Migalhas de Peso

5 passos para implantar gestão de conhecimento na sua equipe jurídica

Entenda como a gestão de conhecimento no ambiente jurídico evoluiu ao longo dos anos e continua sendo um tema prioritário para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

10/9/2025

Gestão de conhecimento no ambiente jurídico sempre foi um tema importante para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Isso porque o conhecimento é o principal ativo dessas equipes.

Apesar de ser um conceito próprio, a gestão do conhecimento está cada vez mais ligada à tecnologia, devido ao grande volume de dados que os times jurídicos lidam diariamente. Neste artigo, vamos explorar práticas do mercado para implantar essa solução nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 

Organize suas informações

O primeiro passo para uma boa gestão de conhecimento é mapear onde estão armazenadas as informações do seu escritório, entender sua importância e o nível de sigilo. Parece simples, mas muitas empresas ignoram essa etapa.

Lembre-se: segurança da informação e compartilhamento de conhecimento precisam estar equilibrados. Aplicar permissões é essencial, mas o ideal é encontrar o ponto certo entre proteger dados sensíveis e garantir que as pessoas certas tenham acesso rápido e seguro às informações.

GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Para que as informações estejam acessíveis às pessoas certas na hora certa, elas precisam ser organizadas de maneira eficiente. Isso evita que o conhecimento fique limitado a poucas pessoas.

O primeiro passo é definir uma organização básica para os documentos. Em escritórios de advocacia, a estrutura geralmente segue a lógica de cliente/caso, enquanto em departamentos jurídicos, pode ser por área/assunto. A organização deve refletir a forma como os usuários pensam e trabalham.

Com o grande volume de documentos produzidos, a tecnologia torna-se essencial para manter a organização e a produtividade. Quando a busca por arquivos começa a atrasar o trabalho, é hora de implementar um sistema de GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Aqui estão algumas funcionalidades importantes para o setor jurídico:

Gerenciamento de e-mails

Para alcançar uma gestão eficiente do conhecimento, é essencial organizar os e-mails corporativos. No setor jurídico, e-mails ainda são a principal ferramenta de comunicação, contendo informações estratégicas como aprovações e pareceres no próprio corpo da mensagem.

O ideal é gerenciar e-mails com a mesma lógica usada para outros documentos - por cliente/caso ou área/assunto. Isso facilita o acesso rápido a mensagens importantes, mesmo de usuários que já saíram da empresa.

Aqui estão os principais recursos de um bom sistema de gerenciamento de e-mails:

Base de conhecimento

Uma base de conhecimento é o próximo passo para aprimorar a gestão de documentos e e-mails já organizados. Enquanto o sistema de GED armazena todos os arquivos de cada caso/assunto com segurança e boas ferramentas de pesquisa, uma base de conhecimento foca em destacar os "melhores documentos" para reutilização rápida e eficiente.

Para criar essa base, é preciso um processo de curadoria:

Esse sistema permite encontrar modelos revisados e confiáveis, reduzindo retrabalho e ajudando novas equipes a se adaptarem mais rapidamente.

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um tema cada vez mais presente nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Porém, sua adoção eficiente depende dos passos que citamos anteriormente, como a criação de uma base de conhecimento bem estruturada. Isso garante que as ferramentas de IA usem dados confiáveis e específicos, em vez de informações genéricas da internet.

Hoje, a IA já traz benefícios como:

Esses recursos aumentam a produtividade, mas o uso da IA para criar conteúdo jurídico ainda está amadurecendo. Muitas vezes, revisar o texto gerado consome mais tempo do que trabalhar a partir de modelos confiáveis. No entanto, a evolução rápida dessa tecnologia promete melhorias em breve.

Carlos Machado
Executivo com mais de 20 anos de experiência em tecnologia aplicada ao setor jurídico, especializado em Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e automação de processos para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Possui forte atuação no desenvolvimento de negócios, gestão de projetos e estratégias comerciais. Atualmente, é sócio responsável pela área de novos negócios da Docwise, liderando a expansão da empresa e seu posicionamento como referência no setor. Participou da implantação de dezenas de projetos de gestão de documentos, garantindo maior produtividade, governança e segurança da informação para grandes organizações jurídicas na América do Sul, EUA e Japão.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

A força da jurisprudência na Justiça Eleitoral

3/12/2025

Edição gênica e agronegócio: Desafios para patenteabilidade

3/12/2025

Abertura de empresas e a assinatura do contador: Blindagem ou burocracia?

3/12/2025

Como tornar o ambiente digital mais seguro para crianças?

3/12/2025

Recuperações judiciais em alta em 2025: Quando o mercado nos lembra que agir cedo é um ato de sabedoria

3/12/2025