No estudo "Clima organizacional: uma análise de sua definição e de seus componentes", as autoras Katia Puentes-Placios e Isa Aparecida de Freitas tratam as relações interpessoais como a base para a construção do clima organizacional de uma empresa ou organização. Dentro da gestão de escritório de advocacia, ao observar como acontecem os contatos e as trocas entre as pessoas, no âmbito profissional e pessoal, é possível começar a compreender como se dará a estruturação do clima organizacional. Uma vez estabelecido, será esse o guia para o comportamento e para o desempenho dos que fazem parte da banca.
Em uma comparação com o clima meteorológico, as autoras ainda explicam que é possível que o clima organizacional sofra mudanças, mas não com a mesma velocidade da temperatura. Numa forma prática, é o mesmo que dizer que não será uma única atividade da gestão de escritório de advocacia que vai transformar completamente o clima entre os profissionais. Afinal, trata-se de uma série de comportamentos amparados pela cultura da organização. Por isso, uma ação isolada não vai alterar positiva ou negativamente o contexto, como, por exemplo, um bônus salarial ou um evento de confraternização.
Os impactos do clima organizacional na gestão de escritório de advocacia
De acordo com a Apsi Consultoria Jr, da Universidade Federal de Juiz de Fora, o clima organizacional possui impactos significativos no desempenho da empresa. Trazendo para o contexto do Direito, para que a gestão de escritório de advocacia seja eficaz, é fundamental que as pessoas estejam focadas em desempenhar suas competências. Isso é influenciado diretamente por uma série de fatores que compõem o clima, como as condições econômicas da organização, a cultura, a estrutura da organização, a colaboração, o tipo de liderança, etc. Se os elementos estiverem alinhados, existirão profissionais que darão o seu máximo na execução de sua função. Por outro lado, quando há uma baixa motivação, são comuns os quadros de depressão, apatia e falta de interesse. Além disso, um clima com atitudes negativas forma equipes desunidas, com resistência a mudanças e falhas na comunicação.
Entre os indicadores para detectar o clima organizacional dentro da gestão de escritório de advocacia, a Apsi traz algumas dicas, como avaliar o grau de comprometimento dos profissionais com as suas atividades. Também é recomendado observar qual a média de tempo de um profissional dentro da equipe, quantidade de vezes que falta ao expediente, qualidade do trabalho e o engajamento em eventos da empresa. No livro "The Five Dysfunctions of a Team" (As Cinco Disfunções de uma Equipe), o autor Patrick Lencioni também aponta como sintomas negativos a serem combatidos, em ordem: ausência de confiança, medo de conflito, falta de compromisso, evitar responsabilidades e falta de atenção aos resultados.
Como a gestão de escritório de advocacia pode melhorar a cultura
Embora as mudanças não ocorram tão rapidamente quanto seria o ideal, é sempre possível investir em ações que darão resultados significativos em médio ou longo prazo. É o que acontece quando é necessário reestruturar ou motivar uma equipe. Mas, para que isso aconteça de fato, um dos pontos-chave é a participação atuante na gestão de escritório de advocacia. No artigo "Five Ways to Improve Your Law Firm's Culture" (Cinco maneiras de melhorar a cultura da sua firma de advocacia), são apresentados passos práticos e simples de serem implementados no escritório. Selecionamos alguns deles:
1. Encontrar a causa do problema
Mesmo que não haja necessariamente um problema, pensar em melhorar a cultura do escritório sempre trará ótimos resultados. Um bom exemplo é pensar em como manter a cultura num ambiente com alto crescimento, sem que os custos sejam impactados na mesma proporção. Nesse caso, é recomendado perguntar-se quais são os motivos que tornam a cultura importante para o escritório e como isso pode ser mantido. O mesmo deve ser feito assim que se identificar um desafio ou uma oportunidade dentro da equipe.2. Usar o exemplo como um aliado
Grandes líderes são aqueles que têm autoconsciência de suas qualidades, de como aprimorar habilidades sociais e do que mais pode ser melhorado. A forma como um líder age impacta toda a equipe. Por isso, utilizar o conhecimento sobre si mesmo para trazer a equipe mais pra perto pode ser uma grande ação motivadora.3. Focar nos pontos fortes
Para motivar a equipe, a tática é focar na comunicação e na colaboração ao invés de apenas apontar fraquezas. Ou seja, concentrar nos pontos fortes de cada equipe e usá-los como uma vantagem. No final, ao usar as expertises, as habilidades, e até mesmo a inteligência emocional dos colaboradores, faz a colaboração e a motivação superarem as fraquezas.
O importante é não se ater apenas às dicas acima, mas procurar avaliar o clima organizacional da banca. A partir dos resultados, agregar ainda mais técnicas na gestão de escritório de advocacia para motivar e comprometer os colaboradores. No artigo "7 palestras para otimizar a gestão de escritório de advocacia", apresentamos alguns insights que podem auxiliar nesta tarefa.
Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu e-mail.
__________