Cenário

Cenário - 25.9.19

Existe a possibilidade de deputados e senadores voltarem a se reunir hoje para analisar o veto de Bolsonaro sobre a franquia de bagagens em viagens de avião.

25/9/2019

Congresso em movimento

Embora antecipados na véspera, os passos dados ontem por Câmara e Senado revelam um pouco sobre o ambiente político instalado em Brasília.

A agenda legislativa moveu-se. E isso ocorreu à revelia do que ansiava parte da sociedade e pretendia/gostaria o Planalto.

Em sessão conjunta, o Congresso derrubou 18 vetos presidenciais do projeto de lei 7596/17 que trata do abuso de autoridade (entenda os detalhes).

Na visão dos críticos, essa foi uma derrota endereçada ao governo e mirou especialmente o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

A manifestação dos parlamentares também foi contundente no sentido de redefinir novas fronteiras para o engajamento público do combate à corrupção – sobretudo no que se refere ao discurso encampado por quem apoia a Lava Jato.

Em outra ação bastante alinhada às sensibilidades de momento no Congresso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), adiou a análise do parecer da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Marcada para ontem, a tão esperada votação ficou para a próxima terça-feira (1º). Outra vez, a impressão quase generalizada foi a de que parte do mundo político quis passar um recado de descontentamento.

A decisão de jogar para frente um tema tão importante como a votação da reforma ocorreu depois de um acordo de lideranças, que apoiaram ainda outro gesto emblemático: Alcolumbre e um grupo de senadores estiveram ontem com o presidente do STF, Dias Toffoli.

Pediram para suspender a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que, na semana passada, autorizou buscas e apreensões no gabinete do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Nova sessão

Segundo round

Existe a possibilidade de deputados e senadores voltarem a se reunir conjuntamente hoje para analisar o veto do presidente Jair Bolsonaro sobre a franquia de bagagens em viagens de avião.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e projetos de lei também estão na pauta.

Bolsonaro 1

O discurso

A TV Brasil postou no Youtube a íntegra do discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU.

Bolsonaro 2

Entrevista

Ainda em Nova York, Bolsonaro falou com exclusividade à RecordTV (veja a íntegra).

Violência

Situação no Ceará

Para conter a onda de ataques a ônibus e carros de concessionárias de serviços públicos – que dura quase duas semanas no Ceará –, 257 detentos já foram transferidos entre as unidades estaduais.

Vagas em presídios federais foram cedidas pela União.

As queimas de veículos atingem Fortaleza, Região Metropolitana (RMF) e cidades do interior.

Trump

O impeachment

A presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um inquérito formal de impeachment contra o presidente Donald Trump.

O caso é complexo e, segundo os analistas, tem poucas chances de prosperar no Senado, que é quem tem a última palavra no processo e onde os republicanos são maioria.

O pedido de impeachment parte de uma acusação envolvendo Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e uma suposta investigação que teria sido pedida pela Casa Branca contra Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente Joe Biden.

A CNN listou itens importantes que ajudam a compreender as próximas etapas (em inglês).

Prêmio

'Nobel' alternativo

Foram anunciados hoje em Estocolmo, na Suécia, os nomes dos ganhadores do Right Livelihood Award 2019.

A premiação é tida como uma espécie de Prêmio Nobel ‘alternativo’.

Entre os quatro ativistas internacionais homenageados está o indígena brasileiro Davi Kopenawa.

Na lista estão ainda a ambientalista sueca Greta Thunberg, a marroquina Aminatou Haidar e a chinesa Guo Jianmei.

AGENDA

STF - Está na pauta de hoje do plenário do STF uma ação que pode anular condenações da Lava Jato. Os ministros vão decidir qual a ordem em que devem ser apresentadas as alegações finais dos réus – quando há delatores e delatados.

Mercado de trabalho - O governo informa hoje à tarde os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a agosto.

Guedes - O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa de audiência pública na Comissão Mista de Orçamento.

Novo PGR - O subprocurador Augusto Aras será sabatinado hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

IBGE - Serão divulgadas hoje duas pesquisas chamadas de Informações Básicas Estaduais e Municipais.

EDUCAÇÃO

Escola - Um debate sobre diferenças e ambiente escolar, inclusão e ações de envolvimento (leia mais).

SABER

Livros - Biografias de artistas, cineastas e dramaturgos. Roteiros de cinema, peças de teatro e a história da TV. Veja aqui.

SUSTENTÁVEL

Orgânicos - Uma ferramenta de busca descobre feiras orgânicas no país (conheça).

TECH

Saúde x futuro - A Amazon lançou uma clínica virtual de saúde com acompanhamento domiciliar para funcionários (saiba mais).

BEM-ESTAR

Comfort food - O movimento culinário baseado na simplicidade dos pratos que desperta emoções explorando o paladar e a memória (veja receitas).

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Colunista