Migalhas de Peso

Como proteger o e-mail corporativo

Os e-mails já filtram o que pode ser Spam, mas não tem como acertarem 100% das vezes. É melhor prevenir do que remediar. Ter alguns softwares de proteção é essencial para manter seu e-mail limpo.

7/8/2018

Quando você recebe aquele e-mail estranho, com um assunto chamativo, a curiosidade costuma fala mais alto. Dar "uma olhadinha" pode comprometer o funcionamento de sua máquina e servidores, além de corromper a privacidade de seus dados. O seu e-mail corporativo, então, pode funcionar como uma porta de entrada para diversos males que habitam a rede.

Portanto, para manter essa via inviolável e segura, a Penso Tecnologia separou algumas dicas de como usar e proteger o e-mail corporativo sem muitas dificuldades.

Senhas complexas e periodicamente atualizadas

Chega de colocar "admin", "Mudar123" ou sequencias numéricas como senha para todos logins que usa. Para manter a integridade do seu e-mail corporativo e suas informações, os acessos aos seus servidores, sistemas e computadores devem ser como um jogo de quebra-cabeça que muda suas peças após um determinado tempo. Isso faz com que haja grande dificuldade para quem tentar entrar no ambiente digital da sua empresa.

A senha deve conter, no mínimo, 8 caracteres, misturando letras maiúsculas e minúsculas, além de números e símbolos, evitando repetições.

Autenticações em níveis

Não basta melhorar sua senha. Criar duas (ou mais) barreiras de acesso dará à sua companhia um sistema de segurança de e-mail dinâmico aos que forem permitidos a entrada, bloqueando, em tempo real, atividades suspeitas na rede.

Quando um login for efetuado em um dispositivo desconhecido, um código será enviado ao responsável por aquela vertente do sistema (por e-mail, SMS ou outra forma de comunicação) para autorizar – ou não – o ingresso do usuário aos recursos solicitados.

AntiSpam e ferramentas de segurança

Os e-mails já filtram o que pode ser Spam, mas não tem como acertarem 100% das vezes. É melhor prevenir do que remediar. Ter alguns softwares de proteção é essencial para manter seu e-mail limpo.

Esses serviços fazem leituras periódicas nas suas caixas de mensagens e, quando um e-mail controverso é encontrado, eles o adicionam ao banco de dados AntiSpam e o marcam como malicioso, evitando maiores problemas.

Atualmente a Penso conta com o AntiSpam profissional Barracuda em seus planos de e-mail zimbra. Protegendo os usuários de receber mensagens indesejadas, o que faz com que os colaboradores mantenham o foco no negócio e evitem ameaças virtuais.

Atenção aos anexos

Muitos cyberataques são parasitas de arquivos anexados. Por poderem vir com diferentes nomenclaturas, esses arquivos podem instigar a curiosidade do receptor que, desavisado e inocente, clica neles. Extratos bancários, problemas com o CPF, cobranças e atualizações gratuitas de programas lideram o ranking de vítimas.

Por conta disso, você só deve abrir anexos de remetentes que já conhece ou confia, sempre atento aos e-mails de fontes suspeitas. Se estiver desconfiado, não os abra e faça uma varredura com AntiSpam.

Acompanhar as atualizações do mercado

Para posicionar-se à frente dos hackers, a sua de gestão de TI deve estar congruente com os padrões técnicos de ponta do mercado. Cobrindo falhas de versões passadas, incorporando protocolos de segurança e privacidade ao seu e-mail corporativo.

Os e-mails corporativos que estiverem defasados serão o elo fraco de toda uma cadeia de segurança, sendo permissivos aos ataques e passivos quanto ao combate.

Suporte especializado para proteger o e-mail corporativo

Ter um suporte técnico especializado e adaptável às suas necessidades empresariais é fundamental para a saúde e integridade dos seus dados e do seu negócio como um todo. Por isso, cada setor deve ter a melhor segurança possível e o e-mail corporativo é mais um deles. Já que vem sendo uma das ferramentas mais usadas no dia a dia de qualquer colaborador.

A Penso possui duas soluções de e-mail corporativo para empresas: o PensoMail Exchange e o PensoMail Zimbra. Acesse nosso site e confira esse e outros benefícios que a Penso Tecnologia oferece aos seus clientes!

______________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Do “super” cônjuge ao “mini” cônjuge: A sucessão do cônjuge e do companheiro no anteprojeto do Código Civil

25/4/2024

Domicílio judicial eletrônico

25/4/2024

Transação tributária e o novo programa litígio zero 2024 da RFB

25/4/2024

Pejotização: A estratégia que pode custar caro

25/4/2024

PIS e Cofins em locações: A incidência depende do objeto social da empresa?

25/4/2024