Migalhas de Peso

Foi reprovado em um concurso público? Saiba como um advogado especialista pode te ajudar

Muitos são os candidatos que conseguiram na Justiça a continuação nas etapas seguintes do certame, a anulação de questões erradas e até mesmo a nomeação.

19/7/2019

Engana-se quem acha que os concursos públicos estão livres de falhas e ilegalidades. São situações que ocorrem em qualquer tipo de banca e certame. E o pior: reprovam candidatos de forma injusta. No entanto, hoje é perfeitamente possível contar com um advogado especialista para garantir os seus direitos.

Contar com o auxílio de um advogado especialista em concursos públicos tornou-se uma precaução quando realizado desde o início. Contudo, se você está se sentindo lesado e desconfia de alguma ilegalidade, saiba que ainda é tempo de reclamar seus direitos e recorrer à justiça.

Como um advogado especialista pode ajudar?

Inicialmente, esse profissional tem por objetivo entender o caso e analisá-lo para identificar o que constitui falha, erro, ilegalidade. A partir disso, orientar o cliente quanto aos caminhos possíveis para:

Isso, porque os concursos possuem prazos de validade e o tempo para entrar com uma ação na justiça também é limitado. Ao recorrer juridicamente, o candidato dispõe de dois caminhos: Mandado de Segurança e Ação Ordinária.

Você pode entender melhor a diferença e a aplicação das duas neste artigo.

Considerando que geralmente os concursos apresentam validade de dois anos, o candidato tem um prazo decadencial de 120 dias corridos após a data de vencimento do concurso para impetrar o Mandado de Segurança.

Quanto à ação ordinária, o prazo aumenta para 5 anos após o vencimento do concurso público. Portanto, pode ser que o seu caso ainda não esteja perdido diante da Justiça.

Situações em que é preciso acionar um advogado especialista

Acompanhe abaixo as situações que pedem a atuação de um advogado para garantir os seus direitos durante e após a realização de um concurso público:

Muitos são os candidatos que conseguiram na Justiça a continuação nas etapas seguintes do certame, a anulação de questões erradas e até mesmo a nomeação. Infelizmente, qualquer participante está sujeito à ilegalidades da banca, por isso é muito importante contar com um advogado especialista ou uma consultoria jurídica.

_______________________

*Agnaldo Bastos é advogado atuante no Direito Público, especialista em causas envolvendo concursos públicos e servidores públicos, presidente e CEO do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Burnout, afastamento INSS: É possível?

26/4/2024

Upcycling, second hand e o dia mundial da propriedade intelectual em 2024

26/4/2024

Banco digital é condenado a devolver dinheiro perdido em golpe do pix

26/4/2024

Lula autoriza Incra a identificar terras para expropriação

26/4/2024

Relatório de transparência salarial em xeque

26/4/2024