelli Advogados
· Martins Ogawa, Lazzerotti & Sobral Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante & Wagner Advogados Associados
· Mauro Menezes & Advogados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Melcheds || Mello e Rached Advogados
· Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mingrone e Brandariz Sociedade de Advogados
· Miranda Junqueira Martins Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Sociedade de Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Montoro Fagundes e Brasil Vita Advogados Associados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta Fernandes Advogados
· Mudrovitsch Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Novaes e Roselli Advogados
· Novotny Advogados
· Ohno Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paschoa Sociedade de Advogados
· Paulo Hamilton e Reina Filho Sociedade de Advogados
· Paulo Reis Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Patriota & Dantas Advogados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Piza Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Porto Lauand Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Prandini, De Luca & Pimenta Advogados Associados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· r. monteiro de castro advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados
· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Raphael Carneiro & Márcio Santos Advogados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale Advogados Associados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Riedel de Figueiredo & Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rosely Cruz Sociedade de Advogados
· Rosman, Penalva, Souza Leão, Franco, Vale Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· S. Freitas Advogados
· Saboya, Direito, Muanis - Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse, Marangoni, Parente e Jabur Advogados
· Santos Santana Sociedade de Advogados
· Santoro Advogados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Silva Mello Advogados Associados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Castro & Barros Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Starck de Moraes Sociedade de Advogados
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves Advogados
· Sucasas Tozadori Alves Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· TLA - Tasoko Loturco e Almeida Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Ragazzi Advogados
· Tostes e Associados Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Trench Rossi Watanabe
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Valladão Sociedade de Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza Advogados Associados
· Vieira Neto Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilas Boas Lopes e Frattari Advogados
· Vilhena Silva Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vivacqua Advogados
· Wald, Antunes, Vita, Longo e Blattner Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Warde Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zarif e Nonaka Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· a|CF - Advocacia Cunha Ferraz
· A Santos Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala Advogados
· Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Correa de Castro & Associados
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fávero e Vaughn
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Murillo de Aragão
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Ubirajara Silveira
· Advocacia Velloso
· Aguiar Advogados
· Aidar Fagundes Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alexandre K Jobim Advogados Associados
· Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Andrade Maia Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim, Aragão, Lins & Sato Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia
· Ayres Ribeiro Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Baraldi Advocacia Empresarial
· Barbieri Advogados
· Barbero Advogados
· Barboza Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barretto & Rost Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil e Rodriguez Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha, Lopes e Freitas Advogados
· Benhame Sociedade de Advogados
· Bertol Sociedade Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm & Carvalho Britto Advocacia
· Bissolatti Sociedade de Advogados
· Bisson, Bortoloti e Moreno - Sociedade de Advogados
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bonilha, Ratto e Teixeira Advogados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· CMARTINS Advogados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cançado e Barreto Advocacia S/S
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido Costa & Cancio Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira, Rossi Escritórios Associados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cescon Barrieu Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chalfun Advogados Associados
· Chaves Advocacia
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Cortes, Simões Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Dalle Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Corrêa da Veiga Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· CSMV Advogados
· da Fonte, Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Dalle Lucca, Henneberg, Duque Bertasi e Linard Advogados
· Daniel Gerber Advogados Associados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Davi Tangerino e Salo de Carvalho Advogados
· Décio Freire e Associados

____________

Clique aqui

para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Radar - Gestão para Advogados
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· RVC Consultores Tributários
· SAJ ADV - Software Jurídico
· Serpac Serviços Paralegais
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· TradJuris
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vamos Conciliar
· Vendrame Consultores
· VFK Cursos Jurídicos
· YK Editora
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAPI - Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ACT Promoção da Saúde
· Advise
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· Aliança Traduções
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Aurum
· Aviso Urgente
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· BTS Informa
· CAD - Centro de Atualização em Direito
· CAESP - Conselho Arbitral do Estado de São Paulo
· Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais - CAA/MG
· CAMARB - Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil
· CAMISP - Câmara de Arbitragem e Mediação Internacional de São Paulo
· Capital Administradora
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Cenofisco Centro de Capacitação Profissional
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU Law School
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Concept - Paralegal Empresarial
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· dcms Estratégia Jurídica
· DocWise
· EBRADI - Escola Brasileira de Direito
· Editora Del Rey
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· ÉOS Inovação na Advocacia
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Fábio Proto Perícias
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FADISP
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundação Israel Pinheiro
· Fundamar - Fundação 18 de março
· GRACIOTTI Assessoria Empresarial
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· Grupo Inrise
· Human to Human Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· IBRAC - Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Vertus
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Soluções Inteligentes
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris Software Jurídico
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR