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Pagou um boleto falso e teve seu plano de saúde cancelado?

Os golpistas criam boletos falsificados que imitam com perfeição os documentos originais, afetando consumidores em diversas áreas.

17/3/2025
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Nos últimos anos, muita gente tem sido vítima do golpe do boleto falso, inclusive quem paga plano de saúde. Nesse golpe, criminosos criam boletos falsificados que parecem verdadeiros, e a pessoa acaba pagando sem que o dinheiro chegue na operadora de saúde. Como resultado, o plano pode ser cancelado por falta de pagamento, o que pode ser um grande problema, principalmente em momentos de necessidade. 

Como funciona o golpe do boleto falso?

Os golpistas utilizam diversas estratégias para enganar as vítimas. Um dos métodos mais comuns é o envio de boletos falsos por e-mail, SMS ou WhatsApp, que imitam a identidade visual da operadora de saúde e do banco emissor. Além disso, criminosos criam sites falsos que simulam as plataformas oficiais das operadoras, induzindo o consumidor a emitir um boleto fraudulento. Outra técnica utilizada é a adulteração do código de barras de um boleto legítimo, redirecionando o pagamento para contas bancárias dos golpistas. Muitas vezes, o consumidor só percebe que foi enganado quando a operadora comunica a inadimplência e cancela o plano.

Como saber se um boleto é falso?

Para evitar cair nesse golpe, siga estas dicas:

  • Confira o nome e o CNPJ da operadora no boleto.
  • Olhe o código de barras: Os primeiros números precisam ser do banco que a operadora usa.
  • Desconfie de links recebidos por mensagens: Prefira entrar direto no site oficial da operadora para emitir boletos.
  • Entre em contato com a operadora: Se tiver dúvidas, ligue para o telefone oficial ou acesse o aplicativo do plano de saúde.

O que fazer se o plano for cancelado?

Se você pagou um boleto falso e seu plano foi cancelado por falta de pagamento, siga estes passos:

  1. Guarde o comprovante de pagamento do boleto falso.
  2. Avise a operadora do plano de saúde o mais rápido possível.
  3. Registre um boletim de ocorrência para se proteger e ajudar na investigação.
  4. Peça a reativação do plano, explicando que foi vítima de um golpe e que não deixou de pagar por culpa própria.
  5. Saiba que a operadora deve reativar o seu plano, pois a fraude não ocorreu por sua responsabilidade.
  6. Procure um advogado se a operadora não resolver o problema, pois pode ser necessário entrar na Justiça para recuperar o plano e até pedir indenização pelos prejuízos.

O CDC protege os clientes de planos de saúde contra cancelamentos injustos. Além disso, a Justiça tem reconhecido que, quando a pessoa é vítima de um golpe e agiu de boa-fé, a operadora não pode simplesmente cancelar o plano sem analisar o caso. Sendo assim, o consumidor tem o direito de exigir a reativação do plano de saúde.

Conclusão

O golpe do boleto falso pode causar muita dor de cabeça, especialmente quando envolve o plano de saúde. Mas com atenção e alguns cuidados, é possível evitar esse problema. Se você foi vítima dessa fraude e teve o plano cancelado, saiba que tem direitos e pode buscar ajuda para reverter a situação. Seu plano pode e deve ser reativado.

Autor

Paulo Otávio Catardo Silva Especialista em Direito Médico e da Saúde. Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Jurídicas Aplicadas à Advocacia Pública.

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