Migalhas de Peso

O backup na nuvem pode ser a salvação do seu negócio!

Ao contrário do que parece, não é uma tarefa complicada, mas exige disciplina, organização e investimento, a fim de garantir o sigilo das informações.

1/3/2018

Ter cópias seguras dos arquivos não é uma obrigação exclusiva para as grandes corporações. Manter um backup na nuvem é um procedimento indispensável para o armazenamento de dados de uma empresa de qualquer porte. Do contrário, já imaginou o seu negócio sem os contatos de seus clientes e os anos de informações sobre seus produtos, ou documentos importantes perdidos?

Diariamente, as manchetes estão cheias de notícias sobre ciberataques – os ransomware. Um tipo de malware que sequestra o computador da vítima. É mais um exemplo da importância de se realizar backup na nuvem. Visto que é a única maneira de se proteger desse tipo de vírus. Mas um bom planejamento de segurança de dados deve levar em consideração outros fatores de riscos. Já que a prática também previne problemas por conta de ocorrências não virtuais, como a perda por meio de acidentes, roubos ou até mesmo falhas humanas.

Ao contrário do que parece, não é uma tarefa complicada, mas exige disciplina, organização e investimento, a fim de garantir o sigilo das informações.

O BARATO PODE SAIR CARO

Quando se trata de soluções de TI, optar pela opção mais barata pode ser um verdadeiro tiro no pé. Essa é uma decisão que implicará diretamente nos resultados da empresa. Pois operações bem estruturadas de backup e restauração de dados são de vital importância para a continuidade do seu negócio.

Os processos manuais, por exemplo, são os mais preocupantes e ainda representam mais de 90% dos casos de perda de dados, sendo decorrentes de falhas de hardware ou erros operacionais. A ferramenta a ser escolhida tem de estar adequada ao volume de dados; o tipo de informação; o tempo de execução e restauração; e a uma política de correções e melhorias clara. Contar com um time de suporte de TI eficiente é outro fator fundamental para garantir o fluxo de trabalho.

AS VANTAGENS DO BACKUP NA NUVEM

Decidir pela opção de um backup na nuvem, onde os arquivos são sincronizados de forma automática de modo programado, é a melhor maneira de garantir que as principais informações estejam completamente seguras. E as vantagens não param por aí. Há redução de custos, já que a manutenção de HDs externos e mídias de armazenamento físico deixa de ser uma obrigação, reduz também o espaço físico ocupado por enormes equipamentos de hardware, pode melhorar o desempenho da rede e, além de todos esses ganhos, a possibilidade de acessar arquivos de qualquer lugar e qualquer dispositivo.

O Backup na Nuvem da Penso tem diferenciais como garantias de recuperação de arquivos corrompidos, compatibilidade com qualquer sistema operacional, emissão de relatórios por e-mail e redução de custos, já que elimina a necessidade de aquisição de software ou hardware. Para mais informações, acesse Penso Tecnologia.

__________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.




Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Os sete erros mais comuns ao planejar uma mudança de país

26/4/2024