Migalhas de Peso

Por que esperar?

A sociedade civil organizada tem como pressuposto fazer o que o governo não pode ou, principalmente, não se dispõe a fazer.

5/5/2014

Em artigo recente Eduardo Pannunzio defendeu que a agenda por reformas legislativas e institucionais no terceiro setor poderia estar viciada por haver uma obsessão em buscar reformas legislativas quando seria possível avançar através de práticas de impostas autonomamente. Seguindo a linha deste artigo, é realmente necessário esperar?

A sociedade civil organizada tem como pressuposto fazer o que o governo não pode ou, principalmente, não se dispõe a fazer. É possível, valendo-se das redes de organizações já existentes, propor e discutir publicamente novos padrões de regulação do setor autoimpostos. Mas por onde começar, se os vários diagnósticos identificam tantos problemas com o setor? Neste ponto divirjo.

É necessário discutir a sustentabilidade financeira do setor. Muito se discute sobre a necessidade de transparência, especialmente tendo em vista potenciais investidores. Mas é necessário impor limites administrativos claros e objetivos para as organizações que sejam disponibilizados para a sociedade.

É necessário estabelecer um teto de gastos com atividades meio, incluindo e especialmente salários do pessoal fixo. Quanto efetivamente se gasta com atividades fins e quanto se gasta com pagamento de pessoal e outras despesas administrativas? Em que medida são as organizações realmente eficientes?

É difícil medir a eficiência de uma ação de advocacy em direitos humanos, por exemplo, mas não seria difícil detectar uma irresponsabilidade quase fraudulenta em uma organização que gastasse a imensa maioria de seus recursos com pagamento de pessoas não alocadas em projetos específicos, mesmo que de maneira justificada e comprovada.

É importante conquistar o respeito da sociedade através de profissionalismo. E não há porque esperar o Estado para começar.

___________

* Danilo Panzeri Carlotti é pesquisador do Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Direito GV.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Procrastinação: O inimigo invisível da advocacia

26/4/2024

O cargo comissionado de assessoramento jurídico municipal frente à nova decisão do STF: ADIn 6.331

26/4/2024

A natureza do pronunciamento judicial e a formação de título executivo parcial na ação monitória

26/4/2024

Aumento do lucro através da importação: Táticas essenciais para empresários superarem a baixa performance e alcançarem o sucesso financeiro

26/4/2024

Liberdade política sem liberdade econômica é ilusão

26/4/2024