Migalhas de Peso

O processo de Frei Galvão

Em dezembro último, o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana decidiu, mediante decreto, em processo formal junto à Congregação das Causas dos Santos, aprovar a canonização do primeiro santo genuinamente brasileiro: Frei Galvão, nascido em Guaratinguetá, São Paulo, no ano de 1739.

15/1/2007


O processo de Frei Galvão

Francisco de Assis Chagas de Mello e Silva*

Em dezembro último, o Sumo Pontífice da Igreja Católica Apostólica Romana decidiu, mediante decreto, em processo formal junto à Congregação das Causas dos Santos, aprovar a canonização do primeiro santo genuinamente brasileiro: Frei Galvão, nascido em Guaratinguetá, São Paulo, no ano de 1739.

Resta, ainda, para homologação definitiva do processo, que seja ele convalidado <_st13a_personname productid="em Consistório Público" w:st="on">em Consistório Público (Assembléia de Cardeais presidida pelo Papa). Assim, parece-me que não se esgotou o prazo recursal.

A iniciativa do apelo sugere ação tresloucada. Eis que se presume a infalibilidade do Chefe da Igreja Católica em casos dessa natureza e o Brasil há muito anseia para que um filho seu seja venerado nos altares das casas do Senhor.

A par disso, Frei Galvão foi um proeminente representante da Igreja nestas paragens: fundou o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz e distinguiu-se como homem de paz, piedade e conselheiro dos aflitos, inclusive percorrendo a pé grandes distâncias para confortar os fiéis.

Entretanto, os dois milagres que lhe são atribuídos e constituem imperativa condição para a sua canonização não atendem, com a máxima vênia, os princípios rigorosos e elementares para assim caracterizá-los. O primeiro, a cura de uma hepatite gravíssima em uma criança, valeu-lhe a beatificação em 1998; o segundo, o parto bem sucedido de uma devota com má formação do útero, propiciou o decreto de canonização.

Ocorre que a despeito das surpreendentes e auspiciosas curas, ambos os casos foram submetidos a tratamento médico de última geração.

Ora, na contramão do ditado popular da mulher de César, o milagre não deve ser só aparente, mas deve, sim, ser milagre.

Além disso, é sabido que o Papa João Paulo II repetia à exaustão que o Brasil precisava de santos. Aliás, no seu papado, ele bateu todos os recordes de canonização: quase quinhentos em 25 anos. Para que se tenha uma idéia do que significam estes números basta tomar ciência de que após a criação da Congregação dos Ritos (antigo nome da atual Congregação da Causa dos Santos) em 1588 por Sixto V, o Papa João Paulo II canonizou mais gente do que todos os outros 263 papas juntos.

Agora, com a proximidade do Conselho Episcopal Latino-americano a ser realizado em maio no Brasil, na Igreja de Nossa Senhora de Aparecida, e a postulação, também em maio do ano passado, dos bispos presentes à 44ª Assembléia Geral da CNBB para que fossem acelerados os processos de santificação do nosso país, o Vaticano corre , em visível açodamento, para atender à reivindicação dos príncipes da Igreja do Brasil e anunciar, oficialmente, naquela Basílica, a santidade de Frei Galvão.

Temo, todavia, que a precipitação em apreço possa trazer menores louvores para a Igreja e maiores descréditos para os católicos brasileiros face à desconfiança descortinada pela banalização dos ritos de consagração das santidades.

É fato que o país vive um momento de muitas carências: não temos santos, não temos assento permanente na ONU, somos ignorados pelos ricos e famosos, jamais ganhamos o Prêmio Nobel e até mesmo o Oscar.

Seja como for, não precisamos de um santo brasileiro a qualquer custo.

Contudo, prevalecendo o entendimento contrário e tendo em mira a atual flexibilização de normas rígidas seculares, ouso propor, democraticamente, para análise das autoridades eclesiásticas, especialmente a Colenda Congregação da Causa dos Santos, as candidaturas do seringueiro Chico Mendes, natural do Acre, do advogado Sobral Pinto, natural de Minas Gerais e do arcebispo Dom Hélder Câmara, natural do Ceará.

Todos os três fizeram na terra o trabalho de Deus. Todos dedicaram suas vidas ao amor pelo próximo. Embora não tenham curado as mazelas do corpo humano após a sua morte ou mesmo antes dela, o exemplo da sua conduta permanece produzindo milagres em profusão mediante a purificação de milhares de almas de seus seguidores que rejeitaram a delícia das facilidades e adotaram a retidão do caminho torto e penoso desse mundo em benefício do outro.

A propósito, não me atrevo a unir àquele grupo o sociólogo Betinho porque suponho que não acreditava em Deus, mas me atrevo a olhar para o céu e lá vislumbrar a sua presença.

__________

 

 

*Advogado do escritório Candido de Oliveira - Advogados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

___________

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Burnout e INSS: Como conseguir aposentadoria ou auxílio-doença?

29/4/2024

Facilitando o divórcio: O papel do procedimento extrajudicial na dissolução do casamento

29/4/2024

A importância do combate à alienação parental e o papel dos advogados de Direito de Família

29/4/2024

A validade da cláusula de não concorrência nos contratos de franquia

29/4/2024

O futuro das concessões e PPPs no Brasil: Lições do passado, realidades do presente e visão para o amanhã

29/4/2024