Migalhas de Peso

Deixando os EUA após vencer o status de turista: Consequências e processo de reentrada

Ficar nos EUA além do prazo do visto tem consequências sérias, como recusa de novo visto e proibição de reentrada por até dez anos.

23/10/2025

Muitos visitantes dos Estados Unidos se perguntam sobre as formalidades de saída e, mais crucialmente, sobre as implicações de ultrapassar o prazo de permanência autorizado em um visto de visitante (B-2). Esclarecer esses pontos é vital para quem planeja futuras viagens ao país.

O processo de saída: Simples, mas registrado

Qual é o processo para deixar os EUA após o prazo do visto? A boa notícia é que sair dos EUA é fisicamente fácil. Basta comprar uma passagem aérea e partir. Ao contrário de muitos países, não há controles de imigração nas áreas de embarque dos aeroportos americanos. Nenhum agente de imigração solicitará seus documentos ou o deterá; apenas a companhia aérea verificará seu passaporte.

No entanto, é um erro crasso presumir que o governo dos EUA não terá conhecimento da sua "estadia prolongada" (overstay).

O registro de saída e o I-94

Todo voo internacional que parte dos EUA envia um manifesto de passageiros ao governo americano. Este manifesto é comparado com o seu registro I-94 (o registro de chegada e permanência), que foi atribuído pelo agente da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) na sua entrada e que indica a data limite de partida.

Atrasos na permanência serão devidamente registrados em um banco de dados acessível a:

Opções e riscos para uma nova visita

Uma vez que o overstay é registrado, a tentativa de reentrar nos EUA exige atenção redobrada e planejamento, pois a elegibilidade é comprometida. Você tem duas opções principais:

1. Usar um visto válido de múltiplas entradas

Se você possui um visto de múltiplas entradas que acredita ainda estar válido, a ação recomendada é entrar em contato com a Embaixada ou Consulado dos EUA mais próximo para confirmar sua validade. Se você embarcar sem essa confirmação, o agente do CBP no porto de entrada poderá constatar que seu visto foi cancelado devido ao overstay, resultando na recusa de entrada e no seu envio de volta ao país de origem.

2. Solicitar um novo visto

Caso precise de um novo visto, você pode solicitá-lo, mas é crucial entender que o overstay pode levar à negação ou, em casos mais graves, a uma proibição de reentrada (barra). A gravidade da penalidade depende do período de permanência irregular:

Período de estadia prolongada (Overstay)

Consequência provável

Alguns Dias (Ex: voo cancelado)

Pode não causar recusa, especialmente se houver uma explicação sincera e comprovada do motivo.

Superior a 6 meses

Provavelmente resultará na recusa de um novo visto B1/B2, mas geralmente não em uma proibição de longo prazo.

Superior a 6 meses a 1 ano

Resultará em uma proibição de 3 anos na obtenção de QUALQUER visto dos EUA.

Superior a 1 ano ou mais

Resultará em uma proibição de 10 anos na obtenção de qualquer visto americano.

Em alguns casos, é possível, posteriormente, solicitar um Pedido de Waiver, mas nunca há garantias de aprovação do mesmo.

Mara Pessoni
Advogada, Especializada em Imigração e Comércio Exterior, com uma vasta experiência de atuação há mais de 10 anos na área de imigração, sendo responsável por fundar e administrar o Witer, Pessoni & Moore An International Law Corporation. OAB/GO - 61.550.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Artigos Mais Lidos

Autonomia patrimonial e seus limites: A desconsideração da personalidade jurídica nas holdings familiares

2/12/2025

Pirataria de sementes e o desafio da proteção tecnológica

2/12/2025

Você acha que é gordura? Pode ser lipedema - e não é estético

2/12/2025

Tem alguém assistindo? O que o relatório anual da Netflix mostra sobre comportamento da audiência para a comunicação jurídica

2/12/2025

Frankenstein - o que a ficção revela sobre a Bioética

2/12/2025